- 03/06/2022
- by admin
- Prospecção de Clientes, Tráfego Local, Tráfego na Internet, Tráfego Pago
- 0 Comments
O marketing local começa com algumas etapas fáceis de implementar que você pode começar hoje mesmo. Aqui estão algumas ideias rápidas e simples para melhorar o marketing local da sua empresa.
Sumário
1. Otimize seu site (e localize-o).
A otimização do site é fundamental para direcionar o tráfego, mas seu site está otimizado para usuários locais?
Você não apenas deve seguir as melhores práticas de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), como o emprego de pesquisa de palavras-chave para informar o conteúdo do seu site, mas também garantir que seu site ofereça uma experiência móvel de alto nível.
Mais da metade do tráfego que chega a sites é de dispositivos móveis.
Se você tem um site que é agradável e simplificado, com texto grande para ler em uma tela pequena e botões grandes para clicar facilmente, você terá mais facilidade em atrair negócios locais.
Além dessas recomendações, que são fundamentais para qualquer estratégia de marketing digital, seu site também deve ser localizado.
Isso significa determinar palavras-chave e frases-chave com base no SEO local, pergunte a si mesmo:
O que o mercado local está pesquisando no Google?
Uma boa regra geral é mencionar frequentemente sua comunidade ou comunidades próximas.
Se você estiver segmentando um público regional, considere adicionar um idioma ao seu site, como “atender à área de três estados”, por exemplo.
Você pode melhorar ainda mais seus insights locais de SEO, aproveitando ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave, como Google Analytics, Google Trends e Google Search Console, para informar precisamente quais termos locais você deve incorporar.
Quanto mais você otimizar seu site para pesquisa local, mais clientes locais provavelmente acessarão suas páginas da web.
Tenha um bom SEO, veja se as tags de título e os metadados do seu site estão atualizados, se o que está publico condiz com o título.
Existem algumas partes diferentes de metadados, mas a maioria das pessoas só precisa se preocupar com a meta descrição e a tag de título.
A tag de título refere-se aos 60 caracteres que os usuários do mecanismo de pesquisa veem na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).
Manter uma tag de título relevante para sua marca e localização, mas com menos de 60 caracteres é o ideal.
A meta descrição tem menos probabilidade de influenciar a classificação de pesquisa, mas pode melhorar as taxas de cliques, sinalizando aos usuários precisamente que tipo de informação eles podem encontrar na página da web.
Os dados mostram que uma meta descrição de qualidade pode ajudar na taxa de cliques.
Por outro lado, para um negócio como um restaurante que quer que as pessoas liguem, ter um número de telefone na meta descrição é enorme.
As meta descrições devem sempre ter 160 caracteres ou menos.
A tag de título e a meta descrição podem ser editadas nas ferramentas do administrador da plataforma de hospedagem que você usa.
Para muitos proprietários de pequenas empresas, o WordPress oferece uma função de SEO fácil de usar.
3. Configure páginas de destino locais para todos os locais de sua empresa.
Se sua empresa tiver vários locais, você deve criar uma página individual para cada local em seu site para promover seus esforços de localização.
Muitas vezes haverá empresas com muitos locais diferentes, mas eles não incluem páginas com informações sobre esses locais diferentes em seu site.
Essas páginas devem incluir cada local, instruções sobre como chegar lá e quais são os horários das lojas.
Essas páginas devem incluir conteúdo específico sobre sua empresa.
Por exemplo, um agente imobiliário com sede em Nashville, Tennessee, não deve apenas listar em seu site que é um “agente imobiliário”.
Em vez disso, incluir a frase-chave “corretor imobiliário líder em Nashville” sinaliza para os mecanismos de pesquisa onde o agente está baseado e ajuda a fornecer resultados para um público local.
Também considera como as pessoas estão procurando por corretores de imóveis; eles não querem apenas qualquer um, eles querem “os melhores” ou “líderes” agentes imobiliários.
4. Reivindique sua listagem do Google Meu Negócio.
Uma das estratégias de marketing local mais fáceis e eficazes que você pode empregar imediatamente é reivindicar sua listagem do Google Meu Negócio.
O Google Meu Negócio fornece aos usuários do mecanismo de pesquisa informações como sua localização, horário da loja, direções, informações de contato e muito mais diretamente na SERP.
Reclame seu painel de conhecimento do Google Meu Negócio e certifique-se de que ele esteja atualizado.
Especialmente durante o COVID-19, verifique se ele reflete o horário atual da loja e explica com precisão quaisquer restrições, como apenas para viagem ou entrega.
Você também deve reivindicar listagens locais em outros sites de terceiros, como o Yelp.
Quanto mais lugares os usuários puderem encontrar sua empresa (junto com as informações de localização), melhor será o sucesso do marketing local.
O marketing de mídia social é extremamente importante quando se trata de marketing online local.
Assim como seu site, suas páginas de mídia social devem ser otimizadas e localizadas.
Isso significa fornecer informações atualizadas, como a localização da sua empresa, informações de contato e horário de funcionamento da loja.
Isso também significa manter uma conta de mídia social ativa.
Você pode pré-programar postagens de mídia social usando ferramentas como o Hootsuite.
Do ponto de vista das pequenas empresas, a mídia social gira em grande parte em torno da comunicação sobre negócios, reaberturas ou promoções. Muito disso é apenas gerenciamento de reputação.
6. Incentive comentários positivos de usuários e envolva-se online.
Incentive seus clientes satisfeitos a deixar comentários positivos online, seja no Google Maps, Facebook, Yelp ou em qualquer outro lugar.
Você pode até incentivá-los a deixar comentários positivos com descontos ou promoções, como sorteios ou brindes.
Você também deve gastar tempo respondendo às avaliações que seus clientes deixam online.
Seja sempre sincero e evite copiar/colar respostas genéricas.
Na maioria das vezes, responda às pessoas com autenticidade, humildade e honestidade, seja uma crítica negativa ou positiva.
Defina uma hora por semana apenas para analisar, responder e certificar-se de que não é apenas uma resposta genérica.
Os usuários ficam desanimados com isso e sentem que não são ouvidos.
7. Organizar ou patrocinar eventos da comunidade local.
O marketing digital é muito bom, mas construir uma ponte do mundo real entre seu público e sua marca é inestimável.
Considere patrocinar ou hospedar um evento local sempre que possível para aumentar a visibilidade da marca em sua comunidade local.
Essa também é uma ótima maneira de conseguir cobertura da imprensa local, o que aumenta suas chances de ser encontrado online por um público local.
8. Utilize e-mail marketing localizado.
As estratégias de marketing por e-mail têm alguns dos custos mais baixos entre muitas das estratégias de marketing disponíveis para você.
A maior parte do custo está associada à obtenção de endereços de e-mail valiosos.
Infelizmente, não há nada em um endereço de e-mail que diga onde o usuário está localizado, existem técnicas de coleta de e-mail que você pode começar a usar que filtram os usuários por local.
A técnica mais fácil é ter uma ficha de inscrição em sua loja, de preferência pelo caixa, ou em estandes ou eventos que você patrocina para que os consumidores interessados vejam e se inscrevam para receber atualizações e promoções de você.
9. Experimente uma campanha de mala direta.
A mala direta é um método muito mais barato de atingir os clientes do que parece.
O que você paga em selos pode ser recuperado ao não pagar por listas de discussão e direcionamento profissional.
Você pode segmentar com frequência a demografia principal observando os bairros que se encaixam na demografia do seu público-alvo.
10. Faça parcerias com outras empresas locais.
A parceria com outras empresas pode ser uma ferramenta poderosa.
Essas alianças podem multiplicar o alcance total de ambas as empresas.
Isso funciona melhor quando você encontra empresas com valores e objetivos semelhantes (e que não competem diretamente com sua empresa).
Você e seus negócios parceiros, por exemplo, podem co-patrocinar eventos.
Você pode trabalhar em conjunto com seu conteúdo de SEO para garantir um relacionamento mutuamente benéfico.
Você também pode vincular um ao outro, e quando essas estratégias são seguidas, todo esforço que você coloca na divulgação é multiplicado pelos esforços de seus negócios parceiros.
Pense globalmente, anuncie localmente
Quando se trata de otimizar suas propriedades digitais para um público local, há muito que você pode fazer com pouco ou nenhum custo para o seu negócio.
Configurar um site otimizado e localizado, dar o mesmo tratamento às suas páginas de mídia social e reivindicar sua listagem do Google Meu Negócio são os melhores lugares para começar.
A partir daí, passe algum tempo engajando seu público local tanto online quanto no mundo real.
Responda a avaliações e organize eventos comunitários para aumentar sua visibilidade e criar um vínculo mais forte entre sua marca e seu público.
Se você administra um negócio que depende absolutamente do envolvimento local ou simplesmente deseja melhorar seu marketing local, essas táticas são fáceis, acessíveis e eficazes.
Veja que tipo de impacto sua empresa pode causar em sua comunidade implementando essas estratégias de marketing local hoje.
Principais conclusões:
- Muitas estratégias de marketing local são gratuitas para implementar e podem ser facilmente realizadas.
- Comece atualizando seu site e listagens on-line com a localização da sua empresa.