- 07/11/2022
- by admin
- Copy, Tráfego na Internet
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Escrever bem é essencial, mas não o suficiente se você pretende transformar seu leitor em cliente.
Existem 3 mandamentos básicos que devem ser respeitados na produção de qualquer conteúdo para Marketing Digital (seja um texto, um microtexto, um vídeo, um podcast, um e-mail):
- inspirar o leitor;
- criar um relacionamento com a marca;
- motivar os leitores a agir sobre o serviço ou produto.
Além desses princípios, ao planejar uma estratégia de copywriting, alguns outros elementos também devem ser considerados para que seu conteúdo seja benéfico tanto para você quanto para o seu leitor. Confira abaixo os mais importantes!
Sumário
1. Pesquisa
Um blog não se torna uma referência sobre um determinado assunto por acaso.
Só terá sucesso se o conteúdo for incrível e realmente satisfizer todas as necessidades do público.
Por isso, é preciso muita pesquisa e dedicação, para produzir o melhor conteúdo possível, ou seja, uma peça que seja realmente relevante para a persona, capaz de entretê-la e educá-la.
2. Objetivo
Não pense que a publicação de posts deve acontecer indiscriminadamente.
Procure estabelecer metas e um caminho para o cliente dentro do funil de vendas.
Para auxiliá-lo nessa jornada, uma prática amplamente adotada é o calendário editorial.
Com ele, você poderá publicar conteúdos estrategicamente e lançar campanhas, incluindo o aproveitamento de feriados e aniversários.
Lembre-se que esses dados também serão importantes caso sua empresa contrate um serviço de automação de marketing.
3. Exclusividade
É inútil produzir mais do mesmo.
Se o seu site ou blog entregar apenas o mesmo conteúdo básico que é facilmente encontrado em outros endereços do segmento em que você atua, nunca atrairá a atenção da sua persona.
Para se destacar e conquistar a confiança do seu leitor, um dos elementos essenciais do copywriting é a exclusividade.
Seja criativo, invista em pesquisas e garanta que seu conteúdo seja único, com informações novas e relevantes para sua persona.
4. Otimização
Você entenderá mais tarde a relação entre copywriting e SEO (Search Engine Optimization).
Por enquanto, o ideal é que você já tenha em mente que o SEO é muito importante para garantir que seu site tenha uma boa posição nos rankings de busca do Google, ou de qualquer outro buscador, e seja encontrado pelos usuários.
5. Análise
Assim como o relacionamento com o cliente não termina quando uma venda é fechada, seu trabalho não termina quando o post é publicado.
Acompanhe de perto as métricas , veja se o conteúdo está funcionando bem, verifique quais táticas devem ser aproveitadas e identifique aquelas que precisam ser evitadas.
Ao analisar seus resultados, você estará mais informado para tomar decisões e viabilizar o sucesso do seu site ou blog.
Quais são as 14 principais técnicas de copywriting?
Algumas técnicas devem ser adotadas para garantir que o copywriting seja uma estratégia de sucesso. Abaixo, listamos os mais importantes.
1. Saiba quem é seu público-alvo
Novamente: você deve saber para quem está escrevendo ou não terá tantos acessos quanto gostaria.
Primeiro, defina sua persona. Este é um personagem semi-ficcional que representa seu cliente ideal a partir de dados reais.
É importante definir idade, sexo, ocupação, interesses, hobbies e qualquer outro tipo de informação que seja relevante para entender o perfil e o comportamento dessas pessoas.
Dessa forma, será possível criar conteúdo voltado para seus clientes em potencial, com estilo e abordagem que se aproximem da realidade deles, aumentando a possibilidade de conversões.
2. Defina o tom e o linguagem corretas
Por falar em abordagem, é fundamental estabelecer o tom e a linguagem que serão adotados em seu conteúdo.
Depois de definir a persona, você terá facilitado muito essa tarefa.
3. Crie títulos matadores
O título é o primeiro contato que seu leitor tem com seu conteúdo e também é um dos elementos mais relevantes para os buscadores.
Existem vários formatos de título: pode começar com números, sugerir uma pergunta, apresentar o tema e depois fazer uma ligação, fazer uma provocação, entre muitas outras formas.
O importante é que seja direto, ou seja, que o assunto seja bem claro sobre o que o conteúdo aborda, ou qual solução ele entrega, contenha a palavra-chave e não ultrapasse 55 caracteres, para garantir que ela apareça completa na busca página de resultados.
4. Crie uma conexão com o leitor
Para estabelecer uma relação de confiança entre você e seu cliente em potencial, você precisa criar uma conexão com eles.
Assim, ao planejar um determinado conteúdo, liste as estratégias que devem ser adotadas para que o leitor sinta que foi escrito pensando nele.
Você não vai simplesmente vender seu conteúdo ou serviço, mas mostrar ao visitante do seu blog que você oferece exatamente o que ele precisa por meio de conteúdo educacional e rico.
5. Use verbos de ação
Como provocar um senso de urgência no leitor?
Ou a sensação de que, se eles não seguirem sua liderança, provavelmente perderão uma oportunidade incomparável?
Lembre-se que o principal objetivo do copywriting é fazer com que o visitante do seu blog ou site siga a ação definida por você.
Para que o leitor entenda a mensagem e saiba o que deve ser feito, recomenda-se o uso de verbos no imperativo, principalmente no título, nos subtítulos e no CTA.
Confira alguns exemplos:
- title : Compreender a importância de uma gestão adequada das redes sociais;
- subtítulo : Avalie as métricas;
- CTA : Agora que você aprendeu a gerenciar as redes sociais de forma otimizada, baixe nosso ebook e tire todas as suas dúvidas sobre como ganhar mais seguidores!
6. Faça comparações
A humanidade tem usado analogias e metáforas desde os tempos antigos para esclarecer ideias, e existem algumas razões pelas quais essa estratégia funciona tão bem.
Primeiro, as pessoas são mais receptivas a informações familiares.
Afinal, o esforço empregado para compreender um conceito totalmente novo é muito maior do que o necessário para compreender algo que já é conhecido ou implícito.
Além disso, nosso cérebro constrói novas memórias de outras pessoas, estabelecendo conexões entre elas.
Portanto, se você conseguir trazer um conceito familiar ao leitor e associar essa informação à ideia que está transmitindo, as chances de solidificar o conteúdo na mente dele se tornam muito maiores.
No entanto, é importante evitar comparações diretas com a concorrência, principalmente se suas linhas reduzirem produtos ou serviços de outras empresas.
Além de não ser uma conduta ética, esse tipo de atitude desperta suspeitas.
7. Use números e pesquisas
Se você usar números no título, quem estiver lendo já terá noção de quantas dicas serão dadas ao longo do artigo.
Por exemplo: “Saiba mais sobre 9 métricas importantes para um call center”.
Se a sua intenção é comprovar a informação que está sendo dada, dar ainda mais credibilidade ao que está dizendo, cite dados e pesquisas, sem esquecer de vincular a URL de onde você obteve a informação.
Falaremos de alguns erros comuns nas próximas seções, mas já podemos dizer que expressões como “segundo pesquisadores…” dão a sensação de que a mensagem não é verdadeira.
8. Antecipar objeções
Um dos principais objetivos do copywriting é quebrar objeções, ou seja, aquelas dúvidas que seu seguidor ou prospect tem sobre sua empresa ou produto.
Essas objeções devem ser identificadas previamente durante a pesquisa e criação da persona, mas podem ser aprimoradas e atualizadas de acordo com o comportamento do seu público e, também, dos seus concorrentes.
Como um bom vendedor, o redator precisa estar pronto para lidar com qualquer dúvida do leitor.
9. Trabalhe em sua capacidade de persuasão
Como a persuasão está no centro de uma boa estratégia de copywriting, é essencial conhecer alguns princípios psicológicos para aumentar seu poder de convencimento.
Robert Cialdini, em seu best-seller “Influência: A Psicologia da Persuasão”, esclarece que o comportamento humano é guiado por algumas leis fundamentais. Veja cada um deles abaixo:
- reciprocidade : por natureza, os seres humanos tendem a responder a uma ação com outra ação equivalente, portanto, se você deseja que um consumidor faça algo por você, precisará entregar algo de valor a ele primeiro;
- prova social : como as pessoas são influenciadas por outras, depoimentos e histórias de sucesso são formas poderosas de aumentar a credibilidade do seu conteúdo;
- afeto : como tendemos a nos conectar mais fácil e profundamente com pessoas que se parecem conosco, tendemos a dar mais atenção e respeito ao vendedor que vive ou passou por um problema semelhante ao nosso;
- autoridade : este princípio sugere que as pessoas são mais propensas a respeitar aqueles que julgam como “superiores”, não no sentido literal da palavra, mas em um determinado assunto, por exemplo;
- coerência : quando as pessoas se comprometem publicamente com algo, sentem-se psicologicamente pressionadas a se comportar e entregar o resultado anunciado;
- escassez : esse gatilho é ativado quando percebemos a possibilidade de perder algo e aguçamos nosso desejo para nos livrarmos do sentimento de perda.
Você provavelmente já se deparou com muitos artigos e anúncios que exploram esses princípios e é bom começar a usá-los também em seu conteúdo, mas com moderação.
Uma vez identificado o uso indiscriminado desses gatilhos, o efeito é simplesmente o oposto. Portanto, use esse conhecimento apenas como base para seus argumentos, nunca os apresentando explicitamente.
10. Conte histórias
Uma das maneiras mais interessantes e eficazes de atrair a atenção e envolver o público é contar uma história convincente.
Essa estratégia é conhecida como Storytelling e seu principal objetivo é criar uma forte conexão com seu público.
As histórias são uma das premissas da comunicação. Por serem mais profundos e sensíveis, evocam emoções e memórias, além de demonstrar empatia ao fazer com que as pessoas experimentem as informações que recebem.
Só tome cuidado para não exagerar. Afinal, uma história persuasiva não exige os detalhes e nuances de uma obra literária.
Na verdade, o Storytelling é apenas uma ferramenta para enriquecer sua conversa com o leitor e tornar essa interação mais humana, já que não há nada mais humano do que o storytelling, certo?
11. Faça perguntas que obtenham respostas positivas
“Em um texto publicitário, vou fazer uma pergunta aqui e ali, mas muitas vezes vou colocá-la como uma afirmação, você sabe, uma daquelas afirmações que fazem os leitores concordarem com a cabeça.” (Parris Lampropoulos)
Ao fazer uma pergunta, estruture-a de modo que também seja uma afirmação.
Assim, o leitor sentirá que, ao concordar com o que está dizendo, estará reforçando uma verdade indiscutível.
12. Escreva como você fala
Pense bem, se você escreve de forma parecida com a que fala, acontece um fenômeno interessante: o texto fica muito mais natural, permite aproximar-se do leitor, ajuda a contar histórias e até facilita a leitura.
Oh! Outro ponto importante é que, naturalmente, não parece que você está prestes a anunciar uma venda, mas sim que está recomendando algo, como um amigo.
E esta é uma abordagem muito mais eficaz, você não acha?
13. Enfatize o tema principal do conteúdo
“Acerte o assunto uma vez. Então volte e acerte novamente.
Em seguida, acerte-o uma terceira vez, com um ‘golpe tremendo’”. (Richard Perry)
Metáforas esportivas à parte, o que essa frase significa é que todo texto tem uma introdução, o desenvolvimento de ideias e uma conclusão.
Por isso, é muito importante reforçar o assunto principal em todo o seu conteúdo.
Digamos que você precise falar sobre os benefícios para a saúde do chá verde.
Nesse caso, o ideal é que você introduza o chá verde na introdução, desenvolva ao longo do texto quais são os benefícios dele para a saúde e reforce a importância do produto na conclusão.
14. Venda os benefícios e a experiência
Mais importante do que falar das características é explicar os benefícios e a experiência que o cliente está prestes a adquirir.
Lembra das regras de vendas que falamos logo após definirmos o conceito de copywriting?
Não gostamos da ideia de sermos convencidos a comprar algo e, quando o fazemos, é por razões emocionais, não racionais.
Ao listar as características do seu produto ou conteúdo, você apela apenas para o lado racional.
No entanto, focando em descrever os benefícios e a experiência, a conexão é emocional e o próximo passo se torna algo mais natural.
É possível criar uma cópia perfeita?
Um dos trabalhos de redação de maior prestígio remonta ao tempo em que o termo ainda era restrito a redatores de publicidade americanos.
Em 1957, David Ogilvy, considerado por alguns autores como o pai da publicidade moderna, criou a famosa campanha do carro Rolls-Royce com um texto de apenas 607 palavras e um título de tirar o fôlego escolhido por meia dúzia de editores de sua agência entre 26 opções criadas por eles.
O anúncio intitulado “A 60 milhas por hora, o barulho mais alto neste novo Rolls-Royce vem do relógio elétrico” elevou o status da marca e dobrou as vendas do veículo no ano seguinte.
Claro que a proposta da Ogilvy na época era bem diferente da forma como a comunicação corporativa é tratada hoje, mas a história ajuda a ilustrar a importância de alguns elementos em um artigo, no caso o título, e o poder que um texto bem escrito texto representa.
Se você está pensando em se tornar um redator, listamos abaixo algumas habilidades que você deve ter ou aprimorar.
Estimule sua criatividade
Para se tornar um redator, não tem outro jeito: você precisa ser muito criativo.
Manter-se atualizado sobre as tendências e novidades são formas de surpreender o leitor e manter sempre sua produção alinhada com o que ele espera.
Tenha em mente que o plágio é crime e pode ter sérias consequências. Além disso, robôs de buscadores, como os do Google, estão sempre visitando as páginas e verificando se o material disponibilizado é realmente original.
Caso encontrem alguma irregularidade, pode ter certeza que seu blog ou site será punido.
Criar autoridade
Já falamos sobre a importância de fazer uma pesquisa aprofundada e produzir conteúdo original e de qualidade, pois esses são fatores essenciais para torná-lo um especialista em um tema.
Além disso, serão relevantes para manter sua autoridade e fazer de você uma referência em seu nicho.
Não publique nada em seu blog se tiver dúvidas sobre a veracidade das informações.
Também é recomendável que você sempre faça uma análise criteriosa de suas fontes , a fim de evitar a disseminação de dados ou informações que, por serem falsas, afetarão sua imagem.
Seja persuasivo
Não basta ser criativo e ter autoridade para falar sobre um assunto.
Para que alguém realmente siga o que você está falando, use a persuasão é um atributo.
Ao melhorar essa habilidade, você conseguirá convencer e incentivar os visitantes a visitarem seu blog ou site apenas por meio de seu conteúdo.
Seja direto
Não tenha dúvidas: se você sair por aí falando sobre um assunto, com certeza o leitor procurará outro blog que possa entregar o que ele procura de forma mais clara e objetiva.
Considere que cada conteúdo tem um papel diferente a desempenhar e que textos de 100 palavras não terão o mesmo desenvolvimento e complexidade de 3000 palavras.
Mas em todos os casos, certifique-se de que o que você está falando é realmente relevante para o leitor.