- 22/11/2024
- by admin
- Marketing, Prospecção de Clientes, Tráfego Local
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Sumário
1. Conte sua história
Conte a história de sua empresa ou sua história pessoal como fundador.
Contar uma história gera interesse humano e torna sua marca memorável.
Contar sua história ajuda os clientes em potencial a se relacionarem com sua empresa, tornando-os mais propensos a comprar de você.
Uma história interessante de como seu negócio começou também fortalece o vínculo que os clientes existentes têm, tornando-os menos propensos a abandoná-lo por uma rede novinha em folha na rua.
Conte sua história em anúncios de TV, vídeos online, postagens em blogs ou na página Sobre nós.
Outro exemplo: um restaurante familiar local pode contar sua história de negócios em fotos autografadas penduradas na parede.
Para histórias de fundadores, lembre-se:
- Se você é da região, enfatize seus laços com a comunidade. Fale sobre crescer localmente, o que você mais ama na área e o que os residentes significam para você.
- Os empreendedores novos em uma área podem falar sobre por que escolheram se mudar para lá.
2. Realizar um evento
Existem pelo menos duas maneiras de usar eventos da comunidade para marketing local.
Uma é produzir o evento você mesmo.
Dê uma festa ou um evento de lançamento de um novo produto e convide os membros da comunidade local para dar uma olhada.
Ofereça comida, bebidas e entretenimento grátis.
Outra técnica de marketing local é se associar a outras empresas e criar um evento maior, promovendo todos os seus produtos ou serviços.
Por exemplo, talvez restaurantes, padarias e vinícolas da área possam organizar um festival comunitário para comercializar comidas e bebidas regionais.
É um ótimo marketing para visibilidade do negócio local.
3. Obtenha avaliações e depoimentos
Os clientes locais desejam usar uma empresa em que possam confiar, o que você pode demonstrar com comentários e depoimentos positivos.
Nunca pague por avaliações o tiro sairá pela culatra.
Além disso, tome cuidado ao solicitar avaliações de clientes diretamente.
Isso é desaprovado pelo Yelp e outras comunidades.
Em vez disso, você pode sugerir que as pessoas geralmente deixem outras pessoas saberem o que pensam de seus produtos ou serviços.
Isso incentiva os clientes a deixar um comentário sem pedir diretamente em um site específico.
Fique atento às regras para não ultrapassar os limites.
Monitore as mídias sociais e analise os sites para ver o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa.
Entre em contato com clientes que tiveram uma experiência ruim de atendimento ao cliente e veja o que você pode fazer para corrigir isso.
Outros verão e apreciarão seu esforço.
E você pode transformar uma avaliação ruim em positiva se o seu cliente souber que você está tentando resolver as preocupações dele.
4. Envie campanhas de e-mail direcionadas
O e-mail pode ser uma das etapas de marketing local mais simples e econômicas.
Ele lembra os clientes anteriores de retornar à sua loja e incentiva os seguidores das redes sociais a irem até a sua porta.
75% dos profissionais de marketing acham que a personalização direcionada aumenta o envolvimento do cliente.
Portanto, como parte de suas estratégias de marketing locais, certifique-se de adaptar as campanhas localmente.
Comece uma lista de e-mail local pedindo a todos que vêm à sua loja seus endereços de e-mail e solicite permissão para enviar comunicações.
Em vez de um boletim informativo geral por e-mail, envie descontos criados para atrair as pessoas a comprarem em sua loja.
5. Lance uma campanha de cupom
Escolha um site como o Groupon ou um remetente de papel de cupom local como o ValPak para marketing local com cupons.
Os cupons atraem uma série de novos clientes e ajudam no reconhecimento da marca.
Tenha cuidado!
Os clientes que essas campanhas trazem às vezes estão apenas procurando uma pechincha e nunca se tornarão clientes regulares.
Configure ofertas que incentivem a compra repetida ou compras em massa, se possível.
6. Ofereça uma consulta ou conselho grátis
Esta é uma ótima maneira de demonstrar sua experiência em seu campo, enquanto mantém novos clientes em potencial interessados no que você faz.
Eles podem vir para obter conselhos gratuitos agora, mas provavelmente voltarão para fazer uma compra mais tarde.
Uma consulta ou conselho gratuito, como em um blog ou canal do YouTube, oferece um vislumbre de seu serviço ou produto sem nenhum custo.
Por exemplo, se você possui um serviço de contabilidade, pergunte na biblioteca local se você pode passar uma noite oferecendo um workshop gratuito sobre impostos.
7. Entre no jornal
Uma excelente oportunidade de marketing local é o jornal local.
Obviamente, você pode comprar publicidade e enviar comunicados de imprensa aos editores.
Mas seja mais criativo.
Ligue ou envie um e-mail oferecendo-se como uma fonte para jornalistas locais como um especialista do setor.
Por exemplo, se você possui uma clínica de fisioterapia ou uma academia local, pode ser uma boa pessoa para entrevistar sobre maneiras saudáveis de praticar exercícios.
Siga tendências importantes em sua indústria para que você possa lançar tópicos para a imprensa local.
Ajude-os a localizar grandes histórias, oferecendo uma perspectiva local.
Por exemplo, o proprietário de um centro de jardinagem local pode ser uma ótima fonte para uma história sobre uma seca ou um inseto invasor.
Certifique-se de fornecer seu número de telefone, pois os repórteres dentro do prazo precisam de uma resposta rápida dentro de algumas horas.
8. Conquiste blogueiros locais e jornalistas online
Cada comunidade tem blogs locais e sites de notícias.
Entre em contato com as pessoas que escrevem para esses sites.
Por quê? Bem, em primeiro lugar, os artigos que escrevem sobre o seu negócio podem direcionar o tráfego para o seu site ou para a sua loja.
Os leitores locais verão sua empresa mencionada.
Além disso, aparecer em publicações e blogs locais também ajuda o SEO local.
Lembre-se de que os mecanismos de pesquisa geralmente indexam sites e blogs locais.
Aparecer em sites e blogs locais garante que sua empresa apareça em outras pesquisas online com uma conexão local relevante.
9. Veja-se na TV local
O marketing local por meio de aparições na televisão pode ser mais fácil do que você pensa.
A chave? Ofereça experiência.
Se você dirige uma empresa de contabilidade local, ofereça-se para aparecer em um segmento de notícias onde você explica as últimas mudanças no código tributário.
Se você dirige um restaurante, ofereça-se para demonstrar uma receita de assinatura em um segmento de culinária local.
Lance a ideia para sua estação local como uma forma de beneficiar seus telespectadores.
Não faça propaganda de como promover seu negócio.
É uma realidade, porém, que a mídia local pode ser mais receptiva às empresas que já anunciam.
Dependendo do seu orçamento de marketing, considere comprar um horário de exibição local ou espaço publicitário no site da estação para entrar no radar.
No mínimo, você obterá publicidade com isso.
10. Faça parceria com outra empresa
Experimente uma joint venture ou um acordo de marketing local com outras empresas.
Além de referências casuais, isso envolve o desenvolvimento de um relacionamento contínuo mais profundo com outras empresas locais para impulsionar as vendas.
Os fazendeiros locais e outros produtores de alimentos fazem isso quando se unem para criar um mercado local para fazendeiros.
Se você possui um salão de cabeleireiro, pode convidar uma manicure para dividir seu espaço, aumentando o número de pessoas que as duas empresas atraem.
Ou os profissionais de saúde locais, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas ou quiropráticos, podem operar sob o mesmo teto, oferecendo mais oportunidades para encaminhamentos (sujeitos a regras profissionais e éticas, é claro).
Finalizando
O marketing de empresas locais é um subconjunto importante do marketing em geral.
Mas não se deixe intimidar e não pense demais nas coisas.
É melhor experimentar e tentar novas técnicas de marketing locais do que esperar pela técnica perfeita.
Vá lá e entre em ação.