- 23/11/2024
- by admin
- Marketing, Prospecção de Clientes, Tráfego Local, Tráfego Pago
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Quando as pequenas empresas começam, seu foco geralmente é como fazer com que os primeiros clientes cheguem.
Eles podem confiar em formas tradicionais de publicidade, como anúncios impressos, mala direta com cupons ou até mesmo publicidade externa.
As empresas podem acreditar que, uma vez que oferecem um bom produto ou serviço, é apenas uma questão de tempo até que os clientes encontrem o caminho até eles.
Embora essa estratégia possa gerar negócios, existe uma maneira melhor e mais fácil.
As pequenas empresas devem considerar o mercado global de clientes potenciais online e se beneficiar da convergência de seu marketing tradicional e digital.
Nenhuma pequena empresa, por mais nova que seja, deve ignorar os canais digitais como uma forma de gerar leads e converter interesse em clientes.
Vejamos os benefícios do marketing digital e as maneiras pelas quais as plataformas online podem ser usadas para ajudar a expandir seus negócios.
Sumário
Benefícios do marketing online
Os clientes em potencial que você pode encontrar online são um grupo muito maior do que você jamais será capaz de atrair apenas localmente.
Usando técnicas de marketing digital, você pode alcançar um público global de uma forma econômica, escalonável e mensurável.
Alguns dos principais benefícios do marketing digital incluem:
- A capacidade de interagir com os seus clientes potenciais e aprender exatamente o que procuram, ou seja, conhecer melhor os seus clientes!
- A capacidade de chegar a qualquer pessoa e em qualquer lugar, já que não há fronteiras geográficas com o digital
- Segmente o público certo no momento certo – a personalização é mais simples com o marketing digital
- Comunique-se com seus clientes em potencial em todas as fases do processo de compra
- Economize dinheiro e alcance mais clientes por menos
- Conheça seu público e promova o engajamento para criar fidelidade à marca. Inspire-se com o poder dos esquemas de fidelidade do cliente.
- Rastreie e monitore as respostas aos seus esforços de marketing de maneira fácil e instantânea
Introdução ao marketing digital para pequenas empresas
Com oportunidades infinitas, o marketing digital pode parecer intimidante se você nunca o usou para um negócio antes.
Há uma variedade de plataformas e termos de marketing digital que podem fazer com que pareça um projeto maior do que é.
As pequenas empresas podem acreditar que não têm tempo ou dinheiro para competir online.
Como resultado, muitos preferem ir devagar e se ater a uma ou duas formas de publicidade tradicional, presumindo que seus negócios irão evoluir com o passar do tempo.
O fato é que o mercado é competitivo e, embora o boca a boca e as recomendações do cliente possam ajudar a direcionar o tráfego, os clientes terão dificuldade para encontrar sua empresa, a menos que você apareça nos lugares onde passam mais tempo.
Afinal, 4,6 bilhões de pessoas usam a internet por diversos motivos.
Isso é 60% de penetração global da Internet de acordo com Digital 2021: Relatório de visão geral global.
Portanto, adiar a construção de uma presença online não é uma abordagem eficaz.
A melhor maneira de garantir o sucesso é promover seu negócio em escala global e usar a segmentação para atrair clientes interessados em seu serviço ou produto.
Perceba que seus clientes estão online
Quando alguém está interessado no seu negócio, seja no seu nicho ou tem curiosidade sobre a sua marca, a primeira coisa que eles farão é pesquisar online e ver o que podem descobrir sobre você.
Na era digital de hoje, os clientes esperam encontrar um site e presença na mídia social.
Eles podem estar procurando avaliações para saber o que outras pessoas estão dizendo sobre sua empresa e se ela é um bom lugar para fazer negócios.
Para empresas locais, 87% dos consumidores lêem comentários online – um crescimento de 6% de 2019 a 2020.
Portanto, se um cliente em potencial não conseguir encontrar você online, ele pode concluir que sua empresa não parece ser legítima.
Há uma boa chance de que muitos desses clientes em potencial decidam não levar seu negócio a sério e irão rapidamente para outro lugar.
Descubra o que seus concorrentes estão fazendo online
Para que sua empresa seja bem-sucedida, você precisa prestar atenção ao que seus concorrentes estão fazendo e aprender com isso.
Não pense nos seus concorrentes como alguém a ser derrotado, mas como pessoas que têm algo a lhe ensinar.
Ao observar o que seus concorrentes estão fazendo online, você terá uma ideia do que está e do que não está funcionando.
Muito provavelmente, seja qual for o tipo de negócio em que você atue, seus concorrentes estabeleceram uma presença na web.
- Que tipo de conteúdo eles usam, existe um blog ou eles promovem conteúdo visual, como vídeos?
- Como eles comunicam sua marca e o que os torna únicos?
- Eles se envolvem bem com o público?
- Você pode fazer melhor?
Uma ótima maneira de descobrir o que seus concorrentes estão fazendo é realizar pesquisas.
Descubra quais plataformas eles usam, eles se concentram em palavras-chave, há influenciadores que usam para direcionar o tráfego?
Felizmente, existem algumas ferramentas online excelentes que podem ajudá-lo a fazer isso:
- Semrush – ótimo para classificação e tráfego de palavras-chave
- Ahrefs – útil para descobrir o conteúdo mais vinculado dos concorrentes
- Moz – outra plataforma para classificação de palavras-chave
- BuzzSumo – rastreie tipos de conteúdo e influenciadores populares
- Alertas do Google – uma ferramenta para rastrear menções de qualquer concorrente que você escolher rastrear
- Ontolo – uma ótima ferramenta para backlinks e marketing de conteúdo
Existem também algumas ferramentas incríveis para insights do cliente para alimentar o desenvolvimento de sua persona e marketing de conteúdo.
Seja acessível aos seus clientes
Como já discutimos, sua empresa precisa estar presente onde seus clientes e isso é online.
Qualquer que seja o produto ou serviço que uma pessoa procure, muito provavelmente ela começará a pesquisa com o Google.
Se você não tiver presença online, não será encontrado e não poderá competir.
Se você tem uma presença online, mas seus concorrentes são mais fáceis de encontrar porque têm uma classificação mais elevada na pesquisa, você ainda pode não ser encontrado.
Junto com a criação de um site, aprender o que é Search Engine Optimization (SEO) e por que é importante ajudará você a superar os concorrentes, sendo o primeiro nome que um cliente em potencial encontra em uma pesquisa do Google.
Palavras-chave são cruciais para que isso aconteça, portanto, certifique-se de entender as melhores palavras-chave (cauda longa e cauda curta) para o seu negócio.
Você também deve incluir perguntas simples para as quais os clientes em potencial podem desejar respostas rápidas, como onde você está localizado, seu horário de funcionamento e detalhes de seu produto ou serviço.
Ao olhar seu site e os sites dos concorrentes lado a lado, seus clientes em potencial devem ser capazes de comparar horários, preços, ofertas especiais e muito mais para tomar a melhor decisão para eles.
Desenvolvemos este guia prático de SEO para pequenas empresas se você precisar de ajuda para começar.
Deixe os clientes virem até você
Pense no marketing digital como uma forma de se tornar acessível às pessoas que você está tentando atingir.
O alcance de sua empresa pode ir muito além de sua localidade e a escalabilidade se torna uma realidade.
Por meio de uma presença na web, sua empresa está aberta para negócios, mesmo quando você não está!
Você pode criar um ambiente onde seus clientes possam entrar em contato com você dia ou noite.
Isso significa que os clientes atuais e potenciais podem enviar e-mails com perguntas, fazer compras e navegar em seu estoque com apenas alguns cliques.
Além disso, clientes em potencial que não têm como ir fisicamente até você ainda podem fazer negócios com você por meio de uma função de e-commerce ou simplesmente usando a mídia social.
Conheça o seu público-alvo
A beleza do marketing digital é que ele permite que você se envolva com os clientes em potencial.
Você pode conhecê-los e seus pontos fracos para fornecer uma solução.
Nas redes sociais ou por meio de um blog, você pode iniciar uma conversa ou fazer uma pesquisa para obter insights.
Preste atenção a quaisquer comentários ou respostas da pesquisa.
Ao interagir com as pessoas online, você pode começar a saber o que elas procuram.
Quais são os pontos de dor de seus problemas?
O que os mantêm acordados à noite?
Use essas informações para oferecer soluções por meio de seu produto ou serviço.
Usar o marketing digital ajuda você a adivinhar quem são seus clientes, para que possa personalizar as comunicações e refinar a segmentação.
Ao fazer isso, você construirá um relacionamento com seus clientes.
Você se torna muito mais do que um negócio, você se torna um parceiro de confiança.
Lembre-se de que as pessoas também têm maior probabilidade de comprar de empresas das quais já compraram e com as quais tiveram uma boa experiência.
Faça mais marketing por menos dinheiro!
Poucas formas de publicidade são tão econômicas quanto o marketing digital.
As pequenas empresas e start-ups estão sempre tentando alcançar o máximo possível por meio de seu marketing dentro do orçamento.
A publicidade online pode esticar ainda mais seu orçamento e permitir que você refine seu público-alvo.
A mídia social é especialmente boa para isso, pois permite que você defina um orçamento diário para um público discreto que tem interesse em sua marca ou ethos.
Mais importante ainda, permite que o seu negócio exclua pessoas que nunca comprariam de você – economizando tempo e dinheiro!
O segredo da publicidade nas redes sociais é selecionar a plataforma que funcionará melhor para você e sua marca.
Não escolha o TikTok apenas porque ele é uma tendência ou anuncie no LinkedIn quando não estiver tentando gerar interesse em B2B.
Pesquise canais sociais, confira um guia sobre dados demográficos de mídia social para encontrar um que corresponda ao que você está procurando e execute alguns testes simples para ver quais mensagens e conteúdo funcionam.
Se precisar de ajuda com orçamentos, dê uma olhada neste excelente kit de ferramentas de orçamento de marketing digital.