- 03/05/2022
- by admin
- Tráfego Local, Tráfego na Internet
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Um enorme 85% dos empresários dependem de referências boca a boca, mostrando o quão crucial é alcançar clientes em sua área local.
As estratégias de marketing local são ligeiramente diferentes em comparação com as técnicas e métodos que você usará para o marketing geral, pois você trabalhará duro para encontrar, alcançar, envolver e atrair especificamente a população local.
Temos 20 ideias e estratégias de marketing local comprovadas para uma pequena empresa.
Mas primeiro vamos definir exatamente o que queremos dizer com marketing local.
Sumário
O que é Marketing Local?
O marketing local é definido como estratégias e táticas de marketing que visam clientes em potencial localmente dentro de um determinado raio de uma empresa – normalmente dentro de 50 milhas.
Às vezes chamado de marketing de bairro ou marketing baseado em localização, pode consistir em marketing offline tradicional ou marketing online que é geograficamente direcionado.
Frequentemente hoje, o marketing local inclui uma combinação de ambas as estratégias.
Um subconjunto do marketing de área local inclui o marketing de busca local, também conhecido como SEO local.
O marketing de pesquisa local refere-se especificamente a técnicas para garantir que uma empresa seja encontrada nos resultados de pesquisa, páginas de localização e mapas online por potenciais clientes locais.
As empresas locais podem obter 100% de seus clientes a poucos quilômetros.
Você pode ter ouvido a frase “negócio de rua principal” (ou “negócio de rua principal” em alguns países).
Isso se refere ao fato de que os pequenos negócios dependem literalmente do tráfego de pedestres ou de serem vistos nas principais vias.
Portanto, mesmo que uma empresa local possa encontrar marketing de sucesso on-line, é preciso um foco geográfico estrito.
Caso contrário, você pode acabar perdendo tempo e dinheiro para atrair visitantes do site de todo o país que não têm chance de visitar sua loja ou comprar qualquer coisa.
20 Melhores estratégias
Aqui estão 20 das melhores estratégias de marketing local para aumentar a conscientização, obter mais leads e atrair e manter clientes locais:
1. Envolva-se com a Comunidade
Pode parecer óbvio, mas envolver-se com a comunidade local é crucial para o marketing local.
Outra grande coisa: o envolvimento da comunidade custa pouco.
Exemplos dessa estratégia incluem a participação em festivais comunitários, concursos e eventos sazonais.
Ou sua empresa pode patrocinar eventos locais, como apresentações de música e teatro no ensino médio, ou patrocinar equipes esportivas.
Outro exemplo envolve proprietários de pequenas empresas que oferecem tempo voluntário para instituições de caridade e causas locais.
Você conhecerá muitas pessoas, estabelecerá boa vontade fazendo algo de bom e criará reconhecimento de marca.
2. Maximize suas listagens de empresas locais
Mais da metade das pequenas empresas ainda não reivindicou sua listagem do Google Meu Negócio, de acordo com um estudo.
Eles estão perdendo uma valiosa estratégia de marketing local.
Em seu perfil, você pode incluir o nome da empresa, número de telefone, endereço, incluindo CEP, direções, horário de funcionamento e um link para seu site. Pequenas empresas experientes também adicionam conteúdo, como fotos atraentes.
É visibilidade gratuita no mecanismo de pesquisa mais poderoso do mundo.
A primeira etapa é reivindicar sua listagem do Google Meu Negócio e gerenciá-la ativamente. Isso também faz com que sua localização seja listada no Google Maps.
Há também outros lugares online para serem listados, incluindo Bing Places e diretórios de páginas amarelas. Comece estes três principais:
- Google Meu Negócio
- Bing Places
- Mapas da Apple
3. Concentre-se em SEO local
Algumas das campanhas de marketing local mais avançadas tecnicamente envolvem o uso da web para obter tráfego de pedestres para sua loja ou local físico.
Você também pode aproveitar a web para pedidos de entrega ou comércio eletrônico.
Os clientes em potencial estão pesquisando na Internet e em dispositivos móveis por serviços e produtos em sua área local.
Você quer que eles encontrem sua empresa facilmente.
O Google Meu Negócio é um bom começo, mas a otimização de mecanismo de pesquisa local (SEO) abrange muito mais.
A otimização do mecanismo de pesquisa local também envolve a otimização das páginas do seu site para que apareçam com destaque nos resultados da pesquisa.
Vá para as classificações do mecanismo de pesquisa para uma palavra-chave ou palavras-chave que os consumidores pesquisam para encontrar empresas como a sua.
Crie um bom conteúdo e você poderá atrair links e tráfego para seu site de sites de jornais locais, blogs e até mesmo sites de mídia social como o Twitter.
Se você não tiver certeza de como melhorar a visibilidade do mecanismo de pesquisa ou não tiver tempo, contrate um profissional de pesquisa local.
A pesquisa local é uma área de especialidade.
Então, quando você seleciona agências e consultores de SEO, pergunte sobre sua experiência de pesquisa local e resultados ajudando pequenas empresas locais.
4. Faça contatos comerciais locais
A parceria com outras empresas em setores complementares, mas não competitivos, é uma ótima estratégia de marketing local para expandir sua rede. Junte-se à câmara de comércio ou a outra associação empresarial local para fazer contatos e interagir com seus pares.
Outras pequenas empresas em sua cidade podem precisar de seus produtos ou serviços. Por exemplo, se você administra uma empresa local de web design, pode encontrar novos clientes precisando de ajuda no site.
Ou se você está começando uma confeitaria local, talvez haja cafés ou restaurantes locais interessados em levar seus doces saborosos.
Você também pode cooperar com referências para atrair mais clientes do que conseguiria por conta própria.
Talvez você possa combinar esforços de marketing com outras pequenas empresas locais em compras de publicidade de mídia.
Ou produza eventos locais com comida de restaurantes, padarias e vinícolas locais onde cada participante promove o evento.
5. Crie um Programa de Fidelidade
Os clientes adoram se sentir valorizados! Um programa de fidelidade do cliente recompensa as pessoas que compram ou realizam outras ações.
Um método antigo é imprimir cartões de fidelidade e entregá-los aos clientes. Em seguida, use um furador de formato exclusivo para registrar o número de compras.
Por exemplo, um cliente que compra 10 cafés no seu café ganha o 11º café grátis.
Ou alguém que visita sua barbearia um certo número de vezes ganha um corte grátis.
Você também pode usar alta tecnologia e implantar um aplicativo de fidelidade para dispositivos móveis para o marketing da sua loja.
Os clientes ganham recompensas pela atividade por meio do aplicativo.
6. Aumente as indicações de clientes
Se você precisa de um impulso no marketing boca a boca, por que não incentivar seus clientes a fazer isso por você com um programa de referência irresistível?
É simples começar.
Tudo o que você precisa fazer é oferecer um brinde tentador ou desconto especial para o cliente original e a pessoa que ele indicar.
Os programas de referência podem ser uma ideia de marketing local muito eficaz porque são um multiplicador de força.
Faz com que os outros o ajudem.
7. Faça de sua equipe seus emissários
Torne seus funcionários a peça central do marketing local, envolvendo-os em seu programa de indicação.
Ofereça um bônus para a equipe não comercial por indicar novos clientes.
Incentive a equipe a fazer parte de suas táticas de marketing de conteúdo criando um vídeo divertido dos bastidores de um dia de trabalho para postar no canal da empresa no YouTube ou incorporar em postagens de blog.
Pergunte aos funcionários se eles gostariam de aparecer em anúncios de TV.
Alcance pessoas em sua comunidade com mensagens de marketing em áreas públicas. Aqui, novamente, pode ajudar a alcançar outras empresas e organizações na cidade ou vila onde você opera.
Os restaurantes, cafés e supermercados locais permitem que você coloque panfletos ou cartões de visita na entrada ou prenda-os em um quadro de avisos da comunidade?
Isso funciona melhor se o seu negócio complementa a outra empresa.
Por exemplo, se você possui um estúdio de design gráfico ou fotografia, talvez uma galeria de arte local ou organização artística sem fins lucrativos permita que você deixe material de marketing em seu estabelecimento.
Certifique-se de obter permissão.
9. Envolva-se com um público local nas mídias sociais
O marketing de mídia social pode funcionar bem para a visibilidade dos negócios locais – se você fizer isso corretamente.
O truque é segmentar seu público local.
Com centenas de milhões de usuários mensais ativos, o Instagram oferece muitas oportunidades para o reconhecimento da marca.
Inclua sua localização em perfis de mídia social.
Certifique-se de marcar sua localização nas postagens para obter mais engajamento dos usuários locais.
Certifique-se de se concentrar no tipo de site de mídia social que atrai seu público-alvo.
Por exemplo, o LinkedIn atrai usuários corporativos e pode ser bom se você vender para outras empresas.
Trabalhar com influenciadores no marketing de influenciadores também pode ajudá-lo a alcançar mais usuários de mídia social.
10. Use ferramentas de segmentação para marketing online
As plataformas de mídia social, como o Facebook, oferecem muitas maneiras de segmentar os clientes localmente.
Você pode usar recursos de publicidade de mídia social para ‘aumentar’ as postagens, definindo parâmetros para segmentar clientes dentro de um determinado número de milhas.
Use também o recurso “Criar o local” do Facebook. Clique em “Check In” ao criar uma nova postagem e insira informações, incluindo a localização.
Você também pode postar adesivos de localização em suas histórias do Instagram e hashtags de localização nas postagens do Instagram.
O Google Ads também pode ser direcionado ao seu mercado local. Inicie uma campanha de anúncios do Google em que a publicidade seja exibida em mecanismos de pesquisa e em sites de conteúdo em toda a web.
Use uma página de destino de marketing local direcionada e remarketing para lembrar os clientes anteriores de retornar.
11. Conte sua história
Conte a história do seu negócio ou sua história pessoal como fundador.
Contar uma história gera interesse humano e torna a sua marca memorável.
Contar sua história ajuda os clientes em potencial a se relacionarem com sua empresa, tornando-os mais propensos a comprar de você.
Uma história interessante de como seu negócio começou também cimenta o vínculo que os clientes existentes têm, tornando-os menos propensos a abandoná-lo pela nova e brilhante rede da rua.
Conte sua história em anúncios de TV, vídeos online, postagens de blog ou sua página Sobre nós.
Outro exemplo: um restaurante familiar local pode contar sua história de negócios em fotografias autografadas penduradas na parede.
Para histórias de fundadores, lembre-se:
- Se você é da área, enfatize seus laços com a comunidade. Fale sobre crescer localmente, o que você mais ama na área e o que os moradores significam para você.
- Empreendedores novos em uma área podem falar sobre por que escolheram se mudar para lá.
12. Realize um evento
Há pelo menos duas maneiras de usar eventos comunitários para marketing local.
Uma delas é produzir o evento você mesmo.
Dê uma festa ou um evento de lançamento de um novo produto e convide membros da comunidade local para dar uma olhada.
Ofereça comida, bebidas e entretenimento gratuitos.
Outra técnica de marketing local é se unir a outras empresas e criar um evento maior promovendo todos os seus produtos ou serviços.
Por exemplo, talvez restaurantes, padarias e vinícolas da área possam organizar um festival comunitário para comercializar alimentos e bebidas regionais.
É um ótimo marketing para visibilidade de negócios locais.
13. Obtenha avaliações e depoimentos
Os clientes locais querem usar uma empresa em que sentem que podem confiar, o que você pode demonstrar com avaliações e depoimentos positivos.
Nunca pague por avaliações – isso vai sair pela culatra. Além disso, tenha cuidado ao solicitar avaliações diretamente dos clientes.
Isso é desaprovado pelo Yelp e outras comunidades.
Em vez disso, você pode sugerir que as pessoas geralmente informem aos outros o que pensam de seus produtos ou serviços.
Isso incentiva os clientes a deixar uma avaliação sem pedir diretamente em um site específico.
Fique atento às regras para não passar dos limites.
Monitore as mídias sociais e avalie sites para ver o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa.
Entre em contato com clientes que tiveram uma experiência ruim de atendimento ao cliente e veja o que você pode fazer para corrigir isso.
Outros verão e apreciarão seu esforço.
E você pode transformar uma avaliação ruim em positiva se seu cliente souber que você está tentando resolver suas preocupações.
14. Envie campanhas de e-mail direcionadas
O e-mail pode ser uma das etapas de marketing local mais simples e econômicas.
Ele lembra os compradores anteriores de retornar à sua loja e incentiva os seguidores de mídia social a fazerem a viagem até sua porta.
75% dos profissionais de marketing acham que a personalização direcionada aumenta o envolvimento do cliente.
Portanto, como parte de suas estratégias de marketing locais, certifique-se de adaptar as campanhas localmente.
Inicie uma lista de e-mail local pedindo a todos que visitam sua loja o endereço de e-mail e solicite permissão para enviar comunicações.
Em vez de um boletim informativo geral por e-mail, envie descontos projetados para atrair as pessoas à sua loja para comprar.
15. Lance uma campanha de cupons
Escolha um site como o Groupon ou um mailer de papel de cupom local como o ValPak para marketing local com cupons.
Os cupons trazem uma série de novos clientes e ajudam no reconhecimento da marca. Mas tenha cuidado!
Os clientes que essas campanhas trazem às vezes estão apenas procurando uma pechincha e nunca se tornarão regulares.
Configure ofertas que incentivem compras repetidas ou compras em massa, se puder.
16. Ofereça uma Consulta ou Aconselhamento Gratuito
Essa é uma ótima maneira de demonstrar sua experiência em seu campo, enquanto atrai novos clientes em potencial interessados no que você faz.
Eles podem vir para aconselhamento gratuito agora, mas provavelmente voltarão para fazer uma compra mais tarde.
Uma consulta ou aconselhamento gratuito, como em um blog ou canal do YouTube, fornece um vislumbre do seu serviço ou produto sem nenhum custo.
Por exemplo, se você possui um serviço de contabilidade, pergunte à biblioteca local se você pode passar uma noite oferecendo um workshop gratuito de impostos.
17. Entre no jornal
Uma excelente oportunidade de marketing local é o jornal local.
Obviamente, você pode comprar publicidade e enviar comunicados de imprensa aos editores. Mas seja mais criativo.
Ligue ou envie um e-mail oferecendo-se como fonte para jornalistas locais como um especialista do setor.
Por exemplo, se você possui uma clínica de fisioterapia ou uma academia local, pode ser uma boa pessoa para entrevistar sobre maneiras saudáveis de se exercitar.
Siga tendências importantes em seu setor para que você possa apresentar tópicos para a imprensa local.
Ajude-os a localizar grandes histórias, oferecendo uma perspectiva local.
Por exemplo, o proprietário de um centro de jardinagem local pode ser uma ótima fonte para uma história sobre uma seca ou um inseto invasor.
Certifique-se de fornecer seu número de telefone, pois os repórteres no prazo precisam de uma resposta rápida em algumas horas.
Ou inscreva-se para ser uma fonte para jornalistas através do Help a Reporter Out (HARO). Vá para a fonte HARO para começar. Ou experimente o Qwoted , outro lugar para se listar como fonte.
18. Conquiste blogueiros locais e jornalistas online
Cada comunidade tem blogs locais e sites de notícias.
Entre em contato com as pessoas que escrevem para esses sites. Por quê?
Bem, antes de mais nada, os artigos que eles escrevem sobre sua empresa podem direcionar tráfego para seu site ou tráfego de pedestres para sua loja.
Os leitores locais verão sua empresa mencionada. Além disso, aparecer em publicações e blogs de sites locais também ajuda seu SEO local.
Lembre-se de que os mecanismos de pesquisa geralmente indexam sites e blogs locais.
Aparecer em sites e blogs locais garante que sua empresa apareça em outras pesquisas on-line com uma conexão local relevante.
19. Entre na TV local
O marketing local por meio de aparições na televisão pode ser mais fácil do que você pensa. A chave?
Oferecer perícia. Se você administra uma empresa de contabilidade local, ofereça-se para aparecer em um segmento de notícias onde você explica as últimas alterações no código tributário.
Se você administra um restaurante, ofereça-se para demonstrar uma receita exclusiva em um segmento de culinária local.
Apresente a ideia à sua estação local como forma de beneficiar os telespectadores.
Não faça o discurso sobre a promoção do seu negócio.
É uma realidade, no entanto, que a mídia local pode ser mais receptiva às empresas que já anunciam.
Dependendo do seu orçamento de marketing, considere comprar tempo de antena local ou espaço publicitário no site da estação para entrar no radar deles.
No mínimo, você obterá publicidade com isso.
20. Faça parceria com outro negócio
Tente uma joint venture ou um acordo de marketing local conjunto com outras empresas.
Além de referências casuais, isso envolve o desenvolvimento de um relacionamento contínuo mais profundo com outras empresas locais para impulsionar as vendas.
Agricultores locais e outros produtores de alimentos fazem isso quando se unem para criar um mercado de agricultores local.
Se você possui um salão de cabeleireiro, pode convidar um técnico de unhas para compartilhar seu espaço, aumentando o número de pessoas que ambas as empresas atraem. encaminhamentos (sujeito a regras profissionais e éticas, é claro).