- 24/11/2024
- by admin
- Lançamento de Produto, Marketing
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Sumário
Produtos de consumo
Os produtos de consumo são frequentemente classificados em quatro grupos relacionados a diferentes tipos de decisões de compra: conveniência, compra, especialidade e produtos não procurados. Eles são descritos a seguir.
Produtos de conveniência
Um produto de conveniência é um produto barato que requer um mínimo de esforço por parte do consumidor para selecioná-lo e adquiri-lo.
Exemplos de produtos de conveniência são pães, refrigerantes, analgésicos e café.
Eles também incluem fones de ouvido, cabos de alimentação e outros itens que podem ser facilmente perdidos.
Do ponto de vista do consumidor, pouco tempo, planejamento ou esforço são gastos na compra de produtos de conveniência.
Frequentemente, as compras de produtos são feitas por impulso, portanto, a disponibilidade é importante.
Os consumidores esperam que uma ampla variedade de produtos esteja convenientemente localizada em seus supermercados locais.
Eles também esperam opções fáceis de compra online e frete rápido e de baixo custo para essas compras.
Itens de conveniência também são encontrados em máquinas de venda automática e quiosques.
Para produtos de conveniência, a principal estratégia de marketing é a ampla distribuição.
O produto deve estar disponível em todas as lojas imagináveis e deve ser facilmente acessível nessas lojas.
Esses produtos geralmente têm baixo valor unitário e são altamente padronizados.
Os profissionais de marketing devem estabelecer um alto nível de conhecimento e reconhecimento da marca.
Isso é realizado por meio de ampla publicidade em massa, dispositivos de promoção de vendas, como cupons e displays de pontos de venda, e embalagens eficazes.
Ainda assim, a chave é convencer os revendedores (atacadistas e varejistas) a comercializar o produto.
Se o produto não estiver disponível quando, onde e da forma que o consumidor desejar, o produto de conveniência falhará.
Produtos de compras
Em contraste, os consumidores desejam comparar produtos categorizados como produtos de compras.
Os produtos de compras são geralmente mais caros e são comprados ocasionalmente.
É mais provável que o consumidor compare várias opções para avaliar a qualidade, o custo e os recursos.
Embora muitos produtos de compras sejam anunciados nacionalmente, na estratégia de marketing, muitas vezes, é a capacidade do varejista de se diferenciar que gera a venda.
Se você decidir comprar uma TV na BestBuy, é mais provável que você avalie a gama de opções e preços que a BestBuy tem a oferecer.
É importante para a BestBuy fornecer um vendedor experiente e eficaz e ter os descontos de preço certos para lhe oferecer um negócio competitivo.
A BestBuy também pode oferecer um pacote de garantia estendida ou opções de serviço na loja.
Ao fazer compras na BestBuy, os consumidores podem verificar facilmente os preços e opções dos varejistas online, o que coloca ainda mais pressão sobre a BestBuy para fornecer o melhor valor total ao comprador.
Se o varejista não consegue fazer a venda, a rotação do produto é mais lenta,
Há uma distinção entre produtos de compras heterogêneos e homogêneos.
Produtos de compras heterogêneos são únicos.
Pense em comprar roupas ou móveis.
Existem muitas diferenças estilísticas, e o comprador está tentando encontrar a melhor combinação estilística pelo preço certo.
É mais provável que a decisão de compra com produtos de compra heterogêneos seja baseada em encontrar o ajuste certo do que apenas no preço.
Em contraste, os produtos de compras homogêneos são muito semelhantes.
Vejamos, por exemplo, geladeiras.
Cada modelo tem certos recursos que estão disponíveis em diferentes faixas de preço, mas as funções básicas de todos os modelos são muito semelhantes.
Um comprador típico procurará o preço mais baixo disponível para os recursos que deseja.
Produtos Especiais
Produtos especiais representam a terceira classificação de produto.
Do ponto de vista do consumidor, esses produtos são tão exclusivos que vale a pena ir muito longe para encontrá-los e comprá-los.
Quase sem exceção, o preço não é o principal fator que afeta as vendas de produtos especiais.
Embora esses produtos possam ser feitos sob medida ou únicos, também é possível que o comerciante tenha tido muito sucesso em diferenciar o produto na mente do consumidor.
Por exemplo, alguns consumidores sentem uma forte ligação com seu cabeleireiro ou barbeiro.
É mais provável que esperem por uma consulta do que agendem com um estilista diferente.
Outro exemplo é o evento anual da Blizzcon produzido pela Blizzard Entertainment.
Os ingressos de R$1.200,00 esgotam minutos depois de serem lançados e são revendidos com um prêmio.
No evento, os participantes têm a chance de aprender sobre novos videogames e jogar jogos que ainda não foram lançados.
Eles também podem comprar itens promocionais de edição limitada.
Do ponto de vista de um profissional de marketing, na Blizzcon a empresa conseguiu criar um produto especial com uma demanda incrivelmente alta.
Além disso, os clientes da Blizzard estão pagando pela oportunidade de fazer parte de um grande evento de marketing.
Em geral, é desejável que um profissional de marketing eleve seu produto da classe de compras à especialidade, e mantenha-o lá.
Com exceção do corte de preços, toda a gama de atividades de marketing é necessária para conseguir isso.
Produtos Não Procurados
Produtos não procurados são aqueles que o consumidor nunca planeja ou espera comprar.
Esses são produtos que o cliente desconhece ou produtos que o consumidor espera não precisar.
Por exemplo, a maioria dos consumidores espera nunca adquirir serviços de controle de pragas e tenta evitar a compra de parcelas funerárias.
Produtos não procurados tendem a atrair técnicas de venda agressivas, pois é difícil chamar a atenção de um comprador que não está procurando o produto.