- 07/11/2022
- by admin
- Gatilhos Mentais
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Você consegue convencer seu público-alvo por meio do uso estratégico das palavras?
Você consegue encantar e fazer o leitor do seu blog acompanhar todas as ações que você indicar?
Então você provavelmente já domina algumas das habilidades necessárias para ser um excelente redator .
É importante saber que seu conteúdo pode fazer a diferença na estratégia de marketing de uma empresa, aumentando o número de conversões e sua rede de clientes e potenciais clientes .
Quer entender melhor o que é copywriting e como ele pode ser a peça que faltava para sua marca alcançar o sucesso?
Sumário
O que é redação?
Copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o leitor a realizar uma ação específica.
O redator deve escrever o “copy” (o conteúdo) pensando em seu caráter persuasivo, utilizando gatilhos para despertar o interesse do leitor, a fim de gerar conversões e vendas.
Mas quem pensa que este conceito é novo, está enganado.
A ascensão dos direitos autorais
Não, copywriting não é um termo novo.
A palavra cópia foi definida pela primeira vez em 1828 por Noah Webster e, ao contrário de sua transposição literal – “cópia”, o termo se referia a “algo original que deve ser imitado na escrita e impressão”.
Essa definição caiu em desuso na literatura, mas persistiu entre jornalistas e impressores que, em meados da década de 1870, passaram a definir o redator como o profissional que escreve anúncios, para diferenciar essa atividade do redator tradicional.
Os redatores do século 20, portanto, nada mais eram do que redatores, e o trabalho desses profissionais ajudou várias marcas a ganhar fama e milhões de dólares na época .
Porém, com a popularização da internet e a ascensão do Marketing Digital, o copywriting foi reformulado e passou a se distanciar cada vez mais da publicidade.
A diferença entre redação publicitária e redação publicitária
Paul Hollingshead, um dos fundadores da AWAI, uma das maiores associações de escritores do mundo, diferencia as duas áreas da seguinte forma:
“O copywriting traz um CTA forte, ou seja, um call to action forte, enquanto o copywriting se refere a um ‘anúncio de venda suave’.”
Do ponto de vista mais prático, o copywriting é mais adequado para estratégias de atração, como o Inbound Marketing, em que o processo de vendas se estende por um longo processo de persuasão.
A redação publicitária continua sendo um instrumento voltado para a venda direta.
Isso não significa que os dois campos sejam perfeitamente distintos.
O copywriting “nasceu” da redação publicitária e boa parte de suas ferramentas foram incorporadas por renomados anunciantes do passado.
Os dois tipos de escrita, portanto, são complementares e suas abordagens são sempre misturadas.
O principal objetivo do copywriting
Se o CTA é um dos principais elementos de um copy, significa que ao longo da jornada do cliente será necessário que o leitor realize alguma ação como assinar uma newsletter, baixar um conteúdo aprofundado ou apenas continuar no blog e leia outro post, de acordo com a estratégia que foi estabelecida.
É a partir desta técnica que o redator consegue convencer e captar a atenção do visitante de um site ou blog e fazê-lo seguir as instruções que lhe são dadas.
Esse profissional educa e treina a persona sobre determinado produto ou serviço para deixar claro que seu produto é a melhor solução para suas demandas.
Isso é feito por meio da produção de materiais ricos e de qualidade, como postagens em blogs, infográficos, e-books, whitepapers, webinars e assim por diante.
Qual é a relação entre copywriting e Marketing de Conteúdo?
Assim como o copywriting, o Marketing de Conteúdo é uma prática antiga que ganhou uma nova roupagem após a popularização das estratégias de publicidade na internet.
Nas seções anteriores, ao explicar o conceito de copywriting, foi dito que ele foca na conversão. Por isso, você deve ter em mente que ele terá grande relevância na adoção do Marketing de Conteúdo por uma empresa.
O que é Marketing de Conteúdo?
Quando o Marketing de Conteúdo é adotado em uma empresa, o objetivo é atrair, cativar e educar o público-alvo por meio de conteúdo relevante e rico para um público específico.
Ao construir um relacionamento de longo prazo, é possível aumentar a rede de clientes e potenciais clientes do negócio, fornecendo conteúdo de qualidade que atenda aos interesses do seu público.
Ou seja, o Marketing de Conteúdo deixa para trás as velhas propagandas invasivas para transformar as empresas em verdadeiros educadores.
Além disso, essa estratégia é muito importante para tornar uma empresa referência em seu mercado, pois aumenta sua autoridade e beneficia a imagem da marca, o que, consequentemente, atrai novos clientes e favorece os negócios.
O papel do copywriting no marketing de conteúdo
Como você pode ver, essa “arte de vender” não pode se resumir apenas no ato de comercializar um produto final, pois nem sempre o redator tem como objetivo realizar uma venda de imediato.
A ideia é estender a experiência do consumidor por meio de um processo – o funil de vendas – e conduzir seu público, passo a passo, por meio de conteúdos estrategicamente elaborados até seu destino final, que neste caso é a conversão.
Se o Marketing de Conteúdo busca engajar e atrair o público-alvo por meio de conteúdo educativo e de qualidade, o copywriting será o diferencial para que a estratégia seja eficaz, pois estimula o leitor a agir.
O grande segredo, tanto para copywriting quanto para Marketing de Conteúdo, é entender profundamente quem vai consumir o conteúdo.
Assim, é possível trazer o leitor e seu universo para dentro da narrativa e solucionar suas dúvidas da melhor forma possível.