- 24/11/2024
- by Ariane Gonçalves
- Construção de Link
- 0 Comments
Sumário
A plataforma de publicidade online do Google foi lançada em 20 de outubro de 2000.
Desde então, muitos mitos surgiram em torno do Google Ads e isso significa que os empreendedores costumam abusar do potencial de suas marcas, queimar orçamentos ou até desistir completamente de suas campanhas do Google Ads.
Abaixo você pode ver os 16 principais mitos sobre o Google Ads. Continue lendo nosso artigo para descobrir se algum desses problemas atrapalha seus negócios.
Mito - ninguém clica no Google Ads
Se isso fosse verdade, o Google provavelmente não seria a maior empresa de mídia do mundo. A receita de publicidade em 2017 foi de mais de US $ 100 bilhões.
Conforme mostrado pelas estatísticas, um anúncio bem preparado e preciso é clicado voluntariamente pelos usuários da Internet e a maioria deles trata os links patrocinados como respostas a perguntas ou frases, em vez de anúncios.
Então, de onde vem esse mito?
Bem, provavelmente se perpetua devido ao fato de que há pessoas que deliberadamente não clicam nos anúncios.
São, por exemplo, os que procuram na rede informações específicas mas não estão necessariamente interessados em efetuar a compra, por isso, quando veem que um anúncio patrocinado apresenta uma oferta específica, simplesmente pulam.
Do outro lado do espectro, também existem usuários que clicam intencionalmente nos anúncios.
Muitas vezes, são pessoas mais conscientes e dispostas a comprar, que procuram um local que ofereça produtos que vão ao encontro das suas expectativas. Nesse caso, o poder de compra dos usuários é visivelmente maior.
Esses clientes não apenas clicarão avidamente em anúncios que satisfaçam suas necessidades, mas também estarão mais propensos a fazer uma conversão após serem redirecionados ao site.
Mito - o Google Ads trata apenas de anunciar no mecanismo de pesquisa
Há uma razão pela qual, após quase 18 anos de existência, o Google AdWords passou por uma reformulação de marca e apareceu com o novo nome de Google Ads.
O Google, com sua ampla gama de possibilidades de publicidade, não quer mais ser associado apenas ao mecanismo de busca e às palavras-chave.
O Google Ads é um poderoso ecossistema de publicidade que, além do mecanismo de pesquisa do Google, usa plataformas como: Google Play, Google Maps, Gmail, YouTube ou Rede de Display do Google (por exemplo, The Guardian ou The New York Times).
No entanto, muitos empresários esquecem-se desta opção e, infelizmente, limitam-se apenas ao motor de pesquisa Google, perdendo assim possibilidades adicionais de chegar aos destinatários e, consequentemente, dificultando o desenvolvimento do seu negócio.
Mito - Publicidade na Internet é igual a pop-ups
O editor, e não o Google ou o anunciante, é o responsável por determinar o espaço publicitário, portanto, cabe ao dono do site decidir como o anúncio será exibido.
Geralmente, o Google desaconselha anúncios pop-up e, no caso de práticas ilegais, como um botão móvel impedindo o fechamento de uma janela, o Google pode bloquear a conta do proprietário do site no Google AdSense.
Mito - o Google Ads custa um braço e uma perna
Muitos empresários acreditam erroneamente que o Google Ads é uma ferramenta exclusivamente para grandes empresas com orçamentos de publicidade impressionantes à sua disposição e que podem gastar muito dinheiro em publicidade.
E eles não poderiam estar mais errados!
O Google Ads é perfeito para empresas locais e pequenas.Ele permite direcionar sua estratégia de publicidade a um grupo precisamente definido de usuários que vivem em uma determinada cidade ou região e podem estar interessados em seus produtos ou serviços.
Além do mais, critérios de segmentação exatos não apenas reduzem os custos de publicidade, mas também aumentam sua eficiência.
Muitas empresas investem milhões em banners, folhetos e anúncios de TV ou jornal e, no final do dia, nem mesmo são capazes de verificar e medir sua eficácia.
Esse não é o caso quando se trata do Google Ads, além disso, a plataforma não impõe nenhum orçamento mínimo – os próprios clientes determinam não apenas quanto querem gastar em publicidade, mas também seu orçamento diário e o custo máximo por clique, impressão e lance de conversão.
Campanha bem preparada, executada e otimizada permite reduzir despesas mantendo alta eficácia.
Mito - Não consigo ver meus anúncios, por isso o Google Ads não funciona
Suas campanhas e anúncios estão ativos, o saldo é positivo e de acordo com o painel os anúncios são exibidos em uma das primeiras posições dos resultados da pesquisa, mas você está começando a ficar preocupado porque não encontrou seus anúncios nenhuma vez?
Fique calmo.
Os proprietários da empresa ou seus funcionários não são o grupo-alvo.
Ao bloquear os IPs da empresa, a agência de publicidade se protege contra a verificação excessiva dos anúncios das empresas.
Obviamente, se você verificar seus anúncios, você gera impressões, mas não clica neles – consequentemente, o número de impressões aumenta, mas o número de cliques permanece no mesmo nível.
A CTR cai e, portanto, a qualidade de seus anúncios se deteriora, o que, por sua vez, pode aumentar o lance de custo por clique e trazer outros fatores negativos que afetam como os anúncios são exibidos.
Mito 6 - o Google Ads afeta o SEO do seu site
Este é outro mito que está enraizado no subconsciente de muitos empresários.
Não há dúvida de que o Google Ads não é uma atividade de SEO, nem afeta diretamente os resultados de SEO.
A única situação em que o Google Ads tem um impacto indireto no SEO é quando uma loja ou marca se torna muito popular e os usuários da Internet falam sobre isso devido à sua publicidade.
Como resultado, ocorre um processo natural de vinculação em fóruns, blogs, etc.
Mito - Não vendo online, então o Google Ads não é para mim
“Publicidade tradicional ou talvez online?” – esta é uma questão que deixa muitos empresários insones.
Enquanto procura uma resposta, você provavelmente perceberá que mesmo quando as pessoas virem um anúncio em banner ou um folheto, mais tarde provavelmente farão uma busca na rede para encontrar avaliações ou lugares onde possam comprar um determinado produto ou usar um serviço.
E se o usuário não encontrar sua oferta na Internet, provavelmente escolherá a concorrência do mercado, apesar de ter visto seu banner ou folheto.
Na grande maioria dos casos, o Google Ads e a publicidade online em geral não se limitam a uma apresentação atrativa da marca, mas também a criar um hiperlink que permite aceder a mais informações e detalhes sobre a oferta.
Quando se trata de uma forma tradicional de publicidade, direcionar ou escolher o local e o horário de emissão de seus anúncios é bastante limitado.
Além disso, a análise da eficácia de folhetos, banners, anúncios de rádio ou televisão é bastante complicada.
A Internet oferece uma ampla gama de possibilidades analíticas.
Ao decidir por um banner ou link patrocinado no Google Ads, você pode determinar com precisão o número de pessoas que clicaram no anúncio e aproveitaram sua oferta.
Com isso, você poderá conhecer melhor seus clientes ou clientes e aprimorar suas campanhas publicitárias online e offline.
Mito - Não preciso otimizar minha página de destino para o Google Ads
A qualidade da página de destino influencia seu Índice de qualidade, que por sua vez tem um impacto na classificação de seus anúncios (escrevemos sobre isso acima).
Entre os elementos mais importantes que afetam o Índice de qualidade da página de destino, podemos distinguir:
- conteúdo útil, único e relevante,
- a confiança dos usuários e a transparência do site,
- navegação fácil,
- carregamento rápido e operação do site.