- 21/11/2024
- by admin
- Marketing
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Em uma situação em que você está vendendo para várias personalidades, é melhor primeiro conectar todos em um terreno comum e depois articular claramente o que há para cada um deles.
O objetivo é estimular uma conversa envolvente que nos permita mudar a percepção, diagnosticar expectativas e trazer clareza ao diálogo.
Essa é a essência do desenvolvimento de uma estratégia de marca – a base de sua comunicação que constrói relacionamentos autênticos entre você e seu público.
É definindo sua estratégia de marca que permite que você utilize marketing, publicidade, relações públicas e mídias sociais para reforçar seu caráter de forma consistente e precisa.
Sem definir a estratégia principal, todos os canais de comunicação muitas vezes podem se tornar uma despesa de sucesso e fracasso.
Aqui estão 12 princípios de estratégia de marca que acredito serem a chave para alcançar o sucesso nos negócios.
Sumário
1. Defina sua marca
Começa com sua autenticidade, o propósito central, visão, missão, posição, valores e caráter.
Concentre-se no que você faz de melhor e, em seguida, comunique seus pontos fortes inimitáveis por meio da consistência.
Há muitos exemplos de empresas que adquirem outras marcas, mas apenas para vendê-las mais tarde, porque não se encaixam na marca e em sua arquitetura.
A Microsoft adquiriu a Razorfish em 2007, quando comprou a Quantive, uma empresa de serviços de marketing digital, por cerca de US$ 6 bilhões, e a vendeu em 2009 por US$ 530 milhões.
Simplificando, Razorfish não se encaixa bem com a estratégia de marca da Microsoft.
2. Sua marca é seu modelo de negócios
Apoia e desafia seu modelo de negócios para maximizar o potencial de sua marca.
Pense em marcas pessoais como Oprah, Donald Trump, Martha Stewart e Richard Branson.
Esses indivíduos praticamente construíram seus negócios em cima de sua marca pessoal, tudo o que eles oferecem é uma extensão da promessa de sua marca.
3. Consistência, consistência, consistência
Consistência em sua mensagem é a chave para diferenciar.
Assuma sua posição em cada ponto de referência para tudo o que você faz.
O presidente Obama se concentra em apenas uma mensagem durante sua campanha, mudança.
A BMW sempre foi conhecida como a ” máquina de condução definitiva “.
4. Comece de dentro para fora
Todos em sua empresa podem dizer o que veem, pensam e sentem sobre sua marca.
Essa é a história que você também deve levar para os clientes, gerar impacto além das paredes do marketing.
É um exemplo de como a Zappos capacita os funcionários a fortalecer a percepção do consumidor sobre sua marca.
5. Conecte-se no nível emocional.
Uma marca não é um nome, logotipo, site, campanhas publicitárias ou relações públicas; essas são apenas as ferramentas, não a marca.
Uma marca é uma ideia desejável manifestada em produtos, serviços, pessoas, lugares e experiências.
A Starbucks criou uma terceira experiência espacial que é desejável e exclusiva para que as pessoas queiram ficar e pagar pelo café superfaturado.
Venda às pessoas algo que satisfaça não apenas suas necessidades físicas, mas suas necessidades emocionais e sua necessidade de se identificar com sua marca.
6. Capacite os campeões da marca
Premiar aqueles que amam sua marca para ajudar a transmitir a mensagem, as atividades das instalações para que possam fazer parte do processo.
Se o defensor da sua marca não lhe disser o que você deve ou não fazer, é hora de avaliar a promessa da sua marca.
Vá e fale com alguém que trabalha na loja de varejo da Apple ou com um proprietário de iPhone e você verá o quanto eles são apaixonados pela Apple.
É um estilo de vida e uma cultura.
7. Mantenha-se relevante e flexível
Uma marca bem administrada está sempre fazendo ajustes.
Branding é um processo, não uma corrida, não um evento, então espere constantemente ajustar sua mensagem e atualizar sua imagem.
Marcas de sucesso não se apegam aos velhos hábitos só porque funcionaram no passado, em vez disso, eles tentam se reinventar sendo flexíveis, o que os libera para serem mais experientes e criativos.
Aqui está um exemplo: quando a economia despencou este ano, a montadora Hyundai lançou um programa de garantia que permite que você devolva seu carro se perder o emprego sem mais obrigações financeiras e sem danos ao seu crédito.
Os resultados?
No final de fevereiro, apenas dois compradores aproveitaram este programa, mas ele aumentou suas vendas em 14% ano a ano no primeiro trimestre, apenas uma das duas empresas aumentou a receita, enquanto empresas como a Honda tiveram uma queda de mais do que 30%.
Siga por essa campanha em julho, como os preços da gasolina devem subir durante os meses de pico de viagens de verão, a Hyundai lançou outro programa que garante um ano de gasolina a US $ 1,49 por galão na maioria dos modelos.
8. Alinhe a tática com a estratégia
Transmitir a mensagem da marca na plataforma de mídia mais adequada com objetivos de campanha específicos.
Como os consumidores são bombardeados por mensagens comerciais todos os dias, eles também bloqueiam ativamente a grande maioria delas.
Invista seus esforços de branding na plataforma certa que se comunica com os canais certos.
A televisão pode ser cara, mas tem um alcance mais amplo, uma demografia mais ampla e pode produzir um impacto instantâneo.
Por outro lado, a mídia social pode parecer barata, mas leva tempo, recursos e pode não dar o resultado desejado.
9. Meça a Eficácia
O foco no ROI (retorno do investimento) é a chave para medir a eficácia das suas estratégias.
Muitas vezes é o quão bem sua organização pode ser inspirada para executar as estratégias.
Também pode ser refletido na avaliação da marca ou como seus clientes reagem ao seu produto e aos ajustes de preço.
Em última análise, deve repercutir nas vendas e isso significa lucratividade.
Mas não se concentre apenas em aumentar as vendas quando você poderia obter um aumento nos lucros reduzindo também as despesas gerais e as despesas.
Dê a si mesmo opções para testar diferentes táticas de marketing, verifique se elas se encaixam na autenticidade da sua marca e se alinham com sua estratégia
10. Cultive sua comunidade
A comunidade é uma plataforma poderosa e eficaz para envolver os clientes e criar fidelidade à marca.
Em uma comunidade ativa, os membros sentem a necessidade de se conectarem no contexto de consumo da marca.
Todos nós queremos estar por dentro de algo, isso nos anima ao dizer às pessoas de qual comunidade fazemos parte e que conhecimento possuímos.
De muitas maneiras, é o nosso ego que nos orgulha de fazer parte de uma equipe esportiva ou de um grupo profissional.
Adivinhe qual carro os membros do clube Porsche considerariam primeiro na hora de comprar seu próximo veículo?
As comunidades de marca permitem que as empresas colaborem com os clientes em todas as fases da criação de valor por meio de crowd sourcing como design de produto, estratégia de preços, disponibilidade e até mesmo como vender.
11. Mantenha seus inimigos mais próximos
Mesmo que você tenha o produto mais inovador e altamente desejável, pode esperar que novos concorrentes com uma proposta de valor superior entrem no seu mercado no futuro.
O mercado é sempre grande o suficiente para novos jogadores melhorarem o que você entrega melhor, mais rápido e mais barato.
Chame isso de hiper competição ou economia da inovação, a competição pode ser boa para você, acredite ou não.
Desafia sua marca a elevar a estratégia e entregar mais valor.
Basta ver como as Três Grandes (fabricantes de automóveis General Motors, Ford e Chrysler) foram esmagadas na última década por competições da Alemanha e do Japão.
Seus concorrentes não apenas fazem um produto melhor, mas também são mais eficientes ao fazê-lo e comandam uma maior fidelidade à marca.
Em 2008, a Toyota ultrapassou a GM, enquanto a Honda ultrapassou a Chrysler nas vendas nos EUA.
12. Pratique o pensamento de estratégia de marca
O CEO da IDEO, Tim Brown, chama o design thinking de “um processo para criar novas escolhas”.
Este conceito realmente se aplica ao seu processo de criação de estratégia de marca que chamei de pensamento de estratégia de marca.
É sempre mais fácil executar táticas do que criar uma estratégia porque implica a possibilidade de fracasso.
É muito mais rápido imitar o que funcionou para o seu concorrente do que criar algo original e criativo.
Mas a verdade é que não é você e isso viola o primeiro princípio da estratégia de marca.
O pensamento de estratégia de marca é criar a experiência certa que envolva todas as partes interessadas para promover uma estratégia melhor.
Aproveite o ecossistema que inclui seus funcionários, parceiros e clientes para ajudá-lo a articular sua estratégia de marca para que eles se sincronizem .
A lição: ter uma estratégia de marca trará clareza e significado à sua marca, para que você possa se concentrar em fazer, criar e vender coisas com as quais as pessoas realmente se importam
Se você pudesse fazer isso, sua marca seria única e memorável a caminho de se tornar uma marca estimada.
Tem algum com o qual você discorda?
Me avise se estiver faltando alguma coisa.