- 07/11/2022
- by admin
- Copy, Gatilhos Mentais
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O conteúdo só terá sucesso se for capaz de agradar tanto as pessoas quanto os pesquisadores.
Já demos algumas dicas interessantes sobre o que deve ser feito para garantir a qualidade do que você escreve para conquistar seu público.
Agora, vamos compartilhar algumas lições para otimizar suas páginas e torná-las mais atraentes para os bots dos mecanismos de busca – o que contribui para uma boa classificação.
Sumário
CTA
Como mencionado, o CTA é uma das estrelas do copywriting.
Ele aparece no final do texto e indica ao leitor a próxima ação que deve tomar, como preencher um formulário, baixar algum material, ler outro conteúdo ou assinar uma newsletter.
Isso é muito importante e deve ser pensado de forma estratégica, a fim de manter o visitante em seu blog por mais tempo e assim interagir mais com seu conteúdo.
Experiência do usuário (UX)
Garantir que a Experiência do Usuário seja positiva é uma das maiores necessidades da atualidade.
Caso contrário, seu leitor certamente procurará outro site ou blog que atenda aos seus desejos de forma mais agradável.
Para isso, é muito importante observar, por exemplo, a formatação do seu texto, o tamanho da fonte escolhida e os aspectos visuais, como imagens e design da página, a fim de garantir que o usuário possa ler e entender tudo o que está confortavelmente presente na página, independentemente da plataforma usada – celular, tablet ou desktop.
Palavras-chave
É analisando as palavras-chave que os mecanismos de busca entendem o assunto que seu post aborda, possibilitando que seu público te encontre.
Para que essa estratégia funcione corretamente, o ideal é que a palavra-chave apareça pelo menos 3 vezes, sem contar o título, nos seguintes locais:
- introdução;
- um dos subtítulos, sempre que possível;
- conclusão.
Legibilidade
Legibilidade é a técnica que possibilita digitalizar uma postagem e ler o texto de forma dinâmica, acelerando o entendimento do que será abordado nela.
Como temos cada vez menos tempo para nossas atividades, qualquer estratégia que vise facilitar a vida do leitor é bem-vinda, além de ser considerada positiva para os buscadores.
Criação de links
Ao fazer link building, você deixará seu conteúdo ainda mais rico e completo. Você pode investir em:
- links internos : mantêm o leitor no blog por mais tempo, facilitando o acesso a outros conteúdos e otimizando o desempenho do blog nos buscadores;
- links externos : são muito úteis para verificar informações e pesquisas, aumentando assim a credibilidade do conteúdo que você produz e publica;
- guest posts : faça com que sua autoridade nos mecanismos de busca cresça significativamente, de modo que as parcerias entre empresas que abrem as portas do seu blog para que os autores da marca parceira escrevam sejam muito comuns.
Copywriting é “manipulação”?
O copywriting já foi alvo de críticas, principalmente nas últimas décadas, em que suas metodologias foram aprimoradas com a introdução de conceitos da psicologia comportamental e da neurociência.
Alguns especialistas e influenciadores se perguntam qual seria o limite entre uma boa prática de persuasão e uma tentativa de manipulação em si.
Afinal, estamos “levando as pessoas a uma ação específica”, certo?
Esse questionamento persegue diversas áreas do marketing desde seus primórdios como campo de estudo, mas quando analisamos o assunto em detalhes, fica claro que há muito mais desinformação sobre o campo do que “manipulação”, na verdade.
O que é ser persuasivo
Estamos sempre tentando convencer os outros a aceitarem nossas opiniões, e outras pessoas fazem exatamente o mesmo conosco, desde uma entrevista de emprego até uma discussão sobre política em uma mesa de bar, desde uma proposta de relacionamento até a escolha de um prato no jantar.
O que psicólogos, neurocientistas, publicitários e redatores fizeram nos últimos anos foi apenas desvendar esse processo e adaptá-lo à comunicação das empresas.
Também é importante notar que as pessoas nunca estiveram tão atentas e informadas.
Empresas e profissionais que praticam atos abusivos não são apenas criticados com frequência, mas também rapidamente denunciados.
Os “limites” de uma boa cópia
Não existe um manual oficial que explique as boas e más práticas de copywriting.
No entanto, como se trata de comunicação corporativa, todas as regras sobre publicidade enganosa descritas por órgãos governamentais também se aplicam à produção de conteúdo copywriting.
Em geral, o que um redator nunca deve fazer é apresentar informações ou promessas falsas e usar artifícios que “desarmem” o consumidor , ou seja, tirem seu poder de escolha ou seu direito de reclamar.
O conteúdo de copywriting é sempre sobre técnicas de persuasão, gatilhos mentais e outras ferramentas de comunicação, mas não esqueça que, antes de tudo, o objetivo de um bom copy é ter uma conversa franca com seu público.