- 24/11/2024
- by Ariane Gonçalves
- Tráfego na Internet
- 0 Comments
Por ser um empreendedor, seu foco é lucro e como opera um pequeno negócio online, você obviamente fará qualquer coisa para garantir que seu estabelecimento se destaque no mercado.
Isso implica em tomar as medidas necessárias para adotar e explorar o potencial da tecnologia moderna e de ponta à medida que ela evolui rapidamente.
Afinal, a interconexão digital está se tornando um fato da vida em todo o mundo e os membros de seu público-alvo estão abraçando essa mudança.
Você precisa se lembrar que, em tal cenário, como você pode envolver seus clientes neste ambiente, que acabará por determinar se o seu estabelecimento é próspero ou acabará desaparecendo.
Esta é a razão pela qual o marketing digital precisa ser um elemento crítico na política geral de marketing da sua organização.
Sumário
Por que o marketing digital é tão importante nos dias de hoje?
Os especialistas apontam que, mesmo que o site da sua empresa receba muito tráfego online, isso não terá um valor significativo.
Você precisa ser capaz de convertê-los em vendas potenciais.
Seu objetivo é, naturalmente, garantir que sua organização esteja em posição de gerar receita suficiente para obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes.
Especialistas continuam dizendo que os empreendedores de hoje precisam lembrar que as pessoas agora estão encontrando várias formas de informação na internet, ao contrário das gerações anteriores.
Fazer uso eficiente de estratégias e técnicas de marketing digital relevantes é a única maneira que esses proprietários irão convertê-los em clientes potenciais.
12 Razões Para Investir Em Estratégia De Marketing Digital
Por que investir em estratégia de marketing digital?
Seu site não pode se promover.
É como um bebezinho digital indefeso e precisa de você para cuidar dele constantemente para que ele possa crescer e, por sua vez, fazer seus negócios crescerem.
Se sua meta é gerar leads, fazer vendas e criar consciência sobre sua empresa, existem itens de ação regulares que você precisa fazer.
Mas em vez de pensar neles como tarefas (também conhecido como trabalho mais tedioso), pense em cada item da sua estratégia como um investimento de volta ao seu negócio.
Cada dólar e minuto que você investe em estratégia de marketing digital tem um ROI claro que afeta seus resultados financeiros.
A melhor parte é que todas essas peças móveis funcionam juntas, potencializando os efeitos umas das outras. Vamos dar uma olhada.
O ROI de SEO
Frequentemente, ouvimos declarações alarmantes como “você não faz SEO apenas uma vez e está feito?”, Ou “fizemos SEO alguns anos atrás, então estamos bem”.
Aqui está o mais assustador: “não precisamos de SEO, isso não importa no nosso setor”.
Só porque você lança um site, não significa que os mecanismos de pesquisa tenham que mostrá-lo às pessoas.
O Google não deve nada a você! Existem mais de 1,7 bilhão de sites na World Wide Web – você é uma partícula de poeira nesse universo.
Você precisa atender aos requisitos em constante mudança dos mecanismos de pesquisa em áreas como segurança, qualidade, atualização, autoridade, velocidade e experiência do usuário.
Isso se resume a incluir o SEO em sua estratégia de marketing digital.
Existem dois tipos de SEO que devem receber atenção regular: SEO técnico (relacionado ao seu site como um todo) e SEO na página (relacionado ao conteúdo individual).
Se você ficar por dentro da otimização, aqui estão os benefícios que você pode esperar:
1. Melhor posição nos resultados da pesquisa
SEO é o que você ganha pontos para diferentes fatores de classificação – que dizem aos mecanismos de pesquisa como posicioná-lo entre centenas de milhares de outros sites no mesmo tópico.
O SEO também incentiva o rastreamento regular e a reindexação do seu site.
Cada rastreamento é uma chance de chegar a uma posição melhor.
Sem o SEO, seu site pode viver nas profundezas da página 32 dos resultados de pesquisa – e você pode imaginar quantos pesquisadores se aventuram tão longe.
2. Aumento do tráfego
Uma posição melhor nas SERPs geralmente significa mais tráfego.
E mais tráfego = mais potencial para conversões!
Se sua taxa de conversão for 5%, pense nisso: 5% de 3.000 visitantes mensais é muito melhor do que 5% de 300 visitantes mensais.
O SEO ajuda você a atingir o público certo e a trazê-lo para o seu site.
Captura de tela do Google Analytics mostrando enorme crescimento ano a ano no tráfego do site.
3. Melhor experiência do usuário
O SEO técnico envolve a realização regular de auditorias de SEO do site, a análise dos resultados e a implementação de correções.
Isso inclui áreas como segurança e velocidade do site, que contribuem para uma experiência mais forte para cada visitante de seu site.
E adivinha?
Os mecanismos de pesquisa levam em consideração os dados da experiência do usuário do seu site, o que afeta diretamente a sua posição – e, portanto, o seu tráfego.
Está tudo relacionado!
O ROI do Marketing de Conteúdo
As palavras “marketing de conteúdo” são as maiores reclamações de muitas empresas. Aqui estão três razões comuns pelas quais as empresas pensam que o marketing de conteúdo é inútil:
É “apenas blogar”
Blogar é apenas para foodies, viagens e Millennials tentando se inventar como uma marca
Você tentou e não viu nenhum resultado
O conteúdo pode ser todo tipo de coisa além de um blog – embora sejamos obviamente grandes fãs do blog de negócios aqui em Forge and Smith.
Trata-se de encontrar o (s) meio (s) de que seu público mais gosta e criar esse tipo de conteúdo: vídeos, podcasts, infográficos (veja como fazer seus próprios infográficos!), Pins, trabalhos de pesquisa, estudos … a lista continua.
Mas os blogs de negócios também têm um ótimo ROI.
Toneladas de empresas globais têm um blog corporativo, criativo ou focado na cultura.
E se você não viu nenhum resultado de seu marketing de conteúdo, há uma boa chance de você ter puxado a tomada muito cedo ou não estar fazendo certo.
Pode levar um ano ou mais para ver o ROI do marketing de conteúdo, e é importante manter a consistência!
Um bom marketing de conteúdo mantém seu site atualizado aos olhos dos mecanismos de pesquisa, mostra sua experiência e confere autenticidade à sua marca.
Em vez de se estressar com as seis horas gastas escrevendo um post, pense nas maravilhas que você pode obter desse investimento de seis horas.
4. Otimização de palavras-chave
O conteúdo oferece a você um lugar para trabalhar para melhorar sua posição nos resultados da pesquisa para termos e frases específicos.
Criar conteúdo em torno de suas palavras-chave ajuda com todos os pontos de SEO na página.
Traz seu público-alvo você sabe, aqueles com maior probabilidade de conversão.
5. Link Building
Um fator de classificação que permanece o mesmo desde o início do SEO são os backlinks.
Ganhar links para seu site, especialmente links de sites de alta qualidade, é uma das melhores maneiras de melhorar sua posição.
Você pode pedir a outros sites para criar um link para sua página inicial ou serviços, mas isso é limitante.
Atrair novos conteúdos oferece meios maiores e melhores de ganhar links e construir essa autoridade.
Você pode até criar conteúdo especificamente para seus esforços de construção de links!
6. Geração de leads
Quem não quer MOAR LEADS ?!
Você só pode ir tão longe com um botão de “inscrever-se” em sua página inicial – especialmente se você não tiver um blog, porque então quem sabe o que esse botão de inscrição significa?
Você precisa dar às pessoas um motivo para compartilhar seus detalhes particulares, e esse motivo costuma ser um conteúdo interessante e fechado.
Um poderoso infográfico, tutorial em vídeo ou e-book é o gancho de que você precisa para obter esse novo contato.
7. Alimente seus outros canais de marketing
Manter-se atualizado com as mídias sociais da empresa pode ser uma luta, especialmente se você não tem muito tempo – ou um designer para criar gráficos bonitos de marca.
Conteúdo é a melhor forma de investir em estratégia de marketing digital, por causa de quantas maneiras você pode reutilizá-lo.
Você pode escrever uma postagem no blog e, em seguida, fazer um podcast ou vídeo sobre o mesmo assunto.
Postagens em blog e estudos de caso oferecem algo para compartilhar em seus canais sociais.
Esse conteúdo pode ajudá-lo a executar uma campanha de marketing por e-mail.
Você também pode usá-lo para anúncios.
E todos esses canais de marketing, por sua vez, direcionam o tráfego de volta para seu site com potencial de conversão.
O ROI da mídia social
Se uma empresa não pode ou não quer investir em estratégia de marketing digital, geralmente é a mídia social que leva o golpe.
Não faz parte do seu site (a menos que você importe suas postagens recentes por meio de um plugin como o Juicer), é um desafio acompanhar e parece a parte menos importante do quebra-cabeça.
A questão é que a mídia social e o SEO são melhores amigos.
Tendo perfis sociais com gostos e segue não ter impacto na sua autoridade de domínio ou posição nos resultados da pesquisa, mas não são aspectos de SEO que a mídia social pode afetar:
As postagens sociais aumentam o alcance do seu conteúdo, o que o ajuda a ganhar links
Perfis sociais contam a história de sua empresa; a maioria dos clientes da geração Y e da geração Z preferem empresas que compartilham seus valores
A mídia social incentiva o envolvimento com seus clientes
Os mecanismos de pesquisa analisam todos os perfis de negócios online, incluindo os sociais, para entender o que você faz e sua localização – o que é importante para o SEO local.
Assim como acontece com o marketing de conteúdo, um forte ROI da mídia social vem do foco nos canais sociais que seu público mais usa.
Não se trata de estar em todos os aplicativos e redes; trata-se de estar presente, útil e envolvente onde quer que seus clientes passem mais tempo.
8. Promoções
Isso pode ser óbvio, mas não pode ser esquecido – a mídia social está lá em cima com anúncios quando se trata de amplificar uma venda ou promoção.
Compartilhe sua grande venda ou código de desconto nas redes sociais, use um código rastreável em seu post ou link de biografia, e você pode medir exatamente quantas pessoas visitam seu site e fazem uma compra
9. Conscientização da marca
Ter perfis de mídia social ativos ajuda novas pessoas a descobrir e aprender sobre sua empresa.
As pessoas que encontram seus perfis sociais por meio de hashtags seguidas, recursos de descoberta ou postagens de amigos podem não ser convertidas imediatamente – mas agora sabem seu nome.
Quando chegar a hora de que eles precisem do seu produto ou serviço, você estará familiarizado – além de ter o aceno de aprovação de qualquer colega que o siga ou compartilhe seu conteúdo.
A influência da mídia social pode ser sentida quando você realiza pesquisas de palavras-chave e observa um aumento no volume de pesquisa mensal em torno de consultas de marca (aquelas que incluem o nome da sua empresa).
10. Pesquisa social
Seus clientes estão pesquisando você, muitas vezes pesadamente, antes de assumir qualquer tipo de compromisso.
Esse processo agora vai muito além das pesquisas básicas do Google. Você sabia que o YouTube é o segundo mecanismo de pesquisa mais popular do mundo?
O perfil social da sua empresa pode ser o primeiro lugar em que um cliente encontra você e pode fazer ou quebrar essa conversão.
Ter uma presença ativa e de marca onde seus clientes o procuram afeta a percepção que eles têm de sua empresa e direciona o tráfego para seu site.
11. Comentários
Quando se trata de SEO local, as avaliações são enormes.
Os comentários são conhecidos por estarem entre os mais de 200 fatores de classificação do Google e são exibidos nos resultados de pesquisa da sua empresa.
Isso inclui perfis do Facebook, Yelp, TripAdvisor e Google Business.
Quer você seja B2B ou B2C, ganhar várias avaliações fortes pode ajudá-lo a entrar no pacote local (os 3 principais resultados mostrados em um mapa).
Por outro lado, algumas avaliações com spam ou ruins podem diminuir sua posição nos resultados
12. Engajamento do cliente
Ser capaz de interagir diretamente com seus clientes é uma parte crucial para impulsionar as vendas.
Você pode observar quem são seus clientes e o que eles gostam por meio de seus perfis sociais
Você pode receber comentários positivos e compartilhá-los novamente como postagens.
Você pode abordar o feedback negativo antes que esses comentários se tornem avaliações com impacto no SEO.
Você pode obter insights sobre o que pode fazer melhor e, em seguida, melhorar seu produto para melhores vendas.
Esperamos que você possa ver o quão valioso é investir em estratégia de marketing digital. Depois de ver os resultados para o seu próprio negócio, você pode expandir para áreas como marketing por e-mail, campanhas publicitárias e marketing de influenciador – tudo com seu próprio ROI impressionante.