- 07/12/2021
- by admin
- Marketing, Prospecção de Clientes, Tráfego Local
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O marketing da loja local é fundamental para muitos varejistas, especialmente aqueles que têm lojas físicas.
Provavelmente, a maior parte do tráfego de pedestres vem de pessoas na vizinhança, então é vital que você se coloque na frente do maior número possível de moradores.
Aqui estão algumas dicas, ideias e exemplos para ajudá-lo a aumentar sua presença em sua vizinhança.
Sumário
1. Comece identificando os aspectos únicos de sua comunidade
Você quer que sua estratégia local ressoe com sua vizinhança, então faça algumas pesquisas em sua comunidade para descobrir o que a faz funcionar. Pergunte a si mesmo:
- Qual é o perfil demográfico e psicográfico da população?
- O que as pessoas da vizinhança gostam de fazer?
- Existem tendências que são realmente populares entre a comunidade?
As respostas a essas perguntas o ajudarão a encontrar as atividades de mensagem e marketing certas para executar.
A Lifeline Repairs, uma rede de oficinas de conserto de eletrônicos com mais de 20 locais nos EUA, cria fantásticas estratégias de marketing local para cada uma de suas lojas.
Como suas lojas estão espalhadas por diferentes tipos de cidades e bairros, a equipe da Lifeline Repairs passa muito tempo pesquisando cada comunidade e chegando à abordagem certa.
De acordo com Kestas Masanauskas , Diretor de Operações da LifeLine Repairs, isso permite que eles apresentem iniciativas para cada mercado.
Quando lançou uma loja em Boise, Idaho, por exemplo, a Lifeline Repairs lançou uma iniciativa de ciclismo, depois de descobrir que a comunidade adorava andar de bicicleta.
“Fizemos um evento”, explicou Kestas. “[O franqueado] e eu tivemos a ideia de fazer bicicletas de graça, então colocamos oito bicicletas ao lado da loja, e as pessoas podiam simplesmente vir e usá-las. Por exemplo, se você estiver andando por aí e quiser dar um passeio de bicicleta, você pode ir à loja, pegar uma bicicleta e deixá-la quando puder. ”
A Lifeline Repairs também tem uma filial no centro de Chicago, mas eles têm uma abordagem completamente diferente para aquele bairro, simplesmente porque o ciclismo não era tão popular lá.
“Com o centro de Chicago, fazemos muito contato com os negócios porque, em um raio de três quilômetros, temos centenas de empresas e prédios altos. Isso é bem no distrito financeiro … onde há muito tráfego e muitos empresários priorizam velocidade e disponibilidade. Eles querem entrar e sair, e eles querem seguir em frente com seu dia. Eles não querem ouvir mais nada. ”
Adote uma abordagem semelhante, principalmente se você estiver administrando várias lojas.
Examine cada bairro em que você está, descubra o que torna cada comunidade única e, em seguida, crie ideias de marketing específicas para cada local.
Principais conclusões
- Identifique os aspectos únicos de sua comunidade local. Quais tendências, atividades ou experiências as pessoas amam em sua vizinhança?
- Crie campanhas ou iniciativas em torno desses componentes exclusivos para envolver os habitantes locais!
2. Invista em SEO local
SEO é a base de qualquer estratégia de varejo local. Como Adweek aponta , 45% de todas as pesquisas no Google agora incluem intenção local (ou seja, encontrar empresas próximas) e 84% dessas pesquisas locais resultam em uma compra.
Números como esse nos dizem que muitos consumidores estão usando mecanismos de pesquisa para encontrar – e comprar de – empresas locais. Portanto, se você não estiver na frente deles, estará deixando muito dinheiro na mesa.
Agora, nós já conversamos sobre SEO para os varejistas em um post anterior , mas aqui estão algumas dicas rápidas para você começar.
Cubra todas as suas bases quando se trata de listagens locais
Os consumidores em sua cidade ou município que desejam encontrar seu tipo de empresa provavelmente estão inserindo consultas de pesquisa como “loja de sapatos em Austin”.
Uma das melhores maneiras de aparecer na parte superior dos resultados de pesquisa para essas consultas é criando uma lista do Google.
Veja como:
Etapa 1 – apareça na lista do Google Meu Negócio (GMB)
Acesse google.com/business/ para enviar sua empresa. Fazer isso é tão fácil quanto clicar no botão “Começar agora”, preencher o formulário na página seguinte e concordar com os Termos de Serviço do Google.
Etapa 2 – Verifique sua empresa
Depois de adicionar ou reivindicar sua listagem, você precisará verificar sua empresa para gerenciá-la no Google Maps, na Pesquisa e em outras propriedades. Existem várias maneiras de verificar sua empresa. Esses incluem:
- Verificação de cartão postal
- Verificação de telefone (disponível para empresas selecionadas)
- Verificação de e-mail (disponível para empresas selecionadas)
- Verificação instantânea da lista de empresas (disponível para empresas selecionadas)
- Verificação em massa (disponível para empresas com mais de 10 locais)
Confira este vídeo útil para saber mais sobre o processo de verificação:
Etapa 3 – Adicione mais detalhes sobre sua empresa
Depois de verificar sua empresa, você poderá editar sua listagem e incluir o máximo de informações que puder sobre sua loja. Wesley Bradley, um especialista em SEO, diz que os varejistas devem ter o seguinte em sua listagem:
- Nome, endereço e número de telefone (Importante: certifique-se de que esses detalhes sejam idênticos aos que estão listados em seu site e quaisquer outras listagens.)
- Horário comercial preciso
- Muitos comentários
- Muito conteúdo visual, incluindo fotos recentes e, se possível, um tour virtual de sua loja.
Demora um pouco mais, mas isso tornará sua listagem mais atraente e, como resultado, direcionará mais tráfego para sua localização e website.
Considere o exemplo abaixo.
Qual lista você acha que recebe mais tráfego: a da esquerda, que contém informações detalhadas, avaliações e muitas fotos?
Ou a lista simples à direita?
No que diz respeito às aparências, estamos dispostos a apostar que a empresa da esquerda consegue mais negócios.
Terminou com sua listagem do Google? Faça o mesmo para outros sites e diretórios, incluindo:
Crie conteúdo centrado no local
Também ajuda a publicar conteúdo relevante localmente.
Por exemplo, se você é uma loja de noivas local, por que não produzir conteúdo sobre os melhores locais de sessão de fotos de noivas em sua vizinhança?
Ou por que não fazer um resumo de eventos relevantes nas proximidades?
Confira este ótimo exemplo da Pace Athletic.
A equipe Pace publicou uma compilação de eventos de trilhas na Austrália, completa com descrições e links úteis.
Publicar esses tipos de postagens não apenas educa os clientes locais, mas também pode ajudá-lo a obter links (que são essenciais para o SEO).
Se você postou um artigo de resumo, por exemplo, pode entrar em contato com as empresas ou pessoas que mencionou e incentivá-los a compartilhar ou enviar um link para a postagem.
Obter links
Falando nisso, esforce-se para obter links relevantes e de alta qualidade para o seu site. Além de publicar ótimo conteúdo em seu blog, considere fazer o seguinte:
- Publicação de artigos em sites relevantes
- Obter links de sites de eventos locais (patrocinando ou participando deles)
- Ser mencionado na mídia
E isso nos leva ao nosso próximo ponto …
Principais conclusões
- Invista em SEO! Comece listando sua empresa nos principais diretórios online, como Google Meu Negócio, Yelp, Facebook, etc.
- Inclua o máximo possível de detalhes da empresa em sua listagem. Não se esqueça de adicionar fotos!
- Crie conteúdo centrado no local para posicionar sua empresa como um especialista ou destino de referência em sua cidade.
- Tente obter links de sites relevantes. Você pode fazer isso obtendo menções à imprensa, patrocinando eventos e publicando postagens em sites relevantes.
3. Fale com a imprensa local
Além de ajudá-lo a construir links, ter seu nome na mídia pode colocá-lo na frente de muitas pessoas.
Se você é novo na obtenção de menções à imprensa para sua empresa, recomendamos que comece com publicações locais.
Veja como:
Identifique seus pontos de venda locais
Comece fazendo uma lista das propriedades da mídia local.
Uma pesquisa no Google por consultas como “revistas locais em Toronto” ou “estações de rádio do Brooklyn” deve resolver o problema. Se você estiver nos EUA, poderá verificar o USNPL, um diretório de mídia com “links para jornais, estações de TV, estações de rádio e faculdades dos EUA”.
Encontre os repórteres certos
Depois de ter uma lista de pontos de venda, verifique seus sites e encontre histórias que sejam relevantes para o seu negócio.
Identifique os jornalistas por trás dessas peças e coloque-os em uma lista de repórteres para os quais você pode argumentar.
Você também pode descobrir quem está cobrindo o seu setor olhando a página editorial da publicação ou encontrando reportagens que escreveram sobre seus concorrentes.
Comece a arremessar
Encontrou seus repórteres? Excelente. Comece a elaborar argumentos de venda relevantes e personalizados.
Você não precisa criá-los do zero, mas deve fazer um esforço para garantir que cada um seja feito sob medida para o escritor que você está procurando.
Como mencionamos em nosso artigo sobre DIY PR para varejistas, uma coisa que você pode fazer é personalizar sua introdução referindo-se a um artigo recente que eles escreveram ou mencionando um tweet ou atualização e, em seguida, relacionando-o ao seu negócio.
Mostre a eles que você fez sua pesquisa.
Lisonjeie-os um pouco (mas de forma sincera).
Mais importante ainda, certifique-se de que seu argumento de venda responda à pergunta sobre o que ele ganha.
Em outras palavras, seja muito claro sobre o valor de sua história e por que eles deveriam se importar.
Não se esqueça de adaptar a voz e o tom do seu discurso à pessoa específica a quem você está entrando em contato.
Naturalmente, a abordagem que você usaria em um meio de comunicação sério deve ser diferente de como você lançaria um blogueiro otimista ou causal.
Dica bônus: trabalhe com seus fornecedores
Tem uma história ou anedota interessante que envolva um fornecedor ou uma das empresas com quem você faz negócios?
Trabalhe com eles para criar uma história. Talvez eles possam incluí-lo como um estudo de caso ou conto de sucesso.
Confira o que aconteceu com TopShelf Style, um dos clientes da Vend em San Francisco.
Criamos uma história convincente sobre como o TopShelf usa Vend, e isso nos ajudou a conseguir uma história no Wall Street Journal .
Principais conclusões
- Coloque-se na mídia. Identifique os pontos de venda locais e aborde os repórteres certos.
- Crie uma história convincente – isso aumentará suas chances de obter cobertura.
- Considere trabalhar com seus fornecedores ou parceiros para obter cobertura da imprensa.
4. Localize seu inventário
Outra maneira de direcionar o tráfego dos habitantes locais?
Torne-se o lugar certo para produtos relevantes.
Faça sua pesquisa para encontrar tendências, temporadas ou eventos que possam influenciar as compras locais e, a seguir, estocar de acordo.
Isso é particularmente importante se você tiver várias lojas espalhadas pelo país.
Sua variedade em São Francisco não deve ser igual à de sua loja em Nova York.
Preste muita atenção aos relatórios de seus produtos para cada loja para determinar quais produtos estocar e onde.
Outra ideia é adquirir seus produtos localmente.
Além de permitir que você crie variedades mais exclusivas e atraentes, apoiar os fabricantes locais pode fortalecer sua economia local – e isso é bom para todos.
Williams Sonoma é um bom exemplo de varejista que adota uma estratégia de estoque localizado.
Em 2017, a empresa abriu uma loja de conceito duplo no NorthPark Center em Dallas, TX.
A loja vendia itens artesanais locais para Dallas, bem como produtos alimentícios de empresas locais.
Considere adotar uma estratégia semelhante.
Veja se você consegue adquirir seus produtos de empresas locais e teste essas novas variedades em sua loja.
Principais conclusões
- Produtos de estoque que são relevantes para sua comunidade. Você pode fazer isso observando seus dados e ver o que está vendendo, bem como observando as tendências locais para identificar os melhores itens para estocar.
- Considere trabalhar com artistas ou fornecedores locais para incrementar seu catálogo de produtos.
5. Participar ou patrocinar eventos locais
Além de ajudá-lo a obter links, a participação em eventos locais também pode colocá-lo à frente da imprensa e de clientes em potencial.
É por isso que se houver um evento acontecendo em sua vizinhança – seja uma função de arrecadação de fundos, uma festa ou um evento esportivo – encontre maneiras de participar se for relevante para o seu negócio.
Por exemplo, existe este evento chamado Flow + Flavor // Rooftop Yoga em Los Angeles, que reúne pessoas que praticam ioga.
Além das atividades de ioga, a Flow + Flavor também conta com empresas locais, como a varejista de roupas esportivas WERKSHOP, que vende produtos no evento.
Principais conclusões
- Encontre eventos locais relevantes para o seu mercado. Aborde os organizadores para ver se você pode patrocinar o evento ou pelo menos ter uma presença de destaque na função.
- Isso ajudará a aumentar sua visibilidade e ganhar links.
- Não sabe onde encontrar eventos? O Facebook e a Eventbrite são ótimos lugares para começar.
6. Entre no movimento “Compre Local”
Há uma abundância de grupos Buy / Shop / Love / Go Local em todo o país.
Encontre um que sirva à sua comunidade e explore como você pode participar. Esses esforços comprovaram que impulsionam o envolvimento e os gastos da comunidade .
Essas iniciativas parecem um pouco diferentes de uma comunidade para outra, mas a CNN relata que compram alianças locais “geralmente exigem que seus membros paguem taxas e, em troca, forneçam placas para a vitrine e suporte para informar os clientes de que comprar deles significa escolher o local.
Dependendo do seu negócio e comunidade, pode ser conveniente que você se junte a uma aliança local.
A maioria das grandes cidades os tem, e uma maneira de descobrir é pesquisar no Google “comprar local [inserir nome da cidade]” e ver o que aparece.
Existem também vários movimentos de “compra local” em uma escala maior, então, se você não conseguir encontrar uma aliança em sua área, considere participar de movimentos ou organizações.