- 07/12/2022
- by admin
- Tráfego na Internet
- 0 Comments
As campanhas de email marketing não são lançadas por capricho – são estratégicas e calculadas
Estes são os nove tipos de campanhas de e-mail que sua organização deve implementar, mas não considere esta uma lista definitiva, cada marca é diferente, portanto, adapte sua estratégia de acordo.
Aprenda como otimizar e enviar cada tipo de série de marketing por e-mail:
Sumário
1) A série de e-mails de boas-vindas
Parabéns, você ganhou um novo assinante.
Imagine por um segundo que você fez um novo amigo ou talvez um novo colega, é apenas educado se apresentar.
É exatamente para isso que serve a série de e-mails de boas vindas.
Não é a campanha de e-mail mais comum, mas é uma das mais eficazes.
Ao enviar uma série – três, quatro ou cinco, você tem a chance de construir alguma familiaridade com um novo assinante.
Você também pode educá-los sobre a promessa de sua marca quando eles estiverem mais abertos para ouvir de você.
Aqui estão alguns exemplos do que você deve ter em sua série de boas-vindas:
-
- Cumprimento e Introdução
- Convide-os para sua mídia social
- Conheça-os
Faça algumas perguntas básicas:
- Pergunte sobre o aniversário deles.
- Pergunte sobre suas preferências de e-mail.
- Pergunte como eles encontraram você.
Demorar muito para entrar em contato com um novo assinante de e-mail pode levar a pontuações mais altas de spam simplesmente porque seus assinantes esqueceram que realmente se inscreveram em sua lista.
Além disso, os e-mails de boas-vindas recebem taxas de abertura e cliques superiores à média e geram mais receita.
Se você não colocou nenhum outro tipo de campanha de marketing por e-mail em ação, use esta.
4 fatos importantes para ter em mente ao elaborar seu e-mail de boas-vindas
- Impressione seus clientes
- Mostre sua marca
- Diga obrigado
- Dê a eles um pequeno presente
2) A campanha promocional padrão
Esta é a mais comum das campanhas de e-mail marketing e provavelmente a mais familiar para você.
Provavelmente, você tem um e-mail promocional de uma marca em sua caixa de entrada agora… ou algumas dezenas.
Na minha experiência como consumidor, eles costumam ser menos estratégicos ou sistemáticos do que gostaríamos de ver.
Eles são como tiros de metralhadora, aparecendo continuamente nas caixas de entrada com uma espécie de repetição de ra-ta-ta-ta que nunca muda.
Não é isso que encorajamos, pense bem nessas campanhas.
Em vez de enviar 10 e-mails únicos e diferentes promovendo seus produtos, que tal pensar em uma campanha que seja progressiva ou unificada de alguma forma para que um e-mail se baseie no anterior e leve ao próximo?
Aqui estão algumas coisas que podem adicionar tempero à sua promoção tradicional por e-mail:
- Provocam emoção
- Add humor
- Deixe-os curiosos
- Dê um produto grátis
- Use slogans de música popular
- Use cores, imagens e fontes que chamem a atenção
- Dê um produto grátis
3) A campanha sazonal
Uma ramificação da campanha de e-mail promocional é a campanha sazonal.
Em qualquer feriado importante, você provavelmente pode lançar um marketing por e-mail.
Do Dia dos Namorados às campanhas menos populares, mas ainda altamente eficazes, no Dia dos Pais.
Esses tipos de campanhas de marketing por e-mail podem ter um acúmulo antes do evento e um acompanhamento depois, o que significa que você tem várias oportunidades de enviar um e-mail.
Este período é especialmente importante para o varejo.
De acordo com a National Retail Federation, as vendas de fim de ano representam 20% de todas as vendas no varejo.
Só nos Estados Unidos, essas vendas foram avaliadas em mais de US $ 84 bilhões.
Aqui estão algumas coisas a serem consideradas ao planejar sua campanha de temporada:
- Conheça as férias no país que você está promovendo. Esta é uma ótima maneira de segmentar sua lista.
- Comece cedo. As pessoas são bombardeadas durante os feriados, portanto, certifique-se de que você seja o primeiro a acessar a caixa de entrada delas.
- Certifique-se de que as cores e o idioma correspondem ao tema do feriado.
- Dê a eles um desconto exclusivo para o feriado. Esta é uma razão crítica pela qual o marketing de férias é eficaz.
- Use urgência. Um dos principais motivos pelos quais o marketing por e-mail funciona bem é que ele dura um período limitado.
4) The Triggered Email Series
Com o marketing por e-mail automatizado, você pode fazer com que a ação de um usuário acione uma série de e-mails direcionados e relevantes.
Pode ser que eles clicaram em um link em um dos e-mails de sua série de e-mails promocionais, colocaram itens no carrinho, mas depois voltaram sem fazer checkout, baixaram um pedaço de conteúdo, compraram algo ou responderam a uma pesquisa.
De alguma forma, seu comportamento “desencadeou” a campanha de gotejamento em que agora estão inseridos.
De acordo com o Relatório Nacional de Email do Cliente de 2013 da DMA, mais de 75% da receita do e-mail é gerada por meio de campanhas acionadas, em vez de campanhas promocionais de tamanho único.
Lendo os gatilhos de automação do MailChimp, existem 4 tipos de gatilhos que você pode adicionar à sua caixa de ferramentas de marketing por e-mail:
- Atividade de campanha: um e-mail é enviado para alguém que faz parte de uma lista de campanha, abriu uma campanha específica, não abriu uma campanha, clica em um link específico, não clica em um link.
- Gerenciamento de listas: aciona um e-mail automático quando alguém é adicionado manualmente a uma lista ou se inscreve em uma lista por conta própria.
- Atividade de fluxo de trabalho: aciona um e-mail enviado depois que um assinante recebe, abre, não abre ou clica em um link no e-mail automatizado anterior em sua série.
- Ecommerce: aciona um e-mail que é enviado após o cliente comprar algum produto, um produto específico, não comprou um segundo produto, abandonou um produto em um carrinho ou mostrou interesse em um produto de um e-mail anterior.
5) O gotejamento pós compra
Quase nunca vejo isso, e não sei por quê.
Acho que o gotejamento pós compra é apenas marketing inteligente por e-mail!
Esta é uma série de e-mail enviada não necessariamente para venda, mas como um simples acompanhamento de uma compra.
Digamos que comprei um novo acessório para minha cozinha.
O comerciante experiente por e-mail pode usar o marketing automatizado por e-mail para enviar e-mails (acionados pela compra) que reforçam minha decisão de fazer a compra e aumentam a fidelidade à marca.
Por exemplo, um e-mail pode me dar dicas sobre como limpar e cuidar do acessório.
O próximo e-mail pode ser uma receita usando o acessório… e assim por diante.
Do ponto de vista emocional, isso gera confiança e satisfação com os clientes porque você está entregando valor depois de já ter feito a venda.
No entanto, cada um desses e-mails ainda é uma chance de venda incrementada e venda cruzada.
6) A campanha de redes sociais
A campanha social é aquela que cruza os canais do e-mail para a mídia social e, potencialmente, de volta para o e-mail.
É uma campanha de e-mail marketing que visa envolver as pessoas em seu feed de notícias.
Você tem muitas opções com este, do Facebook ao Instagram.
Pegue o acessório de cozinha, por exemplo, uma campanha social pode usar marketing por e-mail para pedir aos usuários que fixem fotos de receitas feitas com o acessório no Pinterest, ou postem no Facebook ou Instagram com uma hashtag. As possibilidades são infinitas!
7) O Boletim Informativo
Embora não seja tecnicamente uma “campanha”, porque pode durar indefinidamente, um boletim informativo ou resumo – algo que é uma comunicação regular entre você e sua lista – é apenas um e-mail inteligente.
Quando você faz os boletins informativos da maneira certa, eles não são peças de vendas das quais seu público provavelmente se cansará, mas sim e-mails que podem prestar um serviço real a eles, mantendo-os informados sobre atualizações de produtos, educando-os e até mesmo apenas entretendo-os.
Alguns dos e-mails mais populares são newsletters enviados por marcas como theSkimm.
Mas nem tudo é ceder de sua parte. Você também se beneficia por estar sempre em primeiro lugar, construindo lealdade à marca e fornecendo conteúdo que vale a pena compartilhar que potencialmente aumenta seu público.
8) A série de carrinhos abandonados
Os e-mails de carrinho abandonados podem ser, na verdade, uma espécie de campanha de marketing por e-mail.
Como outras campanhas automatizadas, esses são e-mails acionados por ações de um usuário, neste caso, adicionar um item a um carrinho de compras virtual, mas não comprar.
Esses tipos de e-mail tendem a oferecer um incentivo, como:
“Ei, você não terminou de pagar. Aqui está um desconto de 10% para encorajá-lo a concluir sua compra.”
Esse tipo de série de e-mail, como e-mails de boas-vindas, tende a ter taxas de abertura e conversões significativamente mais altas.
No entanto, eles são mais sofisticados para o iniciante assumir, mas devem estar no radar de todos para implementação.
9) A Campanha de Reengajamento
A campanha de reengajamento é uma série de emails enviados para assinantes inativos.
A taxa de rotatividade da lista de e-mails é de cerca de 25-30% ao ano.
Isso é normal, as pessoas mudam de e-mail, as empresas mudam de nome, faz parte da indústria.
Uma campanha de reengajamento tenta combater esse fato.
Digamos que um segmento da sua lista não abre um e-mail há mais de 6 meses.
Sua campanha de reengajamento é um esforço para a) trazer esses assinantes de volta ao grupo ou b) determinar se eles podem até mesmo ser reengajados e, se não, limpar sua lista de e-mail.
Por que removê-los da sua lista? Por serem um peso morto e por não abrirem ou interagirem com seus e-mails, eles podem afetar potencialmente sua reputação aos olhos dos ISPs e, portanto, sua taxa de entrega.
O que manter em mente…
Há uma coisa que precisamos apontar antes de você começar a implementar essas campanhas: Haverá aquelas campanhas de email marketing que precisam ser ajustadas com base na ação do destinatário, caso contrário, você corre o risco de ser extremamente irritante.
Aqui está um exemplo: digamos que estamos promovendo uma conferência.
Temos um plano de enviar cinco e-mails antes da conferência para impulsionar o registro.
Depois que um destinatário se registra na conferência, precisamos removê-lo da lista!
Não queremos continuar enviando a eles o “registre-se hoje!” e-mails assim que se cadastrarem, certo?
Eles precisam ir para uma lista diferente, uma lista de participantes registrados.
Essa advertência não se aplica com muita frequência, mas tenho visto pessoas ficarem irritadas quando as mensagens não param de chegar, mesmo depois de terem seguido a frase de chamariz, então fique atento.
Lembre-se de que uma campanha raramente, ou nunca, é um e-mail único.
É uma maneira de chegar a um cliente potencial, assinante ou cliente várias vezes em uma abordagem estratégica e sistemática.
Portanto, escolha uma ideia de campanha ou faça um brainstorm de algumas ideias de marketing próprias e receba o e-mail!