- 12/01/2021
- by admin
- Marketing, Marketing Viral, Tráfego na Internet
- 0 Comments
Pense na maneira como um vírus se espalha de uma pessoa para outra.
Quando realmente pega, pode se espalhar rapidamente.
Embora não seja isso o que ninguém quer no contexto da saúde pública, no marketing viral é exatamente isso que o objetivo geral é.
O marketing viral é uma estratégia de negócios que promove um produto ou serviço.
A ideia se concretiza quando um anúncio é divulgado online por e-mail, no YouTube ou por outra conta de mídia social e repassado de uma pessoa para outra.
O termo “viralização” é relativamente novo, mas é o que todo anunciante deseja ouvir sobre seus anúncios.
Quanto mais pessoas um anúncio alcança, maior é a probabilidade de ele chegar ao público ideal e resultar em vendas.
Sumário
O marketing viral é qualquer anúncio, postagem ou campanha que gere interesse suficiente para ser amplamente compartilhado na Internet e desperte o interesse em uma marca, organização ou produto.
Frequentemente, esse interesse leva a um influxo de vendas e clientes.
O termo viral se refere ao fato de que o conteúdo é compartilhado de pessoa para pessoa, da mesma forma que um vírus se espalha.
A publicidade viral costuma ser uma forma furtiva de marketing.
As campanhas virais podem atingir as pessoas sem que elas percebam que estão sendo vendidas em um produto ou serviço.
Eles gostam da mensagem, do vídeo, do artigo, da foto ou de qualquer outra coisa relacionada ao anúncio e, por isso, compartilham com outras pessoas.
À medida que essas pessoas passam para outras, a campanha viral continua a crescer.
É possível que você tenha usado o termo viral em sua vida cotidiana sem realmente pensar sobre o que significa e o que está por trás dele.
Algo se torna viral diariamente, seja um vídeo de um cantor caindo do palco ou um anúncio que realmente chega em casa durante uma pandemia.
As campanhas virais surgem por sorte?
É aleatório?
Talvez às vezes, mas existem estratégias virais bem elaboradas por trás de muitas das coisas que realmente se tornam virais.
O marketing viral costumava ser uma coisa difícil e dolorosa de se fazer, mas hoje, com as redes sociais em pleno andamento, é simples para as pessoas compartilharem coisas que ressoam com elas.
Você pode encontrar vídeos engraçados e exclusivos e outros conteúdos em todo o YouTube, Facebook, Twitter e outros canais.
E embora o marketing viral possa ser mais fácil de obter do que nunca, também há tanto conteúdo competindo por atenção que está ficando mais difícil para os profissionais de marketing conseguirem o que desejam.
Campanhas de anúncios virais também podem ser arriscadas.
Embora possam parecer simples de executar, podem ser mal interpretados.
Se isso acontecer, a atividade viral em torno da campanha pode voltar para assombrar a empresa.
No entanto, as campanhas de marketing viral bem-sucedidas podem fazer milagres para uma marca e dar grandes resultados.
A História do Marketing Viral
Uma das primeiras estratégias virais foi usada em 1995, antes do marketing digital decolar, para lançar o primeiro PlayStation.
A Sony percebeu que muitas vezes as pessoas rejeitam coisas que as procuram, mas desejam coisas que lhes escapam.
A propaganda da Chiat / Day em LA criou uma campanha publicitária furtiva para atrair formadores de opinião e influenciadores.
A empresa até usou equipes de rua para adicionar intriga.
Os insiders perceberam o marketing e o boca a boca começou a se espalhar.
O PlayStation estreou em primeiro lugar em sua categoria e foi considerado o lançamento de maior sucesso da Sony em sua história até aquele ponto.
Há algum debate sobre a origem do termo marketing viral.
Alguns atribuem isso a um graduado da Harvard Business School com o nome de Tim Draper e um membro do corpo docente, Jeffrey Rayport. Rayport tornou o termo popular por meio de seu artigo “The Virus of Marketing”, publicado em 1996 pela Fast Company .
O crítico de mídia Doug Rushkoff também foi um dos primeiros a escrever sobre marketing viral.
Uma de suas afirmações sobre a propaganda viral era que a propaganda alcançaria usuários suscetíveis, que seriam então “infectados” ao aceitarem a ideia.
Esses usuários compartilhariam a ideia com outras pessoas, infectando-os assim.
Enquanto cada usuário compartilha com outra pessoa, a infecção continua e cresce em uma curva impressionante.
Bob Gerstley levou a ideia um passo adiante e começou a escrever sobre algoritmos projetados para identificar pessoas com alto potencial de rede social.
Ele criou o termo usuário Alpha para se referir a pessoas cuja influência poderia ser usada para lançar campanhas virais.
Em 2013, Las Vegas realizou o primeiro Viral Summit com o objetivo de identificar tendências em marketing viral para vários veículos de mídia, e as ideias têm se espalhado desde então.
Calculando Viralidade
As empresas não querem investir em marketing baseado em suposições.
É importante ter números por trás de tudo no mercado hoje.
Felizmente, existe uma maneira de calcular o retorno potencial do investimento (ROI) de um anúncio viral.
O coeficiente viral é o número de novos clientes que uma empresa pode esperar obter com uma campanha por meio de referências e da estratégia geral de marketing.
Existe uma fórmula para se ter uma ideia numérica básica de como isso pode ser.
A fórmula para a viralidade se parece muito com um complicado problema de matemática.
Ao tentar descobrir até onde e com que rapidez uma campanha irá e se mover, o cálculo do coeficiente viral pode ajudar os profissionais de marketing a planejar com antecedência e preparar seus clientes.
A fórmula principal é assim:
Coeficiente viral = C x R x CR / 100
C é igual ao número de clientes, enquanto R é o número médio de referências que cada cliente dará.
CR é a taxa de conversão média para essas referências.
Calcular a viralidade é tão simples quanto pegar a fórmula acima e inserir os números certos e, em seguida, fazer um pouco de matemática.
- Comece com o número de clientes que você tem atualmente ou com o número de pessoas que você conhece que verão seu anúncio. Como exemplo, vamos supor que o número seja 100.
- Multiplique essa linha de base pelo número de referências médias que você acha que cada cliente lhe dará. Para quantos amigos eles enviarão o anúncio quando o receberem? Se cada uma das 100 pessoas enviar para outras 5, você terá 500 visualizações.
- Leve em consideração a taxa de conversão. Nem todas as pessoas indicadas para sua empresa entrarão em ação. Por exemplo, a taxa de conversão seria de 40% se apenas duas dessas cinco referências realmente se tornassem clientes.
Depois de definir esses números básicos, faça as contas.
Se você tiver 100 clientes, e cada um deles der 5 referências, você terá 500 novos clientes em potencial.
Mesmo se apenas 40% dessas pessoas agirem, ainda serão 200 novos clientes – fazendo com que a campanha viral valha a pena seu tempo e esforço.
Em teoria, as campanhas de marketing viral são simples de realizar.
O profissional de marketing cria um vídeo, uma imagem ou algum tipo de conteúdo projetado para atrair um determinado público-alvo.
Em seguida, o profissional de marketing publica o conteúdo na Internet e o promove para os clientes atuais.
Nesse ponto, o fusível está aceso e é só esperar que os usuários compartilhem o conteúdo e se espalhe.
Há momentos em que a viralidade acontece mais como um acidente.
Um usuário privado pode enviar um vídeo de si mesmo cantando no banheiro que, de repente, se torna popular e circula pela Internet.
Para os profissionais de marketing, entretanto, os acidentes não são tão comuns.
O marketing eficaz emprega estratégias bem elaboradas para garantir que o que eles veiculam seja atraente para seu público-alvo.
Existem duas estratégias principais para a difusão de vídeos para empresas e marcas: exibidos e ocultos.
Em um vídeo mostrado, o usuário fica sabendo imediatamente que está visualizando um conteúdo sobre uma determinada marca ou empresa.
Em um vídeo oculto, o espectador não sabe que a marca está por trás do vídeo até mais tarde no anúncio.
Ambos podem funcionar, mas as técnicas de marketing mostram que o uso de uma estratégia oculta deve ser feito com cuidado para que o usuário não se sinta enganado ou enganado de forma alguma.
De qualquer forma, é importante que o vídeo ou conteúdo nunca pareça ou se torne spam.
Não deve repetir a mesma mensagem indefinidamente.
Para que um vídeo desperte interesse suficiente para ser compartilhado, a mensagem da empresa anunciada deve ser bem redigida e cronometrada perfeitamente.
Uma campanha de marketing viral eficaz oferece vários benefícios para uma empresa:
- Baixo custo: as campanhas virais podem ser ótimas para empresas que não têm um grande orçamento de marketing, porque os usuários e visualizadores fazem grande parte do trabalho para divulgar seus produtos e serviços. A empresa de publicidade pode gastar menos dinheiro comprando tempo de exibição para comerciais ou promovendo seu anúncio nas redes sociais.
- Alto potencial de alcance: mesmo sem um grande investimento, o conteúdo viral tem a capacidade de atingir um grande público. As empresas podem alcançar muito mais pessoas dessa maneira do que com sua publicidade paga ou outras estratégias tradicionais. Até mesmo pequenas empresas ou particulares podem criar conteúdo viral.
- Não invasivo: os anúncios virais não estão na sua cara. Eles não interrompem seu programa de TV nem aparecem na tela quando você visita um site. Eles são algo que alguém que você conhece considerou importante compartilhar com você. Eles parecem mais importantes porque vêm de alguém que você conhece. Por causa disso, os anúncios virais costumam gerar muito mais interações do que as formas clássicas de publicidade.
- Útil para construir uma marca: quando você consegue algo criativo o suficiente para se tornar viral, isso pode realmente construir sua marca e ajudar as pessoas a se conectar com sua empresa, produtos, valores ou missão. É uma ferramenta extremamente poderosa para aumentar a conscientização sobre seus produtos e serviços
A fórmula de viralidade é uma forma de os profissionais de marketing preverem o sucesso de uma determinada campanha.
As empresas que tornam os anúncios virais precisam estar preparadas para o possível fluxo de clientes que possam ter.
A fórmula pode ajudar as empresas a estimar quantos novos clientes ou vendas podem esperar se o anúncio for bem-sucedido da maneira que o profissional de marketing pretende.
Isso permite que as empresas aumentem sua produção e preparem produtos para quem os desejar.
Uma maneira de transformar uma campanha viral em um fracasso é não poder atender os clientes que procuram a empresa por causa do anúncio que viram.
Sua opinião sobre a empresa pode azedar e eles podem ir embora para nunca mais voltar.
Lembre-se de que essa fórmula é algo que os profissionais de marketing irão aprimorar e ajustar com o tempo.
Eles podem não saber exatamente quantos usuários-alvo irão compartilhar o conteúdo a princípio.
Após o término da campanha, eles podem ajustar as estimativas futuras com base nos resultados para que, da próxima vez, tenham uma ideia melhor de como as informações serão compartilhadas e quantos clientes novos virão delas.
Existem vários tipos de mensagens que as pessoas consideram valiosas o suficiente para serem compartilhadas.
Os profissionais de marketing podem ter como alvo um desses tipos para atrair um público e melhorar a imagem de sua marca.
Emocional
As campanhas virais que inspiram fortes emoções são difíceis de serem ignoradas pelos usuários.
Com isso em mente, um anúncio viral pode ter como alvo alegria, nostalgia, orgulho ou até raiva, se seu objetivo for estimular as pessoas a se unirem a uma causa.
Risos ou lágrimas podem ser um sinal de que as pessoas estão se conectando com seu anúncio emocionalmente.
Essa conexão emocional pode levar os espectadores a compartilhar seu conteúdo com outras pessoas que possam apreciá-lo.
Enquanto o humor, a excitação, a diversão e outras emoções positivas causam compartilhamento, o mesmo ocorre com algumas emoções negativas, como culpa, raiva ou tristeza.
Incentivo
Uma campanha de incentivo oferece uma recompensa para as pessoas que compartilham seu conteúdo com amigos.
Por exemplo, muitas empresas usam programas de indicação de amigos que dão ao cliente original uma propina quando trazem um novo cliente.
Você pode oferecer aos clientes existentes um crédito de R$20,00 para cada amigo que se tornar um cliente.
Como um incentivo extra, você pode oferecer ao novo cliente um desconto quando ele usar o link de indicação de um amigo para fazer uma compra.
Projetado
Muitas campanhas de marketing viral têm estratégias elaboradas e meses de planejamento cuidadoso por trás delas.
Embora existam algumas sensações que ocorrem sem esse tipo de investimento, o número é baixo.
Geralmente, as campanhas de maior impacto foram projetadas especificamente para se tornarem virais.
Chance de sorte
Embora o marketing viral geralmente tenha muito planejamento por trás dele, há também um elemento de sorte ou acaso.
Às vezes, as coisas acontecem de uma maneira que os profissionais de marketing não podem prever.
Um anúncio pode ressoar com um público que você não esperava ou pode atrair um interesse renovado devido a alguma circunstância que você não poderia ter previsto.
Embora toda a publicidade pretenda alcançar o maior número possível de pessoas, alguns anúncios se tornam virais sem que esse seja o objetivo principal.
Zumbido
Anúncios virais dessa natureza precisam criar um burburinho para chamar a atenção do consumidor.
Essas mensagens são transmitidas e se tornam um assunto quente entre as pessoas que as viram.
Mesmo as pessoas que não viram o anúncio podem pelo menos ter ouvido falar sobre ele de outras pessoas devido ao burburinho em torno da campanha.
Uma vez que o marketing viral pode funcionar como mágica para marcas e empresas, faz sentido para os profissionais de marketing que desejam criar uma campanha viral para estudar os resultados anteriores e obter ideias do que funcionou antes.
É preciso criatividade e talvez um pouco de inspiração para começar uma nova campanha.
Felizmente, existem muitas campanhas de sucesso que podem ser vistas como exemplos.
Dunk in the Dark de Oreo
O Super Bowl é sempre um bom momento para exibir uma nova campanha viral, pois garante a você milhões de espectadores que esperam grandes coisas do jogo e dos anúncios entre as jogadas.
Os anúncios custam milhões de dólares, mas a Oreo não precisa comprar um deles para aproveitar ao máximo seus esforços de marketing.
Em 2013, o Superdome passou por uma queda de energia por mais de meia hora.
Oreo foi rápido em perceber esse problema e tweetou uma mensagem que dizia “você ainda pode enterrar no escuro” com uma imagem de um fundo preto e seu biscoito Oreo.
O raciocínio rápido e a ação rápida nesse departamento de marketing podem fazer com que esta campanha seja considerada um dos principais exemplos de marketing viral.
O tweet foi compartilhado milhões de vezes enquanto todos lamentavam o que aconteceu no jogo e como os Oreos são bons, no escuro ou não.
Sanduíche de frango popeye
Às vezes, o marketing viral pode significar enfrentar um concorrente, que é exatamente o que o Popeye fez em 2019.
No início do ano, eles lançaram seu sanduíche de frango, que acabou quebrando a internet, por assim dizer.
Naturalmente, as pessoas tendiam a comparar o Popeye’s e seu sanduíche de frango aos lendários sanduíches de frango do Chick-Fil-A. A Chick-Fil-A mirou no Popeye’s ao se posicionar como o inventor dos sanduíches de frango originais.
Popeye respondeu aos tweets de Chick-fil-A junto com respostas atrevidas.
O resultado foi milhões de pessoas correndo para comprar os sanduíches de frango do Popeye para que pudessem comparar os dois.
As coisas ficaram tão loucas que os sanduíches recém-lançados da rede ficaram completamente sem estoque por dois meses.
Uma coisa que Popeye provou foi que é possível gerar entusiasmo com o mesmo produto mais de uma vez.
A primeira onda veio quando o sanduíche foi introduzido pela primeira vez.
Mais tarde, a rivalidade entre o Popeye’s e a Chick-fil-A criou uma segunda onda de interesse, à medida que mais pessoas queriam pesar em qual rede tinha o melhor sanduíche de frango.
Dove Real Beauty Sketches
Nem toda campanha viral precisa ser espirituosa ou mesmo chocante.
Dove lançou um vídeo viral que foi absolutamente poderoso como parte de sua campanha Real Beauty Sketches.
O vídeo foi comovente e mostrou a luta interna que muitas mulheres enfrentam.
Ele sublinhou a mensagem de confiança da marca e se tornou um guia para profissionais de marketing viral.
O vídeo teve mais de 163 milhões de visualizações em todo o mundo, o que resultou em 4,6 bilhões de impressões.
Este é um vídeo viral de sucesso!
Uma das lições aprendidas com essa campanha é o poder da emoção e da conexão. Quando seu marketing é capaz de tocar alguém de uma maneira especial, ele será compartilhado.
Desafio Retweet do Wendy’s Chicken Nugget
Em 2017, esta campanha começou inocentemente.
Carter Wilkerson tuitou enquanto estava no Wendy’s, comendo nuggets, e perguntou de quantos retuítes ele precisaria para conseguir um ano de nuggets de frango de graça.
O restaurante da rede mordeu a isca e respondeu: “18 milhões. Carter então pediu que as pessoas o ajudassem a atingir seu objetivo, e a Internet foi bem-sucedida. Embora Wilkerson não tenha alcançado sua meta de 18 milhões de retuítes, ele chegou aos milhões, e o restaurante o recompensou atendendo ao seu desejo. Além disso, na época, seu breve post sobre as pepitas de Wendy foi o tweet mais retuitado de todos os tempos.
O que estava nele para Wendy’s?
Bem, eles receberam atenção positiva de fontes improváveis. Eles não planejaram o evento, mas o abraçaram e tiraram o máximo proveito dos holofotes que conseguiram dele.
Querer fazer uma campanha de marketing viral como profissional de marketing é uma coisa.
Aprender as técnicas que permitem que você faça isso corretamente é outra coisa.
Usando as técnicas a seguir, os profissionais de marketing podem ter o sucesso que desejam com as campanhas.
Técnica 1: direcionar o público certo nos canais certos
O primeiro passo para uma campanha de sucesso é descobrir quem é o público-alvo e onde ele passa o tempo online.
Sua campanha não se tornará viral por conta própria.
Cabe ao profissional de marketing descobrir como alcançar as pessoas certas com a mensagem certa, no lugar certo.
Se você comercializar para as pessoas certas, mas no canal errado, a campanha fracassa.
Se você comercializar no canal certo, mas para as pessoas erradas, ele fracassa.
Certificar-se de que o meio está alinhado com o seu público é a chave para o sucesso.
Técnica 2: criar vídeos
Uma das melhores maneiras de se tornar viral é fazer um vídeo.
Os recursos visuais vão envolver os espectadores com uma experiência que eles podem vincular ao seu produto.
Depois de criar o vídeo, você precisa encontrar uma maneira de compartilhá-lo.
Plataformas como o YouTube tornam mais fácil para os espectadores incorporar o vídeo em seus próprios sites e blogs.
Técnica 3: ofereça coisas valiosas de graça
Todo mundo gosta de coisas grátis, e oferecer algo de valor pode ajudar seu marketing a se tornar viral.
Grátis é uma palavra que chama a atenção dos espectadores, levando-os a aprender mais.
É sempre bom conseguir algo de graça, certo?
O item gratuito pode ser um presente surpresa com a compra, um download gratuito ou até mesmo frete grátis.
Você pode até mesmo colocar estipulações nele, exigindo que os clientes se inscrevam em sua lista de e-mail ou curtam e compartilhem uma postagem.
Quaisquer que sejam as especificações, a própria palavra chamará a atenção.
Técnica 4: crie apelo emocional
O marketing viral sempre tem um impacto maior se tiver apelo emocional.
Reserve algum tempo para considerar o que você deseja que os espectadores sintam quando virem seu anúncio.
Qual emoção será mais convincente?
A resposta pode depender do que você deseja que eles façam ou comprem.
Independentemente do que você decidir, saiba que incitar a emoção no espectador torna mais provável que ele compartilhe e se lembre da campanha.
Técnica 5: faça algo incomum
As pessoas se cansam de ver e ouvir as mesmas coisas o tempo todo.
Para tornar sua campanha algo que se destaque e seja notado, você precisa fazer algo incomum ou imprevisível.
Se é algo que as pessoas já viram antes, por que deveriam compartilhar?
Eles querem ver ou até aprender coisas novas.
Fazer algo parecer legal é algo que todo mundo faz.
Promover um produto ou serviço também é algo que todos fazem.
Você precisa fazer mais para destacar sua marca.
Técnica 6: Alcance Social
Você pode alcançar mais pessoas ao investir em promoção de mídia social.
Alguns profissionais de marketing procuram influenciadores para que eles compartilhem ou falem sobre o conteúdo.
Outra opção é permitir que aconteça em uma questão mais orgânica, compartilhando você mesmo com os principais públicos-alvo e, em seguida, permitindo que eles o repassem a partir daí.
Lembre-se de que, para que isso aconteça, o conteúdo deve ser único e benéfico.
Técnica 7: Reforçando a campanha
Depois de ter uma campanha viral bem-sucedida, você terá um ótimo começo.
Mas seu trabalho não deve terminar aí.
Infelizmente, construir sobre o seu sucesso pode ser mais difícil de repetir do que você imagina.
Você tem que encontrar outra maneira de chamar a atenção de uma maneira que as pessoas se lembrem.
Ter uma série de campanhas com o mesmo personagem ou um determinado tema pode ajudá-lo a reforçar a primeira mensagem viral com outras pessoas.
Existem muitas táticas de marketing diferentes, e nem todas as técnicas são adequadas para todas as ocasiões.
Se você quiser tentar uma campanha de marketing viral, é melhor esperar o momento certo.
Aqui estão alguns exemplos de momentos em que o marketing viral pode ser mais eficaz:
Quando você deseja alcançar os jovens
O marketing viral costuma funcionar melhor entre as gerações mais jovens – as pessoas que usam as mídias sociais e a Internet como um todo para fazer pesquisas de produtos.
Algumas gerações mais velhas não têm dispositivos, e aquelas que têm podem não ser tão ativas nas redes sociais.
As gerações mais jovens são mais propensas a ver e compartilhar seus esforços de marketing viral.
Quando você deseja um público global
Se você dirige uma empresa de pintura local, tornar-se viral não vai te fazer muito bem.
Você quer um público local que precisa de seus produtos e serviços.
Mas se você tem uma empresa que deseja operar em escala global, o uso do marketing viral pode se espalhar amplamente (e rapidamente) para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Quando o seu orçamento de marketing é baixo
Você pode criar campanhas de marketing viral com orçamentos baixos ou altos, mas quando você não tem muito para gastar na colocação de anúncios, veicular um anúncio viral pode ajudá-lo a espalhar a palavra sobre sua empresa e seus produtos sem ter que gastar muito dinheiro.
Esse é o sonho de todo profissional de marketing, na verdade.
Quando sua marca precisa de credibilidade
Se você abriu uma nova empresa, ou se está tentando criar uma marca que concorra com produtos já bem conhecidos, você precisa de credibilidade para que as pessoas possam escolher sua empresa entre as outras opções do mercado.
Tornar um vídeo viral dará à sua marca a credibilidade necessária para competir com marcas mais estabelecidas.
As pessoas se lembrarão de sua marca e serão mais propensas a escolhê-la na próxima vez que precisarem dos produtos ou serviços que você oferece.
Quando você deseja um crescimento rápido
As empresas menores geralmente desejam crescer de forma incremental porque é tudo o que podem fazer.
Eles não seriam capazes de acompanhar um aumento repentino na demanda.
No entanto, se sua empresa ou marca tem produtos e serviços suficientes disponíveis e você deseja que seu crescimento aconteça rapidamente, o marketing viral é uma boa técnica a ser empregada para obter esses resultados.
Quando você não quer invadir a casa
Muitas pessoas veem os anúncios como uma invasão hoje.
Eles silenciam suas TVs quando os comerciais começam.
Eles ignoram os anúncios em revistas e apertam o botão pular sempre que podem online.
Os anúncios são um incômodo que pode envelhecer muito rápido para aqueles que desejam apenas o conteúdo que procuram, como o programa de TV que desejam assistir.
Se você deseja que sua campanha seja algo que pareça mais orgânico e não invada a casa e a vida das pessoas, o marketing viral é o caminho a percorrer.
Anúncios virais são o tipo de coisa que pessoas que você conhece compartilham com você ou que você procura depois de ouvir falar deles.
Não são coisas que surgem sem ser convidadas.
As técnicas de marketing viral são úteis em muitas áreas diferentes do marketing.
Aqui estão alguns fatores a serem considerados ao criar sua próxima campanha viral:
A Mensagem Geral
Nem toda mensagem que você deseja enviar aos clientes terá conteúdo viral.
Para conteúdo viral, escolha mensagens únicas, envolventes e altamente compartilháveis.
As técnicas de marketing viral serão úteis para escolher a mensagem certa e colocá-la nos locais certos para obter os resultados desejados.
O Meio Ambiente dos Tempos
O ambiente será um componente crucial de qualquer campanha de marketing viral.
O marketing viral pode ser um grande sucesso se você mantiver em mente coisas como o momento, as tendências e os eventos atuais.
Por exemplo, questões como injustiça racial e a pandemia contínua estão no topo da mente de muitas pessoas.
Você precisa manter esse contexto em mente ao elaborar sua campanha.
O Mensageiro ou Meio Escolhido
Você tem vários mensageiros e mídias para escolher no mundo do marketing.
Um dos melhores que sua empresa pode acessar são os centros sociais.
Todo mundo tem um hub social, que inclui seus amigos, seus familiares e pessoas em seus feeds de mídia social.
Se o seu mensageiro pode ser alguém que eles já conhecem e confiam, isso significará muito mais do que um vendedor aleatório que está tentando chamar sua atenção.
As técnicas de marketing viral podem ser muito úteis para entrar nesses centros sociais importantes e divulgar sua mensagem.
Duas campanhas de marketing viral nunca devem ser idênticas, mas incluirão elementos semelhantes quando forem bem-sucedidas.
Entender o que torna o conteúdo viral pode ajudar você a descobrir que direção tomar com seu anúncio.
Aqui estão alguns ângulos a serem considerados:
- Urgência
- Conteúdo único e distinto
- Planejamento maravilhoso
- Conteúdo inspirador
- Opções exclusivas
- Mensagens nunca antes vistas
- Incentivos
- Humor
- Sátiras
- Materiais polêmicos
- Causas dignas
- Avisos
- Envolvimento opcional de celebridades
Nem toda campanha viral incluirá todos esses elementos, mas incorporar o máximo possível dará ao anúncio viral mais viabilidade no mercado.
Um anúncio urgente, por exemplo, é algo que as pessoas vão querer compartilhar imediatamente.
Algo que é novo para eles e tem uma mensagem que nunca viram antes os incentivará a espalhar essa mensagem para outras pessoas.
O marketing viral às vezes é chamado de estratégia de marketing pass-along.
Esta é a forma mais comum de tornar uma peça de marketing viral.
Há uma cadeia formada quando um usuário vê a peça e a passa para outro, e então essa nova pessoa a passa mais adiante.
Cada pessoa que visualiza o conteúdo deve ter um motivo para repassá-lo.
Explorar essas emoções e razões ajudará o profissional de marketing a criar uma mensagem que está preparada para se tornar viral.
Você provavelmente já ouviu o ditado “qualquer imprensa é boa”, mas nem sempre é o caso.
Da mesma forma, toda viralidade não é boa viralidade.
É bom ter clientes falando sobre você, mas apenas se eles estiverem dizendo coisas boas.
Quando você tem uma campanha de marketing viral em andamento, precisa estar preparado para lidar com o fluxo de interesse.
Caso contrário, o burburinho em torno de sua marca pode azedar.
O marketing viral pode fazer com que sua empresa cresça a um ritmo insustentável, levando a um declínio na qualidade do produto, no prazo de entrega ou no atendimento ao cliente.
Sua equipe e recursos serão limitados.
Os produtos podem ficar sem estoque ou você pode ter problemas de produção à medida que a demanda aumenta e a fabricação precisa aumentar rapidamente.
Os aplicativos móveis e outros produtos de software são mais bem equipados para lidar com os incentivos que recebem de anúncios virais, mas também são imperfeitos.
É melhor imaginar o que acontecerá quando as comportas se abrirem, antes que realmente o façam.
Dessa forma, sua empresa estará preparada para enfrentar o ataque que você espera que venha.
Embora a publicidade viral possa ser enorme para qualquer produto, serviço ou marca, ela pode fazer mais mal do que bem se sua empresa não estiver pronta para o crescimento repentino.
Se você deseja criar uma campanha viral, precisa dar às pessoas algo sobre o que falar.
Como você deve ter adivinhado, porém, isso pode ser mais difícil do que parece.
Muitas empresas testam seus anúncios com bastante antecedência para garantir que inspirarão as emoções certas nas pessoas certas quando forem visualizados.
Alguns desses testes falham e, em seguida, voltam à prancheta.
Munido das dicas e técnicas deste guia, você pode aumentar suas chances de lançar uma campanha de marketing viral bem-sucedida na primeira tentativa.