- 22/11/2024
- by admin
- Lançamento de Produto
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De acordo com publicity.com, 95% dos 30.000 produtos de consumo lançados anualmente fracassam.
Para muitos que possuem pequenos negócios e tentam lançar produto após produto, isso é praticamente a norma.
Quando você apresenta algo ao mundo, torna-se um jogo de vamos ver quanta lama podemos jogar na parede para ver o que gruda.
Saber como criar uma estratégia de lançamento de produto de sucesso que inclua desenvolver, lançar e promover a mercadoria de maneira adequada é metade da batalha.
Aqui estão 10 estágios de lançamento de produto que toda loja de comércio eletrônico deve considerar para aumentar suas chances de sucesso:
Sumário
1. Atendendo às necessidades dos usuários
Um bom plano de lançamento de produto deve sempre colocar as necessidades dos consumidores em primeiro lugar e satisfazê-los da melhor maneira possível.
Uma maneira eficaz de fazer isso é pesquisar o mercado; responda à pergunta, por que alguém compraria seu produto?
Descubra como seu produto pode resolver um problema, satisfazer um desejo ou melhorar a qualidade de vida de alguém.
Todas essas são as razões pelas quais as pessoas compram coisas.
Qual é o valor do seu produto para seus clientes?
Não “vale” em termos de valor monetário, mas como isso agrega valor ao seu estado geral de vida.
Entender como seus clientes justificam a compra de seu produto é como você pode começar uma estratégia de promoção.
2. Conheça a sua concorrência
O que diferencia sua empresa e seu produto de uma marca ou produto semelhante?
Por que os consumidores devem escolher seu produto em vez da concorrência?
O que há no café Dunkin ‘Donuts’ que as pessoas preferem em vez do Starbucks?
- A marca?
- O sabor?
- O preço?
Identifique as vantagens exclusivas da sua empresa.
Como você pode chamar a atenção de seu público para que eles confiem que seu produto atenderá o que outras empresas não podem?
3. Faça um protótipo e teste-o
Para evitar o risco de investir em um produto com defeito antes de chegar ao mercado, contrate testadores beta para experimentá-lo, de modo que possam oferecer feedback sobre como melhorá-lo, se necessário.
Isso ajudará sua empresa a evitar avaliações indesejáveis de clientes que podem prejudicar sua credibilidade no setor, fazendo com que parceiros e investidores façam o controle de danos ao terem que justificar seu envolvimento com sua marca.
4. Reconfigure o seu produto
Depois de começar a testar seu produto e obter feedback de testadores, amigos, família, colegas, qualquer pessoa que possa ajudar a eliminar as torções, é imperativo fazer um ajuste adequado.
Fazer mudanças sutis aqui e ali pode significar um mundo de diferença na qualidade do produto.
Alguns de seus amigos podem perguntar sobre um recurso que você nunca considerou adicionar ou dizer que algo não está funcionando perfeitamente e pode ser eliminado.
Em última análise, seu produto deve “despertar alegria” e interesse; deve ser algo que os consumidores não apenas precisam, mas desejam.
5. Execute os números
É aconselhável estabelecer suas margens de lucro como uma das fases de lançamento do produto.
Observe o desempenho de seus produtos existentes, se aplicável, e determine o número de produtos vendidos, a receita total gerada, o volume de vendas do ponto de equilíbrio e o lucro líquido obtido.
Em seguida, trabalhe de trás para frente para descobrir quais metas numéricas fazem mais sentido.
Você precisa decidir o que estabelecer como uma taxa de conversão de site razoável e, em seguida, descobrir quanto tráfego você precisa para atingir essa meta.
De acordo com o Campaign Monitor, em média, os sites de comércio eletrônico convertem 2% a 3% de seu tráfego total.
Apenas algo para ter em mente.
6. Crie antecipação com o pré-marketing
Um plano de lançamento de produto bem-sucedido é tão bom quanto o trabalho que seu departamento de marketing colocou nele.
Se você tentar criar expectativa entre seu público, promovendo o produto antes do lançamento, a conscientização será mais prevalente, ajudando a impulsionar mais vendas de um novo produto.
Algumas maneiras inteligentes de iniciar a promoção de um novo produto envolvem:
1. Crie uma página de destino sobre o novo produto em seu site.
2. Crie uma campanha de e-mail que incentive as inscrições a aprender mais sobre o produto com um CTA.
3. Entre em contato com blogueiros, jornalistas e influenciadores da indústria que podem ajudar a criar conteúdo que irá provocar o produto.
4. Entre em contato com os representantes de RP para criar um comunicado à imprensa embargado que fará com que todos os meios de comunicação falem sobre o seu produto ao mesmo tempo quando ele for lançado.
5. Dependendo do seu orçamento, você deve anunciar em tantos lugares apropriados quanto possível, que recebam tráfego suficiente para gerar interesse.
6. Crie o conteúdo com antecedência para que você tenha aperfeiçoado a cópia do anúncio e as imagens que você pode usar quando seu produto estiver pronto para ser apresentado.
7. Construir uma cadeia de suprimentos sólida
É importante que os proprietários de negócios façam um inventário de seus produtos e garantam que eles tenham o suficiente para atender à demanda.
A melhor maneira de fazer isso é estabelecer uma cadeia de suprimentos gerenciável.
Trabalhe em estreita colaboração com seus fornecedores e pergunte-lhes qual é a capacidade máxima para quantas unidades eles podem fornecer de uma vez.
Em seguida, colabore em como dimensionar a produção no caso de o lançamento de seu produto gerar mais demanda do que fornecimento.
8. Faça networking e compartilhe seu produto
É hora de lançar!
Depois de definir uma data de lançamento, cumpra-a.
Isso irá reduzir a necessidade de atualizar a mídia, clientes, fornecedores, qualquer pessoa envolvida, sobre quaisquer alterações.
Quando chegar a hora, promova o novo produto em sua página de destino, em suas campanhas por e-mail e nas redes sociais, e incentive seus contatos a espalhar as novidades também.
Não se detenha, certifique-se de chamar a atenção do público em todas as plataformas disponíveis.
E, se necessário, repasse e compartilhe lembretes nos dias subsequentes ao lançamento.
9. Entre em contato com a imprensa após o lançamento
Depois de lançar seu produto e boas críticas e comentários começarem a chegar, entre em contato com as firmas de relações públicas e os meios de comunicação que cobriram sua história antes do lançamento e peça que compartilhem uma atualização.
Leve seu público em uma jornada do início à produção e ao comércio.
As pessoas adoram ouvir a origem de um ótimo produto, especialmente se ele começou como um acidente.
De acordo com Mental Floss, Corn Flakes, Slinky, Silly Putty, Post-It Notes e outros foram feitos involuntariamente.
Sua empresa tem uma ótima história de produto?
Em caso afirmativo, adoraríamos saber mais sobre isso, fique à vontade para postar sua história em qualquer um de nossos canais de mídia social, incluindo Facebook, Twitter ou LinkedIn.
10. Considere o feedback público pós-lançamento
Agora que o produto está disponível, prepare-se para as avaliações dos clientes.
O Yelp, o Google e outros sites feitos para o feedback do cliente são os relatórios de consumidores modernos.
Não importa o quão bem-sucedido você tenha apresentado seu produto ao mundo por meio de um plano de lançamento de produto abrangente, a percepção pública de sua marca pode ser brutal se sua organização prometeu demais ou entregou de forma insuficiente.
Se você receber uma avaliação negativa, seja empático e sempre responda com uma saudação positiva e forneça uma solução de curto prazo para atender às preocupações imediatas do consumidor e uma solução de longo prazo para garantir que os futuros clientes não encontrem os mesmos problemas.
Tratar de avaliações e feedbacks, sempre que possível, demonstra o quanto você investe em seu produto e a felicidade de seus clientes, o que, no final das contas, resultará em mais lealdade e devoção à sua marca.