- 07/11/2022
- by admin
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Cometer erros de redação é mais comum do que você pensa. Para evitar que você passe por qualquer tipo de situação negativa, listaremos os principais equívocos. Confira-os abaixo!
Sumário
1. Falha ao revisar o conteúdo
Ter domínio da língua inglesa e escrever conteúdo coeso e coerente são as obrigações de um redator.
Você pode até se considerar um profissional capacitado e imune a erros, mas não se engane: até os maiores especialistas têm algumas falhas, por menores que sejam.
A revisão de conteúdo serve para verificar se não houve erros de pontuação, digitação, concordância, repetição de palavras, entre muitos outros.
Uma dica é esperar cerca de meia hora para tornar essa leitura mais crítica, pois nossos olhos se acostumam com o material e podem perder algum erro.
Para contribuir com sua avaliação, invista em ferramentas online e corretores ortográficos para complementar seu trabalho.
2. Crie conteúdo muito técnico
Outro erro frequente é acreditar que um bom conteúdo deve sempre ter texto formal e técnico, típico da comunicação corporativa tradicional.
Muito pelo contrário!
Tudo vai depender das características do seu público e do cenário em que ele existe.
Há casos em que é necessária uma comunicação mais culta e formalizada.
No entanto, nos últimos anos, as empresas têm apostado numa linguagem mais humana em quase todas as áreas.
Como regra, o jargão deve ser evitado, mas é essencial explicar termos técnicos e esclarecer conceitos complicados, facilitando ao máximo a leitura.
Então, se sua empresa se comunica com executivos de instituições de ensino tradicionais ou uma empresa muito formal, por exemplo, provavelmente uma linguagem mais técnica agregará autoridade e confiabilidade à sua marca.
Por outro lado, se sua empresa vende produtos de entretenimento para esses mesmos executivos, uma linguagem mais leve e espontânea trará muito mais resultados.
3. Concentre-se no seu produto e nada mais
Especialmente se você estiver combinando estratégias de marketing de conteúdo e copywriting, lembre-se de que não deve ser feita publicidade explícita e aberta do seu produto ou serviço.
Quando for a hora certa, ela será apresentada de forma natural.
Observe também que as pessoas não estão realmente interessadas em seu produto ou serviço.
O que eles realmente procuram é uma solução ou uma transformação, e é nisso que seu conteúdo deve focar.
Ao longo da jornada do cliente, seu conteúdo deve ser capaz de conquistar, reter e converter visitantes para seu blog, aproximando-os gradativamente da solução ideal que ele procura e que sua empresa oferece.
4. Não cativar o leitor
Para entender o que realmente inspira e cativa o leitor, analise sempre seus resultados e faça testes.
Observe quais estratégias estão funcionando, bem como os tipos de conteúdo que atingem mais pessoas ou geram mais compartilhamentos e conversões.
O objetivo é não sossegar e pensar que a tática escolhida funcionará para sempre.
Assim como as tendências se renovam ao longo do tempo, seu leitor muda e apresenta outras demandas, mudando também a forma como é atraído pelo conteúdo.
5. Aposte apenas em clichês
Copywriting não é um assunto novo, principalmente quando se trata de gatilhos mentais e recursos de persuasão.
Diversas estratégias tornaram-se conhecidas e têm sido exploradas à exaustão.
Isso significa que o público entende claramente que ideias como escassez, urgência e exclusividade são argumentos de venda.
Assim, ao invés de funcionar como uma escrita persuasiva, o efeito acaba sendo o oposto e afasta o leitor.
6. Exagerando os benefícios
Fale sobre os benefícios sem hesitar, mas também sem exagerar.
E nunca prometa nada que não seja cumprido, ou você comprometerá todo o seu bom trabalho.
Ou seja, não prometa transformar o leitor em milionário ou mudar radicalmente sua vida se o produto não conseguir fazê-lo.
Afinal, depois da compra chega a hora de satisfazer o cliente de forma racional, não é mesmo?
Além disso, apostar em promessas exageradas não é copywriting.
É apenas propaganda enganosa.