- 21/11/2024
- by admin
- Gatilhos Mentais, Marketing, Prospecção de Clientes
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Hoje, existem dezenas de teorias sobre a melhor forma de atrair os clientes.
Um método popular é a marca sensorial.
O marketing sensorial, também conhecido como publicidade sensorial, é uma forma de atrair todos os cinco sentidos do seu público usando o apelo sensorial.
Ele se concentra na criação de conteúdo que usa os sentidos da visão, tato, som, olfato e paladar.
A marca sensorial ou marketing multissensorial está provando ser uma forma eficaz de capturar um público e tornar sua marca inesquecível.
Algumas pessoas gostam de ver imagens, outras gostam de ouvir áudio, enquanto outras são atraídas pelo toque ou pelo cheiro.
Todos esses apelos sensoriais podem ser utilizados no marketing de produtos e serviços.
Neste artigo, discutimos a definição de marketing sensorial e respondemos à pergunta: “O que é marca sensorial?” Também veremos o papel que ela desempenha no marketing de produtos e serviços.
Sumário
O que é marketing sensorial?
Este conceito pode não ser familiar para a maioria das pessoas – elas provavelmente perguntariam: “O que é marketing sensorial?” Pode haver várias maneiras de descrever o marketing sensorial, mas a definição do marketing sensorial permanece a mesma.
Simplificando, o marketing sensorial envolve a implementação de uma campanha de marketing que apela aos cinco sentidos do público: visão, som, tato, paladar e olfato.
O marketing sensorial envolve muitas técnicas que são usadas para atingir os sentidos do cliente e influenciar seu comportamento com base em como sua marca e suas táticas os fazem se sentir.
Usar os sentidos da mídia em campanhas de publicidade e marketing pode influenciar muito seu público e sua decisão de comprar seu produto.
Estudos têm mostrado que um determinado apelo sensorial pode influenciar a forma como uma pessoa percebe um objeto ou atividade quando associado a essa experiência sensorial.
Por exemplo, os pesquisadores descobriram que sentir calor pode levar uma pessoa a se conformar.
Da mesma forma, abrir um Hershey’s Kiss e ouvir o som do foil desperta emoções positivas que o consumidor associa a felicidade e conforto.
Apelar para os sentidos é eficaz na promoção de produtos para os consumidores, e é por isso que a publicidade sensorial pode alcançar grandes resultados.
O marketing de sentidos é uma abordagem simples, mas eficaz para influenciar os consumidores a comprar um produto ou serviço.
O que é Sensory Branding?
Agora que respondemos à pergunta, o que é marketing sensorial? podemos discutir um tipo de marketing denominado marca sensorial. O que é marca sensorial e em que difere do marketing sensorial?
Assim como a definição de marketing sensorial, a marca sensorial envolve apelar aos sentidos, mas com um objetivo específico.
A marca sensorial se concentra no uso de um ou mais apelos sensoriais para associar à sua marca.
Um exemplo seria como a fabricante de carros de luxo BMW amplifica os sons do motor usando os alto-falantes do carro como uma forma de demonstrar a potência do carro.
Quando as empresas identificam quais recursos sensoriais desejam usar ao promover seus produtos, elas escolhem seu próprio método de branding sensorial.
As estratégias de marketing multissensorial precisam se adequar a um determinado produto.
Por exemplo, os fabricantes de perfumes podem visar naturalmente o sentido do olfato.
Por outro lado, restaurantes e empresas alimentícias podem influenciar o paladar de uma pessoa.
Não importa quais sentidos a estratégia de marketing uma empresa decida em última instância, ela precisa se adequar à sua marca.
Por que o marketing sensorial funciona?
Hoje, um bom marketing tem tudo a ver com a experiência do cliente. Isso é verdade tanto para algo como o design de um site quanto para a criação de produtos.
Se o usuário não estiver se divertindo, nada disso importa.
Como você pode imaginar, o marketing sensorial se encaixa muito bem nesse conceito.
Como se trata de aprimorar a experiência do cliente, o marketing sensorial se tornou uma tática preferida para muitas marcas multinacionais.
Por exemplo, Abercrombie & Fitch e Dunkin ‘Donuts, ambos usaram marketing sensorial para aumentar as vendas em um estabelecimento da Coreia do Sul em 29 por cento.
O marketing sensorial oferece uma experiência completa. Por esse motivo, ele se destaca como uma forma interativa única de atrair a atenção do público.
Às vezes, você pode precisar se concentrar em mais de um dos sentidos da mídia para causar um impacto maior e obter melhores resultados.
Como apelar aos sentidos do seu público
Embora o Dunkin ‘Donuts possa parecer um candidato óbvio para o marketing sensorial, você pode questionar a adequação da sua própria marca para o processo.
Felizmente, essa tática é muito adequada para uma variedade de setores. Veja como aplicá-lo ao seu:
Combine o senso de marketing com a emoção
As emoções estão influenciando o marketing hoje mais do que antes. Se você deseja fazer seus clientes acreditarem em sua marca, você deve começar fazendo um apelo emocional.
Marcas como o Airbnb fazem isso lindamente – sua campanha “Belong Anywhere” é um ótimo exemplo.
Pense desta forma: quanto mais profundamente você conseguir se conectar emocionalmente com seus leitores, maior será a probabilidade de eles se lembrarem de sua marca.
Isso, por sua vez, lhe dará a oportunidade de apelar para os outros sentidos da mídia também.
Brinque com o Sentido do Olfato
Quando a Dunkin ‘Donuts usou o marketing sensorial na Coreia do Sul, lançou um aroma de café no ar enquanto tocava o jingle da empresa.
Mesmo que isso pareça extremo demais para sua marca, ainda existem maneiras de brincar com o olfato dos clientes.
Duas opções inteligentes incluem colocar anúncios perfumados nas principais revistas ou usar uma fragrância de marca registrada em suas lojas.
O olfato é um sentido poderoso, e testes mostraram que cheiros agradáveis podem melhorar o humor em 40%. Encontre uma maneira de incorporar o perfume em sua marca e ficar com ele.
No entanto, uma observação sobre o uso de odores em sua publicidade: certifique-se de que qualquer perfume que você usar não seja opressor.
Embora o perfume tenha o potencial de criar memórias positivas, ele tem o mesmo potencial de repelir o público. Abordei esse sentido com cautela e intenção.
Incluir Som no Marketing de Sentidos
O som assume muitas formas na publicidade. Pode ser o jingle “Como um bom vizinho …” da State Farm ou um slogan que você não consegue tirar da cabeça.
Hoje, a publicidade sensorial exige que todas as marcas encontrem uma maneira de usar o som em seus esforços de branding.
Se parecer difícil, você pode confiar que sempre há uma maneira de fazer isso.
Considere a gigante de lingerie Victoria’s Secret, por exemplo, que toca música clássica em suas lojas para fazer os clientes se sentirem parte de uma experiência de compra exclusiva.
Em um estudo de 2018, a Mood Media descobriu que 75% dos clientes permanecerão em uma loja se gostarem da música.
Crie sentidos de marketing para o toque
O toque é um sentido poderoso e é fácil para a maioria das marcas capitalizar. Praticamente sempre há uma maneira de sua marca aproveitar as vantagens da textura.
Isso pode significar usar cartolina pesada e de alta qualidade para seus anúncios enviados ou ir mais longe para garantir que seus produtos fiquem bem nas mãos de um cliente.
Não importa como você o incorpore, certifique-se de não negligenciar essa oportunidade sensorial essencial em seu marketing.
Use o marketing de sentido visualmente atraente
A visão é, obviamente, um dos sentidos mais poderosos do mundo da publicidade. Felizmente, é também um dos sentidos de marketing mais fáceis de aproveitar ao máximo.
Para enfatizar o valor da visão, certifique-se de que o site da sua empresa seja bonito e atraente para os clientes ou contrate um profissional para projetar suas mídias sociais ou gráficos publicitários.
A cor é um grande componente da visão, e marcas como Coca-Cola e Virgin Airlines encontraram maneiras de usar a cor para promover o reconhecimento da marca para seus produtos.
Os logotipos dessas marcas são instantaneamente reconhecidos em todo o mundo.
Se você ainda não tem um esquema de cores para sua empresa, agora é um ótimo momento para criar um.
Contrate uma empresa profissional de web design se você não se sentir confortável em fazer isso sozinho. Uma vez que a cor diz muito sobre a sua marca, vale a pena investir nesta etapa de marketing.
Marketing sensorial para ajudar a construir sua marca
Hoje, aproveitar as vantagens do marketing sensorial é uma das maneiras mais inteligentes de as marcas despertarem emoções e manterem o engajamento.
Além disso, está disponível para marcas de todos os setores e especialidades.
Portanto, independentemente de você vender roupas ou produtos de tecnologia, os sentidos do marketing são uma abordagem que você pode usar para fazer sua marca crescer usando uma campanha de marketing multissensorial que complementa seu negócio.
Projetado para colocar a importância da experiência do cliente em primeiro plano, o marketing sensorial é um método poderoso para qualquer empresa que deseja tornar suas interações com os clientes mais significativas e atraentes.
Além do mais, é acessível e fácil de usar e, quando você acerta, tem o potencial de revisar sua estratégia de marketing.
Para saber mais sobre marketing sensorial ou para começar a usar apelo sensorial para sua marca, entre em contato com os especialistas da Thrive Internet Marketing Agency hoje mesmo.