- 21/11/2024
- by admin
- Branding, Marketing
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Sumário
Por que a marca é importante
Quando se trata de construção de marca, muitas organizações cometem o erro de atirar no escuro sem uma estratégia de marca clara, abrangente e intencional.
Em média, são necessárias de 5 a 7 impressões para que um cliente em potencial se lembre da sua marca.
O seu será lembrado por ter uma boa aparência ou por ter uma boa aparência e se conectar profundamente com seu público?
Embora seja fácil ficar preso às cores e tom de voz favoritos, uma marca de sucesso transcende a decoração para transmitir um propósito mais profundo que fala a cada membro do seu público em um nível pessoal.
Se você estivesse construindo uma casa, gostaria de pensar na fundação e no layout antes de pensar em eletrodomésticos e bancadas, certo?
A implementação de uma identidade e voz de marca consistente e ponderada tornará todos os seus esforços de comunicação de marketing mais eficazes, resultando em um ROI impressionante ao longo do tempo.
A pesquisa diz que uma marca consistente em vários pontos de contato aumentou a receita em 23%.
Então, como você pode construir uma estratégia de marca eficaz?
Construir uma marca não é tarefa fácil.
A chave é dar um passo de cada vez.
Use esta estrutura de estratégia de marca para orientar seu processo.
Fase 1: Pesquisa e Auditoria
Antes de construir (ou reconstruir) sua casa, faça um levantamento do terreno.
Uma pesquisa aprofundada e um processo de auditoria estabelecem as bases para todos os futuros esforços de branding.
O objetivo é identificar onde sua marca está hoje, para que você tenha uma visão mais clara de onde ela precisa estar amanhã.
Para obter uma perspectiva histórica e uma melhor compreensão do valor da sua marca, você deve começar analisando todos os seus materiais de marketing atuais. Estes podem incluir:
- Declaração de missão
- Visão
- Proposta de valor
- Organograma
- Plano de negócios
- Plano de marketing
- Relatórios anuais
- Pesquisa de mercado existente
- Pesquisas de funcionários
- Discursos do CEO
- Comunicados de imprensa
- Notícias
- Brochuras
- Site atual
- E mais.
Ao revisar esses materiais, observe o que você gosta, não gosta, linguagem específica usada e todas as oportunidades de melhoria.
Além disso, as entrevistas devem ser realizadas com funcionários internos e clientes externos.
O objetivo é documentar a percepção existente de sua marca ou, se você estiver lançando uma nova marca, a percepção de seu nicho e/ou concorrentes existentes.
Esteja aberto para surpreender.
Muitas vezes, as entrevistas com as partes interessadas revelarão coisas que você não havia considerado antes (como uma cabra travessa que influenciou nosso design de marca para a Fazenda Carversville).
As entrevistas com as partes interessadas também ajudarão você a preencher uma descrição mais detalhada da marca e como os clientes interagem com ela.
Esses “drivers da marca” são uma lista de benefícios que os consumidores recebem ao usar seu produto/serviço. Aqui está um modelo de exemplo que você pode usar:
Durante essa fase, também é importante analisar as marcas de seus concorrentes.
Parte dessa fase de descoberta é descobrir seus pontos fortes, fracos e (o mais importante) oportunidades no mercado.
Afinal, a diferenciação eficaz da marca começa com a descoberta de por que sua marca é, bem, diferente.
Fase 2: Defina sua marca
Depois de carregar seu cérebro com pesquisas iniciais, é hora de colocar a caneta no papel.
Para começar a definir sua marca, comece estabelecendo sua arquitetura de marca: sua empresa é uma casa de marcas como Procter & Gamble, uma casa de marca como Virgin, ou talvez uma única entidade como nosso trabalho com Love Beets?
Dar sentido à arquitetura da sua marca é tanto uma questão de estratégia de negócios quanto uma questão de estratégia de marca.
Pregar isso primeiro permitirá que você crie uma marca que reflita como sua empresa opera e como seus clientes devem entendê-la.
Em seguida, aprofunde-se nas “entranhas” da sua marca. Esses são os elementos que seu público pode ou não ver, mas que ditam quase todas as decisões que você tomará em nome da sua marca. Estes são:
- Valores da marca – normalmente 4-5 palavras ou frases que descrevem as coisas que sua marca representa.
- Missão – sua “razão de ser”, uma declaração que determina qual é seu objetivo final como empresa.
- Visão – Uma declaração que comunica o impacto a longo prazo do seu trabalho. Embora a missão possa evoluir com o tempo, a visão da empresa é imutável.
- História da marca – uma narrativa escrita que descreve de onde você veio e para onde está indo. Geralmente é conversacional e está enraizado no propósito de inspirar uma conexão emocional.
- Grande ideia/essência da marca – um grito de guerra simples e transportável. Embora sua lógica possa geralmente preencher um livro, a essência da marca é melhor expressa em apenas algumas palavras. A Essência da Marca deve ter ambiguidade suficiente para permitir futuros desenvolvimentos da marca, mas ser específica o suficiente para criar uma conexão emocional.
Por fim, antes de criar um material de marketing voltado para o público, é hora de posicionar sua marca na mente do consumidor e na oportunidade no mercado.
Isso pode ser feito escrevendo uma única declaração de posicionamento ou vários pilares de marca que descrevam efetivamente quem é sua marca e o que o diferencia de qualquer outra coisa que existe.
Fase 3: Posicione sua marca
Por fim, toda a sua pesquisa de back-end pode começar a valer a pena: é hora de tornar sua marca tangível.
O seguinte descreve os elementos básicos sobre os quais você precisará pensar durante esta fase.
Trabalhe duro agora, para que, quando seu público finalmente interagir com sua marca, eles tenham uma experiência consistente e valiosa, não importa onde eles se envolvam com ela.
Nome da Marca e Slogan
Talvez você tenha iniciado esse processo com um nome já estabelecido.
Isso é ótimo. Se não, você vai querer definir um antes de prosseguir.
Um bom nome de marca é fácil de soletrar, fácil de pronunciar, intrigante e reflete os valores centrais da sua marca.
Se você precisar de alguma inspiração, aqui estão algumas estratégias eficazes de nomenclatura para ajudar .
LOGO DESIGN
A essa altura, devemos estar na mesma página: um logotipo não é uma marca.
No entanto, é um elemento imensamente importante de um.
Um logotipo bem desenhado refletirá a personalidade da sua marca.
Talvez mais do que qualquer outra parte da fase de expressão da marca, é aqui que se recomenda a contratação de uma equipe de design profissional.
TIPOGRAFIA
Bem feito, um sistema de tipografia eficaz parece simples do lado de fora.
Isso porque escolher os tipos de letra certos é um equilíbrio cuidadoso entre estilo e usabilidade.
Nesta etapa, pergunte-se:
- Essas fontes refletem a imagem da minha marca?
- São esteticamente agradáveis?
- Meu público pode lê-los?
PALETA DE CORES
As cores têm um efeito psicológico profundo em como interagimos com nossas marcas favoritas.
As cores podem desencadear tanto associações diretas (azul céu, grama verde) quanto indiretas (paixão, criatividade, autoridade), adicionando uma importante camada de profundidade à identidade da sua marca.
Escolha sabiamente, e escolha intencionalmente.
VOZ E TOM
Sua voz expressa quem você é como marca (sua perspectiva) e seu tom expressa como você diz (sua inflexão).
Juntos, sua voz e tom definem como você se comunica com seu público. Se possível, reduza-as a 3-5 palavras descritivas que cubram o som da sua marca.
MENSAGENS CHAVE
Agora que você descobriu o som da sua voz e tom, é hora de delinear o que você está dizendo e para quem.
Escreva as mensagens-chave para cada um de seus públicos e apoie-os com 3-5 pontos de prova (Psst! O exercício de direcionadores de marca que você fez anteriormente será útil aqui).
Fase 4: Reconhecimento da marca
Seus esforços de branding serão em vão se ninguém conhecer ou entender sua nova marca.
Todas as suas pesquisas, declarações de posicionamento, recursos visuais e mensagens devem ser combinados em um livro de marca abrangente (comumente chamado de Guia de Estilo).
Quando feito corretamente, este livro garantirá consistência, tanto interna quanto externamente.
Não negligencie a importância da consistência. Aprenda.
Viva isso. E no caso dessa marca de seltzer que desenvolvemos, a Mend it .
Então, é hora do lançamento. Você precisará desenvolver vários ativos para garantir uma revelação suave (ou transição perfeita) para sua nova marca. Estes podem incluir:
- Cartões de negócios
- Gráficos de mídia social
- Kits de papelaria
- Anúncios
- Vídeos promocionais
Fase 5: Avaliação da marca
Construir sua marca leva tempo, pesquisa e recursos significativos.
Uma vez que sua marca está estabelecida, você não pode simplesmente deixá-la ir e esquecê-la.
Uma marca precisa ser monitorada e medida de forma consistente.
Medir o desempenho interno e externo incluirá falar com sua equipe, clientes e até mesmo monitorar conversas online por meio de ferramentas de escuta social.
Pergunte à sua equipe se eles entendem o público-alvo, os insights dos clientes e os impulsionadores da marca.
Pergunte aos seus clientes se eles reconhecem seu logotipo, sabem o que sua marca representa e têm um sentimento de lealdade à sua marca.
Para concluir
Não é nenhuma surpresa que a emoção é mais frequentemente a força motriz por trás da decisão de um cliente de lhe dar o seu negócio, e quando o acorde emocional certo é atingido, as bases para um relacionamento são estabelecidas.
Uma estratégia de marca eficaz deve considerar todas as partes acima e ditar a experiência desejada através de todos os pontos de contato de forma consistente e clara.
Quando bem feita, uma estratégia de marca sólida alimentará todos os esforços de marketing futuros, aumentará a fidelidade do cliente e proporcionará um retorno significativo do investimento ao longo do tempo.
O que mais vai para a receita para o sucesso do marketing digital?
Definir sua marca é apenas um passo importante na construção de uma estratégia bem-sucedida e sustentável. Em seguida, confira a etapa 2 de nossa série 7 Passos para o Sucesso do Marketing Digital, que abrange Design e Desenvolvimento de Sites.