- 07/11/2022
- by admin
- Copy, Marketing
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São ferramentas poderosas que poucos vendedores saber, e saiba que quanto mais dominar os gatilhos, maior será seu sucesso no fechamento das vendas.
Não é necessário que todos estejam presentes no texto. Para deixar isso claro, vamos ver como cada um deles funciona dentro da cópia.
Sumário
1. Urgência
É comum que as pessoas procrastinem uma decisão, a menos que tenha que ser feita com urgência. Portanto, um conteúdo não deve apenas atrair a atenção do visitante e envolvê-lo até o fim, mas também fazer com que ele adote uma atitude de velocidade que gere a conversão.
Para isso, algumas palavras e termos que causam a sensação de urgência podem funcionar. aqui estão alguns exemplos:
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2. Conexão
Alguns leitores podem se sentir distantes dos produtores de conteúdo, portanto, usar elementos de conexão aproxima os dois lados e isso é essencial no copywriting orientado à conversão.
Dessa forma, o leitor deixa de ver você como alguém que está tentando vender uma ideia ou produto para ele e passa a ver um aliado para o sucesso dele.
Alguns exemplos que mostram como a conexão pode ser aplicada no texto são:
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3. Especificidade
Outro elemento do copywriting voltado para a conversão é a especificidade. Ou seja, é necessário que o texto defina o prazo ou os próximos passos que o visitante deve dar para executar a ação. Alguns exemplos:
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4. Transformação
O que te trouxe a este artigo é o interesse em saber mais sobre copywriting e como escrever textos que convertem, certo? O mesmo é verdade para todas as pessoas; quando alguém consome conteúdo, espera que algo mude após a leitura.
Por isso, o texto precisa deixar claro desde o título que causará uma transformação na vida de quem o ler. aqui estão alguns exemplos:
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5. Exclusividade
Uma coisa é certa: a web está cheia de conteúdo! Seja qual for o assunto, não é difícil encontrar blogs e redes sociais que falem sobre o assunto, trazendo muitas informações e dicas.
Por isso, dificilmente alguém gostaria de ler um conteúdo que seja “mais do mesmo”, certo? Portanto, seu conteúdo deve ter uma exclusividade.
Vamos, como exemplo, mostrar títulos de artigos que falam sobre o Instagram e que não têm nada de único:
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- Como criar uma conta no Instagram.
- Qual é o formato da imagem no Instagram?
Aborrecido, não é? Agora veja como os exemplos abaixo chamam muito mais atenção e entregam exclusividade:
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Muito melhor, certo?
Segundo Robert Cialdini, autor do livro “Influência: A Psicologia da Persuasão”, os seres humanos se comportam de acordo com seis princípios psicológicos que os levam a tomar uma decisão quase automaticamente, que são os próximos elementos.
6. Reciprocidade
Esse princípio aponta que o ser humano tem uma tendência natural de responder a ações positivas com outras ações positivas.
Forneça ao seu leitor informações valiosas e relevantes para cultivar o interesse em procurá-lo no futuro – como um favor fornecido voluntariamente.
Por esse motivo, várias empresas lançaram manuais, e-books gratuitos e posts instrutivos em blogs. Seja ou não relacionado ao produto ou serviço prestado por você, a tendência é primeiro ser útil, conquistar a confiança do público e, só então, vender.
Esse gatilho aponta que somos influenciados por outros em nossas tomadas de decisão, de modo que quanto maior o número de pessoas que aprovam algo, mais pessoas são tentadas a fazer o mesmo.
Por isso, é comum usar depoimentos e comentários de compradores.
8. Afeição ou afinidade
Esse princípio mostra que as pessoas tendem a se conectar com aqueles que são semelhantes a elas, seja emocionalmente, historicamente, seja por características e habilidades.
9. Autoridade
O ser humano, por respeito, tem a tendência de obedecer a quem considera superior. Para transmitir credibilidade no texto, procure se especializar no tema e selecione referências de qualidade em sua escrita.
10. Compromisso e consistência
Quando alguém se compromete com algo, sentirá a pressão de se comportar para cumprir esse compromisso.
No texto, o princípio do compromisso e da coerência é fundamental para conquistar a confiança do leitor, pois ninguém gosta de textos falaciosos.
Portanto, não faça promessas que não pode cumprir, como soluções absurdas. Ser consistente na escrita persuasiva significa produzir um conteúdo com sequências lógicas de ideias e conexões entre parágrafos.
11. Escassez
Temos uma terrível inclinação para valorizar o que perdemos ou estamos prestes a perder. Para explorar esse instinto, a escassez também pode ser colocada em prática no texto.