- 24/11/2024
- by Ariane Gonçalves
- Tráfego Pago
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Sumário
17 estratégias eficazes de marketing por e-mail para gerar mais vendas
As pessoas usam e-mails para se conectar com amigos e parentes. As empresas o usam para se conectar com seus clientes.
Apesar da ascensão das mídias sociais nos últimos anos, o e-mail é 40 vezes mais eficaz na conquista de novos clientes do que o Facebook ou o Twitter, de acordo com a McKinsey .
O e-mail oferece o maior ROI para os profissionais de marketing.
72% das pessoas preferem receber conteúdo promocional por e-mail.
17% preferem as redes sociais.
Portanto, você deve fazer marketing por e-mail.
O e-mail é uma maneira poderosa de se conectar com clientes em potencial.
Neste artigo, revelarei 17 estratégias eficazes de marketing por e-mail que você deve usar para gerar mais vendas para sua empresa.
1. Dê algo valioso
Blogueiros populares costumam se gabar de quantos e-mails coletaram.
Você verá algo assim:
“10.000 assinantes e contando.”
Não é porque gostem dos números.
Números enormes como esse aumentam seus negócios.
Na verdade, o valor dos sites hoje em dia é medido por quantos assinantes eles têm.
Quanto maior for a contagem de assinantes, maior será o valor do site.
A verdade é que as pessoas não passam seus e-mails para ninguém.
Eles não dão seus e-mails porque gostam do seu site.
Exceto que você dá a eles um forte motivo para se inscreverem.
O motivo deve ser tão poderoso que as pessoas mal podem esperar para fornecer seus endereços de e-mail.
Ofereça algo tão atraente que deixe os usuários da web sem escolha a não ser inscrever-se em sua lista.
Essa coisa deve ser valiosa.
Essa coisa pode valer, pelo menos, R$1000,00 no valor do preço real, dependendo do setor em que você está.
Ramit Sethi é um dos profissionais de marketing digital mais inteligentes que conheço.
Ele pede aos visitantes que façam um teste gratuito que lhes mostrará seu potencial de ganhos.
Depois de responder ao questionário, é solicitado que você forneça seu nome e e-mail para receber os resultados do questionário.
Uau. Você foi informado de que começará a receber alguns e-mails da Ramit por semana.
2. Otimize suas mensagens de e-mail para uma experiência móvel
O celular é o futuro de tudo.
A morte do desktop está se aproximando.
As vendas de desktops vêm caindo há anos.
269,7 milhões de computadores foram enviados em 2016.
Isso é 6,2% menor do que o número vendido em 2015.
As pessoas não estão substituindo seus PCs antigos.
Em vez disso, eles apenas usam seus tablets ou smartphones.
54% dos e-mails agora são abertos no celular.
O desktop representa apenas 19% de todas as aberturas de e-mail.
Se suas mensagens de e-mail não forem otimizadas para celular, as pessoas as excluirão.
Isso reduz suas chances de converter assinantes em clientes.
Imagine que você receba uma mensagem de e-mail parecida com esta:
E você recebe um e-mail parecido com este:
Qual você está mais propenso a ler?
Aposto que é mais provável que você leia o segundo e-mail porque ele cabe na sua tela.
3. Reconquiste assinantes inativos
Frequentemente, é mais barato atingir os clientes existentes do que os novos.
O mesmo se aplica ao marketing por email.
É mais fácil envolver os assinantes atuais do que tentar ganhar novos assinantes.
Os assinantes atuais sabem muito mais sobre você do que os novos.
Quase todas as listas de e-mail terão alguns assinantes inativos.
É normal quando alguma porcentagem de seus assinantes não está se envolvendo com suas mensagens.
Esses assinantes inativos ainda podem se tornar clientes e até mesmo indicar seus amigos, se você fizer a coisa certa.
Primeiro, você precisa definir sua própria “inatividade”.
Para alguns profissionais de marketing, um assinante fica inativo se não abriu seus e-mails nos últimos seis meses.
Alguns profissionais de marketing dirão que seu período “inativo” é de três meses.
Para outros, ainda menos ou mais.
Entre três a seis meses é um bom período de tempo.
Depois de definir o período de “inatividade”, é hora de começar a envolver os assinantes inativos.
Como você faz isso?
Você pode reconquistar assinantes inativos realizando enquetes e pesquisas.
Prometa-lhes algo com antecedência e certifique-se de enviar brindes como recompensa por responder às enquetes ou pesquisas.
Isso aumentará as conversões.
O presente os motivará a agir.
Enquetes e pesquisas também permitem que você aprenda mais sobre assinantes inativos.
O especialista em e-mail do Airbnb, Lucas Chevillard, revelou que eles enviam enquetes como esta para saber mais sobre seus assinantes:
Outra forma eficaz de tornar os assinantes inativos ativos novamente é dar-lhes presentes gratuitos sem pedir nada.
Isso seria caro?
Bem, Pinkberry faz isso.
Presentes como esse são difíceis de ignorar.
4. Segmente seus assinantes
Segmentar suas listas de e-mail ajuda a obter melhores taxas de abertura e cliques.
Por que a segmentação de e-mail funciona?
Se você tem 1.000 pessoas inscritas em suas listas de e-mail, a maioria delas tem necessidades e interesses diferentes.
Vamos supor que você tenha um blog de marketing e esteja coletando e-mails.
Alguns assinantes estariam muito mais interessados em aprender marketing de conteúdo do que em otimização de mecanismos de pesquisa.
Enquanto alguns estariam interessados em marketing de mídia social.
Mesmo se você tiver um blog de marketing de mídia social, alguns assinantes estariam interessados em aprender mais sobre o Facebook do que o Twitter.
Mesmo se você tiver um blog sobre marketing no Facebook , alguns assinantes estarão interessados em aprender publicidade no Facebook do que marketing orgânico no Facebook.
Você não pode satisfazer todos os seus assinantes com um conteúdo porque eles têm interesses diferentes.
A segmentação de e-mail permite manter, pelo menos, 80% dos seus assinantes satisfeitos.
Quão?
Ajuda a enviar conteúdo que cada assinante está interessado apenas em ler.
O MailChimp conduziu uma pesquisa com cerca de 2.000 usuários do MailChimp que enviaram cerca de 11.000 campanhas segmentadas para quase 9 milhões de destinatários.
Eles descobriram que as campanhas de e-mail segmentadas geraram 14,31% mais aberturas, 10,64% mais aberturas exclusivas e 100,95% mais cliques do que as campanhas de e-mail não segmentadas.
5. Use automação
De acordo com um relatório da Forrester, os profissionais de marketing B2B que usam a automação de marketing aumentam seu pipeline de vendas em uma média de 10%.
A automação de e-mail é um subconjunto da automação de marketing.
A automação de e-mail não apenas converterá leads em clientes potenciais.
Ele irá encantar os clientes existentes e incentivá-los a fazer uso de seu produto.
Isso aumentará as vendas, evangelismo e compras adicionais.
Existem várias plataformas de automação de e-mail boas, como EngageBay, HubSpot, Act-On e Pardot.
6. Personalize seus e-mails
Personalizar suas mensagens de e-mail aumentará o engajamento .
Isso tornará seus e-mails mais relevantes e úteis para os clientes.
E-mails personalizados oferecem taxas de transação 6x mais altas , mas 70% das marcas não os usam.
Se você não está personalizando seus e-mails de marketing, está perdendo muitas oportunidades de vendas.
Personalização não é apenas usar nomes de pessoas nas mensagens.
Está muito além disso.
Abaixo está um exemplo perfeito de personalização de e-mail da JetBlue.
Eles sabem que estão “enviando e-mails há 365 dias”.
7. Ocasionalmente, envie conteúdo exclusivo
Exclusividade é uma tática de marketing poderosa que muitas marcas vêm usando há anos.
A Apple usa. Essa é uma das razões pelas quais ela é a empresa mais valiosa do mundo, apesar de ter apenas uma pequena participação de mercado na indústria de smartphones.
Com exclusividade, você pode obter mais assinantes de e-mail e gerar mais vendas.
A ideia pode ser criar um conteúdo exclusivo disponível apenas para seus assinantes de e-mail.
Também pode ser a criação de um produto que está aberto apenas para sua lista de e-mail.
Você pode usar a exclusividade para construir uma conexão mais profunda com seus assinantes de e-mail.
8. Teste A / B de tudo. Botão, cor, design e formato.
Os profissionais de marketing digital testam A / B os designs de seus sites, anúncios do Facebook, anúncios do Google AdWords e páginas de destino.
O mesmo se aplica ao marketing por email.
Você deve estar continuamente testando a / b suas mensagens de e-mail.
Aqui estão as coisas para o teste a / b:
- Frase de chamariz (exemplo: “Compre agora” vs. “Experimente”)
- Linhas de assunto
- Testemunhos (ou nenhum testemunho)
- O layout da mensagem (coluna única ou duas colunas ou canais diferentes para elementos diferentes)
- Personalização
- Teste de corpo
- Título
- Texto de fechamento
- Imagens
- Teste diferentes ofertas
Nota : Não teste a lista inteira de uma vez.
Escolha um ou dois elementos e veja como isso melhora as conversões antes de testar os próximos dois ou mais elementos.
É importante saber por que está testando antes de fazer um teste.
Você pode testar o título para taxas de abertura.
Você pode testar a imagem para taxas de conversão.
E você pode testar o texto da frase de chamariz para verificar as taxas de cliques.
Por exemplo, ActiveNetwork, um grande provedor de software de gerenciamento de eventos decidiu testar a / b o tom de sua mensagem.
Aqui está a cópia A :
E aqui está a cópia B :
Qual cópia ganhou?
A segunda cópia usou linguagem de baixa pressão e tom amigável e aumentou as consultas de chumbo em impressionantes 349%.
9. Adicione urgência aos seus e-mails
Se seus e-mails colocarem os destinatários sob pressão para agir, você converterá mais assinantes em clientes.
Por muito tempo, os profissionais de marketing digital têm usado frases como “Aja agora”, “Corra” e “Restam apenas alguns itens” para converter os usuários da web.
A urgência é uma característica fundamental do cérebro humano. Situações urgentes nos fazem agir muito rapidamente.
A Amazon usa muito a urgência.
Uma das maneiras mais eficazes de criar urgência em e-mails é definir um prazo para sua oferta.
Por exemplo, Ramit Sethi usa prazos em seus e-mails.
Você pode criar urgência por meio da escassez.
Você também pode usar palavras relacionadas ao tempo, como “agora”, “instantâneo” e “rápido” para introduzir urgência em suas mensagens de e-mail.
10. Use prova social para vender em e-mails
O conceito de prova social existe desde o início dos seres humanos. Nossos ancestrais aprenderam importantes habilidades de sobrevivência imitando e imitando uns aos outros.
Por exemplo, você vê um restaurante com zero avaliações no Yelp. Então você vê outro restaurante com centenas de avaliações no Yelp.
Qual restaurante você provavelmente irá?
Não tenho dúvidas de que é o restaurante com muitas críticas.
A prova social tem uma grande influência sobre o que compramos e de quem compraremos.
Os profissionais de marketing digital usam prova social em quase todos os canais de marketing, e o e-mail não é uma exceção.
Suas mensagens de marketing por e-mail também são um canal poderoso para usar a prova social.
A Amazon usa mensagens de e-mail como outra oportunidade para coletar mais avaliações e comentários de seus clientes.
Eles sabem a importância dessas classificações e comentários em sua plataforma.
Você pode usar a prova social para coletar mais e-mails do seu blog.
Depois de criar sua lista de e-mail para um determinado número, você deve começar a usá-la como uma prova social em seu site.
Outra forma de usar a prova social é compartilhar histórias de sucesso de clientes com seus assinantes por e-mail.
Ele diz aos assinantes que ainda estão em cima do muro que as pessoas estão obtendo resultados reais usando seu produto.
Isso aumenta a confiança deles na capacidade do seu produto de fornecer resultados também.
11. Use ganchos
Cliffhangers são usados principalmente em filmes e livros de ficção.
Mas os profissionais de marketing digital inteligentes estão começando a explorar o poder dos obstáculos.
O que é um momento de angústia?
“Um momento de angústia ou final de angústia é um dispositivo de enredo de ficção que apresenta um personagem principal em um dilema precário ou difícil, ou confrontado com uma revelação chocante no final de um episódio de ficção serializada.”
Cliffhangers é o que acontece no final de um capítulo de livro, ou um episódio que o deixa em suspense.
As estações de TV o usam para mantê-lo sentado e não tocar no botão.
Para fazer um assinante abrir seu próximo e-mail e ficar animado para abrir o próximo e os próximos, você precisa de obstáculos.
Se os assinantes não estiverem animados para abrir seus e-mails, será difícil mantê-los como assinantes ativos por muito tempo.
Aqui está um e-mail que ele usou no final da mensagem:
Isso ajuda a manter seus assinantes animados com o próximo e-mail dele.
12. Escreva e-mails de boas-vindas convidativos
Quando alguém se inscreve em sua lista de e-mail, você deve recebê-lo com uma mensagem convidativa.
A mensagem de boas-vindas é como a primeira impressão de como você os tratará por meio de e-mails.
Se você não tratá-los incrivelmente bem na primeira vez, corre o risco de ser ignorado quando começar a enviar mensagens.
Você precisa fazer com que sua mensagem de boas-vindas tenha uma impressão duradoura nos novos assinantes.
Este é o primeiro e-mail que recebi de Noah Kagan de Okdork:
Escola de dança de São Francisco, ODC dá as boas-vindas a novos assinantes, oferecendo a eles um novo acordo especial para estudantes.
Pense em algo valioso que você pode usar para dar as boas-vindas a novos assinantes em sua lista de e-mail.
13. Use uma frase de chamariz em cada e-mail
Uma call-to-action (CTA) é o botão ou link que você insere em seu e-mail que pede aos clientes em potencial que comprem seu produto ou iniciem um teste gratuito.
CTAs podem ser qualquer coisa como “Compre agora”, “Clique aqui para obter isso agora”, “Clique aqui para me dizer nos comentários”, “Navegue pelo catálogo” ou “Obtenha uma consulta gratuita”.
Conversão, receita e lucro dependem da eficácia do seu CTA.
Seu CTA deve ser atraente para seus assinantes de e-mail.
Quantos CTAs você deve ter por mensagem?
Você pode repetir o CTA duas ou três vezes porque o tempo de atenção das pessoas é curto.
Mas quando você tem CTAs diferentes que pedem coisas diferentes, fica difícil converter clientes em potencial. Você não ajudará os assinantes a comprarem seu produto quando fizer isso.
Eles provavelmente ficariam confusos sobre qual ação tomar.
Imagine mandar um e-mail para uma pessoa ocupada e pedir que ela faça várias coisas ao mesmo tempo. Bem, é improvável que façam qualquer coisa.
Este é um e-mail melhor com apenas uma frase de chamariz. Os compradores são mais propensos a responder a isso.
14. Use a palavra “VOCÊ”
A palavra “você” é uma palavra poderosa. Faz muito sentido adicioná-lo aos seus e-mails.
Aprendi o segredo pela primeira vez com Gary Halbert, um dos melhores redatores que o mundo já viu.
Gary Halbert usou a palavra “você” para abrir suas malas diretas.
De acordo com Halbert :
“Todo mundo divide sua correspondência em duas pilhas que eu chamo de Pilha-A e Pilha-B.
A pilha A contém letras que são (ou parecem ser) pessoais.
A pilha B contém todo o resto: contas, catálogos, brochuras, anúncios impressos, envelopes que obviamente contêm uma mensagem de vendas e assim por diante.
Agora ouça: a coisa mais importante que você pode fazer ao criar uma promoção de mala direta é garantir que sua carta chegue na pilha A! ”
Use a palavra “você” se quiser que os assinantes abram seu e-mail.
O Copyblogger o listou como o # 1 nas cinco palavras mais persuasivas do idioma inglês.
É provável que você leia e-mails como este porque eles parecem personalizados.
15. Integre e-mail e mídia social
O marketing por email é ainda mais poderoso quando combinado com o marketing de mídia social.
A maioria dos seus assinantes de e-mail também está nas redes sociais.
E lembre-se de que seus concorrentes estão nas redes sociais.
Acessar a mídia social para se conectar com seus assinantes dá a você a oportunidade de construir um relacionamento mais forte com eles.
As pessoas não tomam decisões de compra com base nas informações que obtêm de um único meio.
Eles combinam diferentes meios como e-mail + mídia social + análises + blogs + influenciadores.
Portanto, é altamente recomendável expandir seus pontos de conexão com assinantes além do e-mail.
Se estiver publicando em plataformas sociais como Facebook, Twitter e Instagram, você deve pedir aos seus assinantes de e-mail para segui-lo lá.
O Facebook permite que você segmente sistematicamente seus seguidores e pessoas semelhantes a eles por meio de anúncios.
Tudo que você precisa fazer é carregar suas listas de assinantes no Facebook .
O Facebook também permite que você colete e-mails diretamente de sua página do Facebook.
Por exemplo, a Salesforce usa sua página do Facebook para coletar mais emails para seu boletim informativo.
Esta é a página que você verá quando clicar no link “Inscreva-se” na página do Facebook:
16. Continue recebendo novos e-mails
De acordo com Corey Dilley , gerente de marketing da Unbounce:
“A lista de e-mail da Unbounce é o maior ativo que temos para impulsionar novas aquisições.
Por quê?
O marketing por e-mail gera de maneira consistente de 80 a 90% do tráfego de nossa página de destino quando lançamos uma nova campanha, conteúdo ou recurso de produto.
O e-mail nos permite envolver nosso público de uma maneira criativa e personalizada que as postagens de blog ou tweets não conseguem. ” – Corey Dilley
Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute, confessou que se arrependeu de não ter criado sua lista de e-mail no início do processo de desenvolvimento de sua empresa.
Os e-mails de clientes em potencial e clientes são o maior ativo de marketing digital que qualquer empresa pode ter.
As principais empresas da web como Facebook, Amazon, LinkedIn e Uber dependem muito dos e-mails de seus usuários.
Seu e-mail é a única coisa sobre a qual você tem 100% de controle.
O Facebook pode parar de enviar tráfego para você no próximo ano.
O Google pode apresentar uma atualização de algoritmo que penaliza o seu blog.
O Instagram pode ser derrotado por um novo concorrente, exigindo que você construa seu perfil e reputação na nova plataforma.
Isso significa começar do zero novamente.
Você não possui Facebook, Google, Instagram, Twitter e Pinterest.
Felizmente, você possui sua lista de e-mail.
Com o e-mail, você sempre pode entrar em contato com sua lista dedicada de fãs que se preocupam com você e com o que você faz.
Mas os e-mails se esgotam com o tempo.
Algumas pessoas vão parar de se importar com o que você faz e escrever sobre.
Algumas pessoas deixarão de usar seus e-mails e criarão novos.
E, infelizmente, algumas pessoas morrerão.
Tudo isso reduz a qualidade de sua lista.
Se você tivesse criado uma lista de 10.000 assinantes de e-mail no ano passado, hoje valeria menos.
É por isso que você precisa receber novos e-mails de vez em quando.
Nunca pare de construir sua lista de e-mail.
No momento em que você para, no momento em que sua lista começa a perder seu valor.
A HubSpot escreveu 25 maneiras incríveis de continuar aumentando sua lista de e-mail.
Eu recomendo que você leia.
17. Envie e-mails na hora certa
Fazer com que as pessoas abram, cliquem e compartilhem seus e-mails cria um efeito de bola de neve.
Isso leva a mais tráfego, mais assinantes e mais conversões de clientes.
Você pode obter tudo isso enviando seus e-mails na hora certa.
Os momentos certos são quando seus assinantes atuais provavelmente abrirão, lerão e visitarão seu site. E ainda compartilhe o conteúdo com sua rede nas redes sociais.
De acordo com o CoSchedule, os melhores horários para enviar e-mails são 6h, 10h, 14h, 20h, 22h e 12h.
Não envie e-mails apenas durante esses horários. Teste outras vezes também e analise as aberturas, cliques e visitas que você obteve.
Conclusão
O marketing por email ainda funciona porque o email continua a ser o melhor meio para alcançar e conectar-se com os clientes de forma pessoal.
Quase todo usuário da Internet possui um e-mail.
É gratuito e não tem custos como o envio de mensagens de texto.
Usar essas táticas de marketing por e-mail o ajudará a aumentar o número de vendas geradas.
Obrigado pela leitura.