- 24/11/2024
- by admin
- Marketing Viral
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Quando você diz que algo “se tornou viral”, está dizendo que se espalhou rapidamente de pessoa para pessoa – como um vírus.
Escrevendo isso no início de 2021, não vamos chegar lá, mas mantenha a imagem da transmissão rápida em mente enquanto lê mais sobre o que é marketing viral, como uma campanha viral é alcançada e como você pode desenvolver um marketing viral estratégia para sua marca.
O marketing viral pode ser considerado uma forma única de marketing do século XXI. Isso porque é amplamente – e em muitos casos, exclusivamente – disseminado por meio da mídia social.
O conceito na verdade remonta a meados dos anos 90, com a campanha do Hotmail que oferecia endereços de e-mail gratuitos para novos assinantes.
Na época, isso foi inovador. E, como resultado, o Hotmail teve cerca de um milhão de assinantes nos próximos seis meses.
O marketing viral é um tipo de marketing de alto risco e alta recompensa.
Mesmo com o planejamento mais cuidadoso, você não pode garantir que sua campanha se tornará viral… mas você certamente pode realizar ações que aumentam a probabilidade de isso acontecer.
Dê uma olhada em algumas das campanhas virais mais famosas para entender como funcionaram e por que funcionaram.
Sumário
Basicamente, com uma campanha viral, você está contando com pessoas de fora da sua organização para manter a campanha viva, compartilhando-a.
Por causa disso, o marketing viral pode ser uma das estratégias de marketing mais econômicas disponíveis para você.
Você não precisa pagar nada a ninguém para compartilhar sua postagem ou usar a hashtag que você criou.
Tudo o que você precisa fazer é apresentar algo que as pessoas queiram compartilhar, e elas partem disso.
Mas aqui está o problema: você nunca pode garantir que uma campanha se tornará viral.
Pense nisso como um jogo calculado: você pode otimizá-lo para o sucesso, mas, no final das contas, você não decide o que se torna viral.
O marketing viral pode ser uma ótima ferramenta para geração de leads, construindo o conhecimento da marca e cimentando sua marca na mente de um demográfico específico.
Um exemplo de marketing viral que tornou sua marca um nome familiar é a campanha #livethere do AirBnB.
Usando a hashtag #livethere, os usuários do AirBnB postaram fotos e vídeos de suas experiências únicas hospedando-se em propriedades do AirBnB em todo o mundo.
Agora, a marca é sinônimo de viagens baratas e envolventes, tudo porque o AirBnB arriscou e fez com que os usuários cuidassem do marketing.
- Compartilhe uma Coca
- Desafio do balde de gelo
- Esboços de verdadeira beleza de Dove
- Filmado no iPhone X
- Redemoinho laranja da edição limitada da Cadbury
Apenas tome cuidado para que a atenção que você capte seja positiva, não negativa.
Em uma tentativa de marketing de guerrilha (um irmão próximo do marketing viral), Adult Swim ganhou as manchetes em 2007 quando designs lite brite sarcásticos colocados em Boston foram confundidos com bombas.
Como qualquer outra estratégia de marketing, existem princípios fundamentais a serem seguidos ao divulgar suas asas de marca e se tornar viral:
- Envie as sensações com uma conexão emocional
- Torne-o compartilhável
- Aperfeiçoe o seu tempo
- Use a plataforma certa, da maneira certa
- Você tem que ser único
- Exalam autenticidade
1. Envie os sentimentos com uma conexão emocional
Para que sua campanha viral se conecte com as pessoas, ela precisa se conectar com elas emocionalmente.
Qualquer emoção que toque, como compaixão, perplexidade, alegria extática, um desejo de ter algo, FOMO… ele precisa atingir as pessoas “nas sensações” para levá-las a compartilhá-lo.
Por um tempo, em 2019, o Twirl com sabor de laranja foi tão evasivo que a Cadbury fez os fãs pensarem que nem era real – e criou um frenesi de doces que rivalizava com a campanha do bilhete dourado de Wonka em Willy Wonka e na Fábrica de Chocolate.
É por isso que tantas campanhas virais envolvem valores progressivos.
Não necessariamente pontos de discussão políticos, mas ideias pró sociais que fazem as pessoas se sentirem bem em apoiar.
Alguns exemplos de campanhas virais de sucesso para mensagens incluem Always com sua campanha #likeagirl, “Mask Up, America” do estado de Nova York e a campanha de 2008 do WWF que colocou 1.600 pandas de papel machê em Paris para chamar a atenção para o número cada vez menor de espécies no selvagem.
Você raramente verá uma campanha viral para um ponto de vista mais conservador porque eles tendem a ser muito mais divisivos.
Praticamente qualquer pessoa, independentemente de suas opiniões políticas, pode apoiar a proteção dos pandas da extinção.
2. Torne-o compartilhável
Seus materiais também devem ser compartilháveis de alguma forma.
Compartilhamento é a espinha dorsal de qualquer campanha de marketing viral.
Talvez seja por meio de uma hashtag, talvez seja por meio de imagens que podem ser facilmente manipuladas e replicadas, talvez seja dando algo que as pessoas verão que os outros têm e desejam para si mesmas.
Se não for fácil de compartilhar, não pode se tornar viral.
Veja, por exemplo, o cronut. Em 2013, a Padaria Dominique Ansel na cidade de Nova York se tornou viral quando sua última criação, o cronut (croissant + donut) chegou às redes sociais.
Da noite para o dia, a coisa mais chique com que você poderia ser visto era um cronut e o tráfego para o site da padaria aumentou mais de 300 por cento.
Um doce é super compartilhável… se você estiver compartilhando uma foto, claro.
Outra forma de ganhar visibilidade viral é entrar em uma tendência que já se tornou viral.
Quando “o vestido” sacudiu a internet em 2015, grandes e pequenas marcas o incluíram em seu marketing quase que imediatamente.
Uma tomada criativa foi o post do Dunkin ‘Donuts’ no Instagram com dois donuts combinados com a legenda: “Não importa se é azul / preto ou branco / dourado, eles ainda têm um gosto delicioso. #o vestido.”
Funciona porque o marketing viral é, essencialmente, uma conversa mundial.
Compartilhar uma imagem viral está entrando na conversa, tornando você parte do “grupo”.
O conceito de uma conversa mundial e de entrar em uma é muito anterior ao marketing viral baseado na Internet que usamos hoje.
É a mesma fundação que nos trouxe meme cultura e pode ser visto em slogans e imagens como Andre the Giant tem uma Posse (mais tarde conhecido como O Obey Giant) e lore desenvolvido no leadup de A Bruxa de Blair‘s lançamento.
Sua campanha precisa ser oportuna. Estude as últimas tendências sobre o que está funcionando para outras empresas em seu campo e o que seu público-alvo está interessado agora para ter uma ideia do momento em que você está lançando sua campanha.
Veja o caso de Baby Yoda, por exemplo. Se você estivesse em qualquer lugar online em dezembro de 2019, seus feeds explodiam com fotos daquela criança verde e viral.
O Google Trends é uma ótima ferramenta para ver o que está em alta no momento.
Você pode ver a popularidade de uma consulta de pesquisa específica desde 2004, onde no mundo é mais popular e, o mais importante, você pode ver se já atingiu o pico de popularidade.
Esteja você com o objetivo de criar sua própria campanha viral ou incorporar uma já existente em seus esforços de marketing, essas informações podem ajudá-lo a ver se algo ainda está fresco, no pico de maturação ou se já está obsoleto.
Há também um componente mais literal para isso: postar na hora certa do dia, no dia certo da semana.
Programe suas postagens para o horário de pico da plataforma escolhida para garantir que o maior público possível as veja.
A melhor hora do dia para postar varia de plataforma para plataforma, então descubra qual programação de postagem funciona melhor para as plataformas em que você está.
4. Use a plataforma certa, da maneira certa
Hoje, toda marca está nas redes sociais se quiser atingir seu público e se manter relevante.
Mas nem todas as marcas estão em todas as plataformas e nem todas as plataformas são a escolha certa para sua campanha viral.
O marketing viral bem-sucedido significa escolher a plataforma certa para sua campanha – mesmo se (idealmente, quando) ela cruzar para outras plataformas, escolher a certa para começar é crucial.
Uma famosa campanha viral que não poderia ter sido tão bem-sucedida em qualquer outra plataforma foi a campanha #MakeItYours do Xbox Design Lab, em que eles pediram aos jogadores que postassem seus próprios controles Xbox personalizados no Instagram.
O Instagram existe para compartilhar fotos, portanto, para uma campanha que leva as pessoas a personalizar seus controles do Xbox, fazer com que o Instagram essa vitrine faça todo o sentido.
Outro grande exemplo de marketing viral que ganhou muita força nas redes sociais foi o sorteio da Adidas de seus tênis NMD Pitch Black.
Os sneakerheads amam o Instagram quase tanto quanto amam os calçados, então quando a Adidas precisou criar entusiasmo para o NMD Pitch Black, eles fizeram isso com um concurso de plataforma cruzada em que os seguidores do Instagram assistiam a um Snap para obter um número de telefone oculto e, em seguida, mandavam uma mensagem de texto. número de telefone para entrar no sorteio.
Dos mais de 16 milhões de seguidores do Instagram, 100 ganharam um par de tênis – de um total de 500 fabricados.
Ao criar esse sorteio, a Adidas fez mais do que apenas promover um novo lançamento e aumentar o entusiasmo – eles direcionaram uma tonelada de tráfego para sua conta do Snapchat.
Ao mapear sua campanha de marketing viral, pense em quais plataformas seus seguidores estão e onde sua mensagem teria maior probabilidade de ser compartilhada.
Para uma campanha altamente visual, o Instagram é a escolha óbvia.
Mas para algo em que o vídeo captura melhor sua campanha, como o Desafio do Balde de Gelo, é melhor você usar uma plataforma voltada para vídeos como o Youtube ou TikTok (e sim, sabemos que você pode postar vídeos no Instagram… mas há uma diferença entre um plataforma de fotos onde você pode publicar vídeos e plataformas projetadas e otimizadas para publicar vídeos.)
Uma estratégia importante para o sucesso do marketing viral é a parceria com os influenciadores aos quais seu público presta mais atenção.
Se eles seguirem Youtubers em particular, trabalhe com eles para acender os gravetos que idealmente farão sua campanha explodir.
5. Você tem que ser único
Estude o que funcionou, mas não copie o que funcionou. É uma linha tênue a percorrer, mas quando você está tentando se tornar viral, tem que ser único.
Pense em como o Baby Yoda explodiu no cenário dos memes e como as empresas tentaram cavalgar seus ventos a favor, criando versões regressivas de seus mascotes, como Baby Mr. Peanut.
Você esqueceu todos eles, exceto Baby Yoda, porque Baby Yoda veio primeiro.
O quão único você precisa ser depende se você está criando sua própria estratégia de marketing viral ou simplesmente aderindo a uma tendência viral existente.
Se for o último, seu sucesso depende de sua habilidade de colocar seu próprio toque memorável na tendência, como vimos o Dunkin ‘Donuts fazer com sua postagem inspirada em # thedress.
Criar sua própria campanha viral requer muito mais trabalho de sua parte.
Esqueça a replicação de algo que já foi feito antes – você cairá no chão.
Em vez disso, pense em seus objetivos de marketing.
O que você está tentando alcançar com sua campanha viral? É para promover um produto específico?
Para promover sua marca?
Para espalhar uma mensagem?
Para fazer um anúncio sobre sua marca, como um pivô de negócios ou um novo logotipo?
Metro Trains Melbourne levou sua mensagem de segurança viral em 2014 com seu vídeo no Youtube e o aplicativo gratuito Dumb Ways to Die.
E funcionou também! Os acidentes ferroviários caíram 21 por cento após a campanha.
Com uma meta específica e viável em mente, comece a descobrir como você pode levar as pessoas a realizarem a ação que você deseja.
Para uma promoção de marca, isso pode incentivá-los a postar fotos de si mesmos com seus produtos e marcá-los com uma hashtag.
Para um novo produto, isso pode significar distribuí-lo de forma criativa, como por meio de um concurso ou rifa.
O segredo é dar um toque único que envolva as pessoas – como compartilhar algo hilário com seus amigos ou compartilhar sua opinião em uma discussão acalorada.
6. Exalam autenticidade
E assim como você precisa ser único, você precisa ser autêntico.
As pessoas sabem quando estão sendo favorecidas – e se o seu público sentir que você está fazendo isso com elas, espere se tornar viral pelo motivo errado.
Lembra como dissemos que sua campanha viral deve provocar algum tipo de resposta emocional, seja risada, compaixão, admiração ou o tipo de raiva que leva as pessoas a agirem?
Essa é a parte que tem que ser autêntica.
Você não pode dizer às pessoas o que sentir; sua campanha deve provocar respostas autênticas.
Depois de esboçar algumas ideias rudimentares, teste-as.
Trabalhe com sua equipe e pessoas em seu público-alvo para determinar se as ideias que você está explorando geram as respostas que você procura.
Quando você está planejando uma campanha de marketing, viral ou não, esse tipo de dado é de ouro.
São os dados que você usará para refinar e remodelar suas ideias em campanhas totalmente viáveis.
O marketing viral nem sempre é o caminho a percorrer.
Na verdade, pode ser um fracasso total se os objetivos da sua empresa / campanha não forem adequados para o compartilhamento viral.
Por exemplo, a campanha de Pepsi “Junte-se à conversação” durante a vida Preto protestos Matéria caiu plana.
Vamos dissecar isso um pouco… por que caiu na horizontal?
Porque, apesar de a mensagem pretendida ser de unidade e compreensão, a imagem principal foi interpretada como banalizando os protestos, sugerindo que os manifestantes e a aplicação da lei poderiam encontrar felicidade na Pepsi.
A lição aqui é: não tente se agarrar a um assunto sério e emocionalmente carregado para comercializar um produto.
Não entenda mal que isso significa que você não pode usar com sucesso uma campanha viral para chamar a atenção para uma causa séria.
Algumas das campanhas virais de maior sucesso da última década, como o Ice Bucket Challenge e i love boobies! fez exatamente isso.
Resumindo:
- Campanha para chamar a atenção para uma causa séria = sim
- Campanha usando um problema sério para chamar a atenção para um produto = não
Outra razão pela qual você pode querer evitar o marketing viral é se o seu público não responder a ele.
O marketing viral funciona com consumidores da geração Y e da geração Z porque eles cresceram com campanhas virais.
Os consumidores mais velhos podem ter menos probabilidade de compartilhar imagens virais porque passam menos tempo nas redes sociais e simplesmente podem não estar tão interessados em fazer parte de campanhas virais quanto seus filhos e netos.
Como tudo no mundo da marca e do marketing, você precisa conhecer seu público-alvo.
Pronto para uma transmissão rápida?
Se você tem um novo produto ou mensagem empolgante, ou se sua marca é simplesmente empolgante em si mesma e você tem um público que está animado para fazer parte dela, uma campanha de marketing viral pode ser o que o leva ao sucesso instantâneo.
Apenas certifique-se de ter todos os ingredientes (nas proporções certas, dependendo de sua marca, seu público e o que você está tentando tornar viral) e a sorte certa para fazer tudo funcionar.