- 21/11/2024
- by admin
- Marketing, Prospecção de Clientes, Tráfego Local, Tráfego na Internet
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Um enorme 85% dos proprietários de negócios dependem de referências boca a boca, mostrando o quão importante é alcançar clientes em sua área local.
As estratégias de marketing local são ligeiramente diferentes em comparação com as técnicas e métodos que você usará para o marketing geral, pois você trabalhará duro para encontrar, alcançar, envolver e atrair especificamente a população local.
Temos 20 ideias e estratégias de marketing locais comprovadas para uma pequena empresa.
Mas primeiro vamos definir exatamente o que queremos dizer com marketing local.
Sumário
1. Envolva-se com a comunidade
Pode parecer óbvio, mas envolver-se com a comunidade local é crucial para o marketing local.
Outra grande coisa: o envolvimento da comunidade custa pouco.
Exemplos dessa estratégia incluem a participação em festivais, concursos e eventos sazonais da comunidade.
Ou sua empresa pode patrocinar eventos locais, como apresentações de teatro e música em escolas de ensino médio, ou patrocinar equipes esportivas.
Outro exemplo envolve proprietários de pequenas empresas que oferecem tempo voluntário para instituições de caridade e causas locais.
Você conhecerá muitas pessoas, estabelecerá boa vontade fazendo algo de bom e desenvolverá o conhecimento da marca.
2. Maximize suas listagens de empresas locais
Mais da metade das pequenas empresas ainda não reivindicou sua ficha do Google Meu Negócio, de acordo com um estudo.
Eles estão perdendo uma estratégia de marketing local valiosa.
Em seu perfil, você pode incluir o nome da empresa, número de telefone, endereço, incluindo CEP, direções, horário de funcionamento e um link para seu site.
Pequenas empresas experientes também adicionam conteúdo, como fotos atraentes.
É visibilidade gratuita no mecanismo de pesquisa mais poderoso do mundo.
A primeira etapa é reivindicar sua ficha do Google Meu Negócio e gerenciá-la ativamente.
Isso também obtém sua localização listada no Google Maps.
Existem também outros locais online para serem listados, incluindo Bing Places e diretórios de páginas amarelas.
Comece estes três principais:
3. Foco em SEO local
Algumas das campanhas de marketing local mais avançadas tecnicamente envolvem o aproveitamento da web para fazer com que o tráfego de pedestres chegue à sua loja ou local físico.
Você também pode aproveitar a web para pedidos de entrega ou comércio eletrônico.
Os clientes em potencial estão pesquisando na Internet e em dispositivos móveis por serviços e produtos em sua área local.
Você deseja que eles encontrem sua empresa facilmente.
O Google Meu Negócio é um bom começo, mas a otimização do mecanismo de pesquisa local (SEO) abrange muito mais.
A otimização do mecanismo de pesquisa local também envolve a otimização das páginas do seu site para que apareçam com destaque nos resultados da pesquisa.
Vá para as classificações do mecanismo de pesquisa para uma palavra-chave ou palavras-chave que os consumidores pesquisam para encontrar empresas como a sua.
Crie um bom conteúdo e você poderá atrair links e tráfego para seu site de sites de jornais locais, blogs e até sites de mídia social como o Twitter.
Se você não tiver certeza de como melhorar a visibilidade do mecanismo de pesquisa ou não tiver tempo, contrate um profissional de pesquisa local.
A pesquisa local é uma área de especialidade.
Portanto, quando você seleciona agências e consultores de SEO, pergunte sobre sua experiência de pesquisa local e resultados ajudando pequenas empresas locais.
4. Faça contatos comerciais locais
A parceria com outras empresas em setores complementares, mas não competitivos, é uma ótima estratégia de marketing local para expandir sua rede.
Junte-se à câmara de comércio ou outra associação comercial local para fazer contatos e rede com seus pares.
Outras pequenas empresas em sua cidade podem precisar de seus produtos ou serviços.
Por exemplo, se você dirige uma empresa local de web design, pode encontrar novos clientes que precisam da ajuda do site.
Ou se você está abrindo uma padaria local, talvez haja cafés ou restaurantes locais interessados em vender seus saborosos confeitos.
Você também pode cooperar com as referências para atrair mais clientes do que sozinho.
Talvez você possa combinar esforços de marketing com outras pequenas empresas locais em compras de publicidade de mídia.
Ou produza eventos locais com comida de restaurantes, padarias e vinícolas locais onde cada participante promove o evento.
5. Crie um programa de fidelidade
Os clientes adoram se sentir valorizados!
Um programa de fidelidade do cliente recompensa as pessoas que compram ou realizam outras ações.
Um método antigo é imprimir cartões de fidelidade e distribuí-los aos clientes.
Em seguida, use um furador de formato exclusivo para registrar o número de compras.
Por exemplo, um cliente que compra 10 cafés em seu café ganha o 11º café grátis.
Ou alguém que visita sua barbearia um certo número de vezes obtém um corte grátis.
Você também pode usar a alta tecnologia e implantar um aplicativo de fidelidade para dispositivos móveis para o marketing da sua loja.
Os clientes ganham recompensas pela atividade por meio do aplicativo.
6. Aumente as referências de clientes
Se você precisa de um impulso no marketing boca a boca, por que não encorajar seus clientes a fazer isso por você com um programa de referência irresistível?
É simples começar.
Tudo o que você precisa fazer é oferecer um brinde tentador ou um desconto especial para o cliente original e a pessoa que ele indicou.
Os programas de referência podem provar ser uma ideia de marketing local muito eficaz porque é um multiplicador de força.
Faz com que outros ajudem você.
7. Faça de sua equipe seus emissários
Faça de seus funcionários a peça central do marketing local, envolvendo-os em seu programa de indicações.
Ofereça um bônus ao pessoal que não seja de vendas por indicar novos clientes.
Incentive a equipe a fazer parte de suas táticas de marketing de conteúdo, criando um vídeo divertido dos bastidores de um dia de trabalho para postar no canal da empresa no YouTube ou incorporar em postagens de blog.
Pergunte aos funcionários se eles gostariam de aparecer em anúncios na TV.
8. Coloque material de marketing em lugares públicos
Alcance pessoas em sua comunidade com mensagens de marketing em áreas públicas.
Mais uma vez, pode ajudar a chegar a outras empresas e organizações na cidade ou vila onde opera.
Os restaurantes, cafés e supermercados locais permitirão que você coloque panfletos ou cartões de visita na entrada ou os cole em um quadro de avisos da comunidade?
Isso funciona melhor se sua empresa complementa a outra empresa.
Por exemplo, se você possui um estúdio de design gráfico ou de fotografia, talvez uma galeria de arte local ou organização de artes sem fins lucrativos permita que você deixe material de marketing em seu estabelecimento.
Certifique-se de obter permissão.
9. Envolva-se com um público local nas mídias sociais
O marketing de mídia social pode funcionar bem para a visibilidade da empresa local, se você fizer isso da maneira certa.
O truque é atingir seu público local.
Com bilhões de usuários ativos mensais, o Instagram oferece muitas oportunidades para o reconhecimento da marca.
- Inclua sua localização nos perfis de mídia social.
- Certifique-se de marcar sua localização nas postagens para obter mais engajamento dos usuários locais.
- Certifique-se de se concentrar no tipo de site de mídia social que atrai seu público-alvo.
Por exemplo, o LinkedIn atrai usuários comerciais e pode ser bom se você vender para outras empresas.
Trabalhar com influenciadores no marketing de influenciadores também pode ajudá-lo a alcançar mais usuários de mídia social.
10. Use ferramentas de segmentação para marketing online
As plataformas de mídia social, como o Facebook, oferecem muitas maneiras de direcionar os clientes localmente.
Você pode usar recursos de publicidade de mídia social para “impulsionar” as postagens, definindo parâmetros para clientes-alvo dentro de um determinado número de milhas.
Use também o recurso “Criar o local” do Facebook.
Clique em “Check In” ao criar uma nova postagem e insira as informações, incluindo o local.
Você também pode postar adesivos de localização em suas histórias do Instagram e hashtags de localização em postagens do Instagram.
O Google Ads também pode ser direcionado ao seu mercado local.
Inicie uma campanha de anúncios do Google em que a publicidade apareça em mecanismos de pesquisa e em sites de conteúdo da web.
Use uma página de destino de marketing local direcionada e remarketing para lembrar os clientes anteriores de retornar.